Muffins de mirtilos com iogurte – receita coringa

17 Comments

Tenho que começar pedindo desculpas por ter demorado tanto a publicar um post novo. O que aconteceu foi que o meu laptop ficou com a bateria arriada – será que esta grafia está correta? E a ‘power cord’(desculpem os puristas, mas não lembro como se chama em português) estava estourada. Há uns anos atrás tinha comprado uma power cord de reserva que era ‘internacional’, e tinha várias ‘terminações’ que se encaixavam em qualquer laptop.  Acontece que nunca cuidei muito da danada – algumas pessoas a usaram ao visitar e caso tivessem laptop que ficava de bateria arriada. Ajudou muita gente, só que por eu não ter cuidado bem de guardar todas as ‘terminaçoes’ no mesmo lugar,   quando precisei não achei a ‘terminação’ que se encaixasse no meu laptop. Achei várias, mas todas pertencentes a outros laptops. Não é típico?  Passei uns quatro dias procurando pela casa inteira que agora está parecendo um campo de batalha, e no final tive que ira à loja e comprar um novo. Estou £89 mais pobre. Mas finalmente consegui ligar meu laptop novamente. No meu laptop estão todas as minhas fotos. Posso até bater os textos no ipad, mas sem as fotos não há post, não é mesmo? Bom, vamos ao post para compensar por todo o atraso.

Amo mirtilos. Em molho de panqueca, em bolos, em pannacotta, em pães, puros, em vitaminas. Agora, em muffins nunca faço muita festa. Só que por aqui muffins de mirtilos são motivo de festas. As pessoas realmente gostam deles. E às vezes recebo pedidos de muffins de mirtilos. E foi respondendo a um destes pedidos que me deparei com esta receita. E tenho que dizer que esta é a melhor receita de muffins de mirtilo que já fiz. A cuca dá um toquezinho bem gostoso. A massa fica bem fofinha e cheia de mirtilos. E é uma receita grande também. Rende 20 mirtilos.Tenho uma colega que não gosta de muffins de mirtilos, e provou um pedacinho de um e me mandou um email dizendo que mudava a sua posição: se os muffins fossem feitos por mim ela comeria. Tem tudo haver com esta receita. É minha receita coringa. E já foi feita pelo menos cinco vezes.

Ingredientes:

Para a massa:

  • 3 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara de açúcar granulado
  • 4 ½ colheres de chá de fermento para bolo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de coalhada ou iogurte
  • 110g manteiga sem sal derretida
  • 1 colher de sopa de raspa de limão
  • 2 ovos grandes
  • 2 xícaras cheias de mirtilos

Para a cuca:

  • ¾ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de açúcar mascavo claro – coloque o açúcar e aperte com a mão até que a xícara esteja bem cheia
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • ¼ colher de chá de sal bem rasa
  • 60g manteiga gelada picada em cubinhos

Preparo

Sempre preparo as formas primeiro – se você for usar forminhas de muffin, forre as formas e reserve. Se não tiver forminhas só unte as formas e reserve.

Pré-aqueça o forno – 180oC.

Da cuca:

A cuca deve ser preparada antes da massa do muffin. Coloque todos os ingredientes num processador e pulse até ficar com uma consistência de areia – não da areia branquinha, mas daquela mais encaroçada. Caso você não tenha processador coloque todos os ingredientes numa tigela e use somente a ponta dos dedos para incorporar a manteiga com os outros ingredientes. Gosto de colocar tudo menos a manteiga primeiro e misturo. Por fim coloco a manteiga e entro com a ponta dos dedos. Transfira a mistura para um saco plástico e ponha na geladeira até a hora de usar.

Da massa:

Coloque a farinha de trigo (peneirada), açúcar, farinha de trigo, bicarbonato e sal numa tigela e mexa para incorporar. Numa outra tigela coloque a coalhada/iogurte, manteiga (já esfriada), raspa de limão e ovos. Mexa para incorporar e derrame dentro da tigela com a farinha de trigo. Pegue um garfo e misture tudo – o garfo vai garantir a textura de muffins. Por fim coloque os mirtilos e com o garfo misture tudo – não estoure os mirtilos. Divida a mistura pelas forminhas – enchendo até ¾ da forma. Tire a cuca da geladeira e jogue por cima dos muffins. Leve ao forno entre 20-25 minutos. Recomendo testar aos 20 minutos para ver se estão bons. Use um palito para testar. Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos antes de transferir os muffins para uma grelha até que esfriem completamente.

