O cream tea e uma visita a Corfe

14 Comments


É chá com creme. Mas não é chá com creme dentro. É chá em que os scones são recheados com clotted cream. Quando você vier à Inglaterra tem que provar ‘cream tea’. Procure no cardápio da casa de chá que você visitar. Caso você vá tomar um chá da tarde tradicional – afternoon tea, os elementos de um cream tea estarão presentes.

Os ingredientes essênciais são:

  • Chá preto – tomado à moda inglesa com um tiquito de leite, e açúcar – para os que gostam ; tem gente que põe o leite na xícara antes do chá e outros o fazem no final;
  • O scone tem que ser partido ao meio, pois você não vai comê-lo puro e sim recheado. O scone costuma ser  com passas e deve ser fresco, ainda morno de preferência;
  • Para a montagem do scone há quem goste de primeiro passar manteiga– esta será a primeira camada na sua ‘banda’ de scone, seguida da geléia de morango (tradicionalmente) e do clotted cream.

O clotted cream é um creme com o teor de gordura muito alto: 55%  e de sabor divino. Em 1998 ganhou título de produto de origem protegida. Tipo queijo cambert, champagne, e outros.  Para ser chamado clotted cream tem que ser produzido na região da Cornuália. Como só o consumo quando tomo cream tea esqueço dos 55% e me delicio com a alquimia dele com a geléia e scone.

Há gente que pergunta se existe uma ordem correta de se colocar a geléia e o creme. Bem, isto depende. Na Cornuália é costume se colocar a geléia antes do clotted cream. Em Devon o clotted cream é espalhado primeiro e por fim se põe a geléia. É só importante lembrar que o creme vai no scone e não no chá.

Originalmente o cream tea vem do sudoeste da Inglaterra, mas hoje em dia pode ser desfrutado por toda parte. Há várias regiões do sudeste que clamam ser o berço do cream team: cream tea da Cornuália, cream tea de Devon, cream tea de Somerset e cream tea de Dorset.

Recentemente estive viajando pela região de Dorset e apesar do clima estar um tanto quanto agradável para esta época do ano o vento estava de matar, e nos dava a sensação de estarmos com uma temperatura bem inferior do que a que era a temperatura real. Enquanto passeávamos pela linda cidadezinha de Corfe com seu castelo e arredores, e vento de congelar as orelhas não hesitei em tomar uma xícara de chá a cada oportunidade. Não há nada com uma ‘cup of tea’ para esquentar a alma. E também tiramos um tempinho para tomar um cream tea ao final do passeio uma vez que esta é uma das regiões que se diz berço do cream tea. A gente tem que aproveitar estes momentos.

Há três lugares para cream tea in Corfe se não estou enganada.Escolhemos ir à casa de chá perto de onde se encontra a cidade miniatura. Nesta casa de chá  tinham uns scones saborosíssimos, ainda quentinhos, recém saídos do forno. A geléia de morango era bem deliciosa também e parecia caseira. Gosto de tomar o meu cream tea sem a manteiga, e ao estilo da Cornuália – passando a geléia primeiro. Simplesmente por achar mais fácil fazê-lo desta forma.  Agora depois deste excesso a gente tem que dar uma boa caminhada e queimar um pouco dos 55%.

No mesmo fim de semana ainda tomamos cream tea novamente. O difícil era escolher aonde parar pois as placas e melhor cream tea de Dorset eram abundantes. Estivemos em outra casa de chá e desta vez o forte foram os scones. Muito mais saborosos que os do dia anterior. A geléia por sua vez não era tão boa, mas o balanço foi super positivo. Há lugares que preparam um elemento melhor que o outro. Mas o importante é que o seu cream tea seja de dar vontade de comer novamente.

Caso você vá a Corfe em Dorset saiba que poderá tomar um ótimo cream tea. E aproveite para visitar também uma linda região que caso não seja o berço do cream tea, com certeza o faz com primor. E em vários lugarejos da região serão vistas placas fazendo progranda do ótimo cream tea vendido no estabelecimento. Para mais curiosidades e informações sobre cream tea clique aqui. E para informações sobre Corfe, clique aqui

14 Comments
  • Nuno Claro

    Responder

    Lindas fotos…

  • Nuno Claro

    Responder

    Fotos lindas e a comida parece deliciosa. Boa sorte e continuação de boa gastronomia.

  • Leili

    Responder

    Valentina,
    Não experimentei o cream tea, mas fiquei muito curiosa em descobrir esses sabores. Aiai, esse mundo cheio de gostosuras. Agora fiquei com vontade preparar tudo isso aqui em casa para um café da tarde. Como dizem os adeptos do twitter, salivei litros!

  • Alessandra

    Responder

    Quando eu estava ai eu comia com manteiga e geléia de morango e o creme!!!
    Uma delícia!!!

  • Cristina

    Responder

    Mais que lindas paisagens… e os scones com creme e geleia…deliciosos com certeza!! Vontade imensa de conhecer…
    Bj e bom fds…

  • saltapocinhas

    Responder

    de fazer crescer água na boca!
    e a paisagem é um espanto: linda, linda, linda!

  • Lylia

    Responder

    QUe postagem linda, Valentina! Estive há muitos anos estudando em Bournemouth, em Dorset, e achei aquela região belíssima.Mas, infelizmente não conheci o cream tea.
    Da próxima , com certeza!
    Bj,
    Lylia

  • Ameixinha

    Responder

    Que aspecto maravilhoso, há coisas que devem ser apreciadas e, por isso, é melhor esquecer a percentagem de gordura 🙂

    • Trembom

      Querida, compartilhamos da mesma opini~ao.

  • Alessandra

    Responder

    Oi Valentina
    Clotted cream é muito bom!!! Com scones e geléia então nem se fala, mas eu confesso que antes de comer pela primeira vez eu tinha um certo quase nojo de pensar que é metade gordura hehe.
    Eu adoro afternoon tea!!!
    Muito linda suas fotos.
    Bjs

    • Trembom

      Alessandra, vc come manteiga? Em alguns paises esta quantidade de gordura colocaria clotted cream na categoria de gorduras.

    • Trembom

      Faz a gente dar uma tremida.

  • Luna

    Responder

    Val, querida, fiquei babando com esse scone! Adorei saber mais sobre o cream tea. Que delícia! Beijos!

    • Trembom

      Luna, isto é total indulgence. A gente come sabendo que está entupindo as veias mas que também está indo ao sétimo céu.risos

Leave a Comment