mousse de chocolate e café

3 Comments

Você pode chamar esta musse de ‘mocha’ – a mistura de chocolate com café. Confesso que como bebida quente jamais misturo os dois. Sou muito protetora quando o assunto é o meu café. Mas tem muita gente que pede mocha no Café do trabalho por exemplo.

O que me atraiu para esta receita foi ser muito prática de preparar, relativamente rápida. Você pode preparar o dia anterior ao seu jantar/almoço, ou mesmo no mesmo dia bem cedo e depois vai fazer as outras coisas que tem que fazer. E agrade aos olhos e à pança. Usei um chocolate com grande concentração de grão de cacao, mas vou usar um diferente na próxima vez pois achei que ficou um pouco forte demais com 70% de cacao. Só usei pois era o único que tinha em casa e não me animei a sair só para comprar chocolate.

Esta é mais uma receita do livro do Gordon Ramsey chamado Sunday Lunch.

Nao costumo colocar quantidades mas acho que esta receita rende umas 4 porções

  • 100g de chocolate de boa qualidade ( 60-65% de grãos de cacao)
  • 125g de mascarpone
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 4 colheres de sopa de café forte – tipo expresso, sem açúcar
  • 150ml de creme de leite sem soro

Para dar um toque final:

  • 4 colheres de sopa de creme de leite sem soro
  • Um pouco de chocolate do escuro ralado (não do de leite)
  • Avelãs tostadas & picadas/ uma outra opção seria uns biscoitos tipo Amaretti picados

Coloque o chocolate picado numa tigela e ponha sobre uma panela com água fervendo bem gentilmente. Mexa bem o chocolate até que derreta completamente. Reserve.

Coloque o mascarpone e o açúcar de confeiteiro numa tigela e usando um fouet bata bem até que a mistura fique bem homogênea. Só então coloque o chocolate & café e misture bem mais uma vez. Numa outra vasilha coloque o creme de leite e bata como fouet até que fique bem firme. Transfira a ‘mocha’ (mistura de chocolate e café) e misture com uma colher até que a mistura fique bem homogênea. Divida a musse entre as travessinhas para servir – podem ser xícaras, ramekins.. e deixe na geladeira de um dia pro outro.Caso não tenha todo este tempo disponível, deixe por pelo menos 4 horas.

Assim que você tirar a musse da geladeira para servir pegue as 4 colheres de creme de leite e bata com um fouet. Desta vez você não vai querer que o creme fique muito firme, só levemente endurecido. Espalhe sobre a parte central da xícara ou ramekin, e salpique o chocolate ralado e por fim as avelãs.

3 Comments
  • valentina

    Responder

    PAt querida, talvez o cafe com o chocolate te agrade amiga. Tente tomar moca primeiro e veja se voce gosta.

    Cris, adoraria te ter como vizinha. Iria te passar tudo para que provastes.

  • Cris

    Responder

    Olha que pena que não somos vizinhas, senão já estaria aí pedindo para provar. Bjs!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina,

    Que delícia de sobremesa!
    Confesso que antigamente eu tinha um pouco de pé atrás com sobremesas com sabor de café, pois não gosto de café. Sou apaixonada pelo cheiro, mas não tomo café.

    Acho que chocolate e café combinam tremendamente bem e as avelãs no topo fecharam a sobremesa com chave de ouro.

Leave a Comment