Nuoromein ao estilo taiuanês

6 Comments

Este prato é um grande favorito aqui em casa. Normalmente o sirvo com noodles – de preferência os udon. Mas hoje tinha uma sobra de arroz na geladeira e foi isso que resolvi usar. A preparação do prato é bem prática. – cozinh-se por uns 40 minutos sem precisar ficar em cima.

Aparentemente nuoromein significa ‘noodles com bife/carne vermelha’. E em Taiwan parece ser um prato bem popular.Sua característica principal é ser apimentado, bem apimentado. Dependendo de quão apimentada for a sua comida, ajuste a quantidade de pimenta no prato.

Se usa uma pasta feita com feijão fava. Muita gente pensa que é soja por este ser um ingrediente tão presente na culinária asiática. Em inglês se chama de chilli bean sauce/paste (toban jiang). Os ingredientes que esta pasta leva são: feijão-fava, pimentas vermelhas frescas com suas sementes picantes, farinha de trigo, sal e água. O processo de preparação desta pasta involve duas etapas de fermentação: o primeiro demora uma semana, e o segundo dura 3-5 meses, dos quais 40-50 deles são passados secando no sol. A cor desta pasta e um vermelho escuro meio amarronzado., e cheia de sementinhas de pimenta. Imagina só o quanto é picante. Ela é um ingrediente importante da culinária Sichuan que pelo que li é uma culinária extremamente picante.

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo vegetal

2 dentes de alho descascados, amassados e picadinhos

1 colher de sopa de gengibre raladinho

1 pimenta vermelha sem sementes e picada

1 eschallote picadinho

½ cebola picada

1 cenoura pequena picada

200g de carne de gado boa para cozinhar por um tempo

400ml de caldo de legumes ( na receita original se dava a opção de usar caldo de carne)

1 colher de sopa de pasta de feijão fava chinês

1 colher de chá de molho de pimenta

1 colher de chá de shoyo escuro

2 colheres de chá de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de amido de milho dissolvido na mesma medida de água

Noodles udon para servir

Para guarnição:

1 cebolinha picadinha

Um punhado de folhas de coentro

Arrume todos os ingredientes. Coloque tudo – com exceção do amido de milho, numa panela em fogo médio, e deixe cozinhar por uns 40 minutos. Este prato fica mais gostoso quanto mais tempo cozinhar por os sabores ficarão bem curtidos e a carne bem macia. Já no final acrescente o amido de milho para dar uma engrossada no caldo.Confesso que nunca uso porque o meu caldo fica sempre bem grosso. Na hora de servir salpique a cebolinha e o coentro por cima.

6 Comments
  • Valentina

    Responder

    Clarice, este é um prato favorito. Apimentadinho. o pratinho foi beeem baratinho.Laurinha, já ri. para quem nao gosta/tem costume com comida apimentada dá para chorar mesmo.Marizé, obrigada querida. Vindo de você é um compliment.Eliana, vais gostar desta.Nina, é verdade. Nos pratos japoneses que vejo nunca há muita pimenta.

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Beeem apimentado! Acho que dos povos orientais, os japoneses é que consomem menos pimenta….mesmo assim as adoro!bjinho,Nina.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina pimenta e codimentos em geral é comigo mesmo.heheh Está show essa receita e a foto um deslumbre. O louça é linda!

  • Marizé

    Responder

    Receita fantástica!Beijocas

  • Laurinha

    Responder

    Hoto hot hot…Só de ler estou lacrimejando…Mas a foto está por demais apetitosa!!!Beijinhos,

  • Akemi

    Responder

    Amiga, esta carne está super apetitosa! Com udon deve ficar show também! Amei o pratinho oriental, muito lindo!

Leave a Comment