17 Comments
  • Dani

    Responder

    Fotos lindas de morrer…
    Abriu o apetite!
    Beijo,
    Dani

  • Letícia

    Responder

    Parecem tão saborosos… acho que vou comprar uma bandejinha de blueberries só para provar esses bolinhos.

    Beijos!

  • Ameixinha

    Responder

    É uma baga que nunca provei mas acho-a encantadora e tenho certeza que gosto 🙂 O iogurte na massa torna qualquer bolinho mais delicioso!

  • MegumiK

    Responder

    Esses muffins parecem maravilhosos, o difícil vai ser encontrar os mirtilos aqui, ainda mais os frescos !!!

  • marianapp

    Responder

    Oie…tbm entrei na onda dos europeus e adoro muffins de mirtilos…até agora só conheco uma pessoa q não gosta: o filhinho de uma amiga sueca. Pra ele, faco muffins com framboesas, para os outros blueberries!! Adorei as fotos! parabéns…beijos

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Ficaram muito lindos, Tina. Uma vez apenas fiz muffins de mirtilos e realmente não achei grande coisa. Preciso tentar novamente com esta sua receitinha.

  • saltapocinhas

    Responder

    No mês passado plantei no meu quintal um arbusto de mirtilos… espero que não morra e dê muitos frutos, pois é difícil encontrar mirtilos nas lojas.
    Os teus queques ficaram lindos!

    Adoro o teu blog, mas principalmente as tuas fotos…
    És fotógrafa?

  • Suzana

    Responder

    Valentina, minha querida, o que eu queria ser sua colega!! Os seus colegas devem ser pessoas felizes porque com esses mufins (são os que conversámos, verdade?) eu era uma pessoa f-e-l-i-z. E com um machiattinho era felicidade completa! risos

    Adoro o formato desses seus muffins, ficam tão lindinhos! Tenho de experimentar. :))

    Bj enorme e um óptimo bank holiday*

  • Alessandra

    Responder

    Oi valentina vamos marcar sim
    to morando em londres
    me manda email no alesue@gmail.com ou me add no msn (alessandrasuescun@hotmail.com) e a gente marca.
    Bjos
    Ale

  • Nereime

    Responder

    Valentina, é chato quando ficamos a mercê do computador…somos dependentes dessas maquinas maravilhosas .
    Gosto muito de usar iogurte nas massas, ficam leves e macias.Amei a receita!
    bjs

  • Alessandra

    Responder

    Oi Valentina
    fiz os muffins hj de manha para o café, ficaram ótimos!!! coloquei um post no meu blog ve la http://thecakeland.blogspot.com/2010/08/blueberry-muffins-muffins-de-mirtilos.html

    tbm fiz seu crumble de ruibarbo e maçã semana passada e adorei!!! Alias adoro seu blog, tem sempre muitas receitas inspiradoras.

    Bjos

    Alessandra

  • Fabricia

    Responder

    Minha nossa … assim vc me mata de vontade. Que coisa mais mimosa sua bailarina azul … amei de paixao. Bjs e obrigadissima pelos parabéns .. e com razao … este ano o melhor de todos .. tenho minha Elissa. Bjs para ti.

  • Fernanda

    Responder

    Tina, um luxo esses seus muffins!
    O lance das “terminações” da bateria…rsrs…lei de murphy amiga! rsrs
    Um ótimo domigo!
    bjs Fe;)

  • Alessandra

    Responder

    Parecem deliciosos, e a composição que vc faz para as fotos os tornam aparentemente irresistíveis. Para comê-los com os olhos nem precisamos prepará-los e resistir ao ataque! hehehe Beijos!

  • Claudia Lima

    Responder

    Eu sou do time que adora muffins de blueberries. Inclusive, acabei de cogelar algumas para não perder, pois estamos degustando um bolinho de milho.
    Ficaram lindos!
    Bjs e bom findi! 🙂

  • Renata Boechat

    Responder

    Oi minha amiga, uma pena que aqui em BH eh praticamente impossivel achar as minhas queridas blueberries..mas muito de vez em quando elas dao as caras, congeladas!!! Entao vai ser hora de fazer esses blueberrie muffins, que sao meus preferidos, sempre!

    Um abraco pra voce!

  • Aninha Padredi

    Responder

    Eu tb adoro mirtilos! Aproveito até pra congelar, pq aqui é raro de achar e quando achamos em algum lugar vende por pouco tempo…
    E que receita maravilhosa é essa… como o muffin cresce! Fica lindo! Ta anotada!!! 🙂
    Beijocas, bom final de semana

Leave a Comment