Muffins de milho

15 Comments

seaside-3

Summertime

And the living is easy

Fish are jumping and the cotton is high

oh your daddy is rich and your ma is good looking

so hush little baby, don’t you cry

Ouvindo Billie Holiday cantar summertime me transporto para dias na praia, quando o calor é tanto que a vontade é de se fazer muito pouco. Colocar os pés na água e deixar o frescor subir corpo a cima. E neste mes de julho tenho vivido dias de verão como não vivia há muito tempo. Tempo de sucos gelados, frutas, saladas. O forno só é ligado na calada da noite quando a temperatura é mais amena.  E o forno da minha casa foi ligado pouquíssimo neste mês. Comi muito fora com amigos.

seaside-2Todo tempo livre foi e tem sido gasto fora de casa, passeando, curtindo o sol que chegou já na metade do ano. Tenho comido pêssegos de extrema doçura – principalmente o pêssego branco que é um dos meus favoritos. Muitos morangos pois estão abundando. Nectarinas, ameixas, damascos. A beleza do verão é esta imensa abundância de frutas, de cores lindas e vibrantes. E de gosto extremamente agradável. Tenho me matriculado para algumas aulas de culinária, porém mais para frente, lá pra setembro de preferência.Quando os dias ficarem mais amenos.
seaside-1Outro dia passei o dia na praia com uma amiga. Foi um trekking grande. Peguei dois trens para chegar na casa dela, e de lá fomos de carro. Um dia lindo, de céu perfeitamente azul. Sem nenhuma nuvem. Só aquela imensidão. A cidadezinha fica no condado de Suffolk, Aldeburgh. Cidadezinha sonolenta litorânea. Comércio charmoso. Sem lojas de cadeias. Muito pelo contrário. Há um movimento forte lá para não deixar abrir lojas de cadeias. Todas independentes.

Comemos ‘fish & chips’ mais mushy peas, e terminamos o dia tomando um chá da tarde – na praia. Bem, não exatamente na praia, mas em café que fica em uma ruazinha bem perto da praia. Foi a última coisa que fizemos aquele dia antes de voltarmos para casa. Não teve cervejinha gelada, mas uma xícara de chá e bolo.
muffins de queijo-1Agora estes muffins são uma ótima pedida se o dia está bonito e você vai receber uns amigos para um bate papo informal. Eles são de rápido preparo e versáteis. A receita original pedia só o milho com a cebolinha e pimenta. Mas já fiz com azeitonas – usei 70g de milho e 30g de azeitonas.  Também salpiquei queijo ralado por cima. Use a imaginação e divida as suas descobertas. Acrescentar 50g de queijo ralado  antes de se acrescentar a farinha de trigo também resulta em ótimos muffins.

Para não trabalhar a massa desnecessariamente sempre uso garfo – como já disse aqui anteriormente, para misturar a parte líquida à parte seca da massa. Acho que as pessoas tendem a misturar massa de muffins como se estivessem fazendo massa de cupcakes.

muffins de queijo-2

 

Revistinha de verão do Waitrose. Receitinha de refeição rápida

Ingredients:

Instructions:

* ou a mesma medida de pimenta de cayenne

Pre-aqueça o forno – 180oC. Forre 6 formas de muffins e reserve.

Se usar milho congelado, espere que degele completamente antes de começar. Separe todos os ingredientes antecipadamente.

Coloque o milho, as cebolinhas e a pimenta em um processador e bata para ficar uma pasta. Tempere com sal. Só então jogue o ovo dentro, assim como o leite e azeite de oliva. Bata mais para ficar com uma espécie de pasta. Em uma outra vasilha coloque a farinha de trigo, mostarda em pó, sal e sementes. Misture com um fouet e faça um buraco no centro. Jogue a  pasta do milho no meio e utilizando um garfo misture os ingredientes. Caso ache que a mistura está um pouco seca coloque um tiquito de leite, mas acrescente com cuidado. Transfira a mistura para as formas de muffin. Se quiser coloque um pouco de queijo ralado por cima.

Asse por uns 15-17 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Transfira para uma grelha para esfriar.

15 Comments
  • Renata

    Responder

    Tina, fiz para o almoço hoje! Deliciosos e super fofinhos!!

    Adorei!

    Beijo bem grande pra você!

  • Naty Barata

    Responder

    Muito bom experimentei e gostei.Rápidos e deliciosos.

    • valentinajacome

      Naty, que bom que vc gostou. Fico muito feliz de saber.

  • Bel

    Responder

    Olá, Valentina,
    Que lindos ficaram os muffins. Vou fazê-los, mas fiquei na dúvida se vc não usa uma pitadinha de sal.
    Bjs.

    • valentinajacome

      Oi Bel, eu coloco o sal quando tempero a ‘pasta’ de milho. Agora tinha esquecido de colocar na receita. Obrigada pelo toque – vou lá ajustar.

  • Gina

    Responder

    Valentina
    que delicia de praia e essas flores tão lindas dando-lhe mais encanto.
    Aproveite bastante, dias assim são inesquecíveis.
    Maravilha de muffin, ando fazendo pouco, estes despertaram uma nova vontade em mim. Ficaram tão apetitosos e sei que muito gostosos.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Oi Gina querida, tem fotos de duas praias diferentes. A que tem areia é diferente da que tem as flores. Voce teria adorado ver outras fotos desta praia – havia muita vegetação.

  • Gina

    Responder

    Aproveite bem a estação e tudo de bom que ela pode lhe oferecer.
    E essas flores na praia? Que lindas!
    Somente uma vez fiz muffins salgados, mas preciso corrigir isso, já que ficam muito bons.
    Boa semana!!

    • valentinajacome

      Gina, como falei para a tua xará, você teria adorodo a praia com as flores – diferente da praia de areia. Havia muita vegetacao bonita, e umas cottages com lindas roseiras bem antigas, super perfumadas. Um sonho. E faça muffins salgados de vez em quando. São praticos e bem versateis. Um abraco enorme.

  • Luciana Betenson

    Responder

    Adorei 🙂 Os muffins, as fotos, o texto, tudo!

    • valentinajacome

      Oh Lu, vc é tão querida. Obrigada. It means a lot.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Preciso fazer mais muffins salgados, Tina – que lindos ficaram os seus! Adorei a idéia de adicionar azeitonas à massa.

    • valentinajacome

      Pat,nao faco muitos muffins hoje em dia, mas os salgados sao quase os favoritos quando penso em quais fazer. Esta receita aqui da lugar para muita criacao..bjs

  • Maria João Leal

    Responder

    Adorei as fotos! e esses mufins de milho estão lindos, hei-de experimentar.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Obrigada Maria Joao. Olha, se fizeres me conta. Tinha guardado dois para trazer pro trabalho mas acabei comendo ontem a noite mesmo.

Leave a Comment