muffins preparados no vapor – Imigração Japão Brasil

7 Comments


Marquei muitas receitas para o evento da Clarice. Na minha cabeça executei milhões. Mas na hora ‘H’resolvi preparar uma receita doce com influência japonêsa. Algo que me fascionou no meu passeio pelo Japão foi como todos os doces, biscoitos, e similares, no Japão eram de tanta delicadeza assim como de ótimo sabor. A receita foi tirada do livro de Harumi Kurihara, uma japonesa que está aos poucos penentrando nas cozinhas ocidentais. Ela tem o tradicional assim como o casamento deste tradicional com uma forma mais contemporânea de preparar os alimentos.

A receita é executada com auxílio de um microondas, e o preparo é bem rápido desta maneira. Como não tenho microondas dei uma adaptada na receita e usei o forno. No modo de preparo coloquei os detalhes aonde a minha execução foi diferente. Estes muffins devem ser comidos logo que ficarem prontos. Vão bem tanto no café da manhã ou com um cafezinho.Fiz um recheio usando manteiga de amendoim mas você pode dar uma adaptada e usar outro ingrediente.

Ingredientes:

  • 40g cream cheese
  • ½ colher sopa vinho branco
  • 1 colher sopa de creme de leite fresco
  • 1 colher sopa de óleo vegetal
  • Essência de baunilha a gosto
  • 2 ovos médios
  • 50g açúcar
  • 50g farinha de trigo
  • ½ colher fermento de bolo

*Opcional: Recheio de creme de amendoim
Coloque 2 colheres de sopa de açúcar e 6 colheres de sopa de creme de leite fresco. Bata por uns 5 minutos até que engrosse. Acrescente 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim – das que tem pedaços de amendoim dentro. Misture bem.

Preparo:

    1. Prepare as formas individuais que for usar – podem ser ramekins, forrando-as com papel manteiga. Reserve. Se for usar o forno, ligue-o a 170oC.
    2. Coloque o cream cheese e vinho branco numa tigelinha que seja resistente ao microondas. Leve ao microondas por 20 segundos( potência 500w).Retire do microondas e bata bem até que a mistura fique cremosa. Caso não tenha microondas, coloque os mesmos ingredientes numa panelinha e esquente mexendo por uns 3 minutos. Retire do fogo e bata vigorosamente até que a mistura fique cremosa.
    3. Acrescente o creme de leite, óleo vegetal e baunilha e mexa bem.
    4. Bata os ovos numa tigela separada e acrescente o açúcar, batendo até engrossar. Acrescente a farinha de trigo e fermento à mistura dos ovos e açúcar e mexa gentilmente. Acrescente a mistura do cream cheese e mexa para incorporá-la à massa.
    5. Caso você não queira usar nenhum recheio é só preencher as vasilhas com ¾ da mistura. Se for usar o recheio, como eu, ponha metada da massa, um pouco de recheio e então ponha o restante da massa. Revista as vasilhas com plástico PVC resistente a microondas ( coloque o plástico folgadamentte) e leve ao microondas numa potência mais baixa ( 150w-200w) por 5 minutos. Depois aumente para 500w e deixe por mais uns 1 ½ minutos. Coloquei as minhas vasilhas numa assadeira e assei em banho maria por uns 25/30 minutos. Também usei o plástico PVC – dos que são resistentes a microondas.
    6. Retire, deixe esfriar um pouquinho e sirva.

7 Comments
  • Eliana Scaramal

    Responder

    Parou tudo amiga! Show essa receita, fiquei realmente encantada!

  • Bia Belliard

    Responder

    A cozinha produziu bastante enquanto estive fora ! Adorei estes muffins, vou fazer, tb nao tenho micro ondas e nem terei, rs entao farei como vc ! bjs

  • Téia

    Responder

    Tina querida, você me impressiona com a sua capacidade de inovar e com a delicadeza de suas receitas. Acho que em outra vida você foi oriental. Hohohoho…Adorei esta receita. Participação nota 10!Ah, postei seu nhoque de ricota lá no meu cantinho, ficou bom demais.Beijoca.

  • Akemi

    Responder

    Amiga, estava louca para ver estes bolinhos à vapor! Eu AMO estes bolos super fofinhos mas sempre compro no mercado, nunca fiz em casa. Aqui só tem do “plain”, nunca vi recheado como o seu e achei a idéia genial! Já estou aqui imaginando substituir por nutella, geléias, goiabada… hummmm! Muito obrigada pela participação, Valentina! Beijos e bom final de semana! Tente descansar bastante para se recuperar desta semana atarefada, amiga! 😉

  • Glau

    Responder

    que máximo de receita! bjos, Glau

  • ameixa seca

    Responder

    Que aspecto delicioso 😉Bom fim de semana!

  • grazi

    Responder

    que fofura!!

Leave a Comment