Muffins de maçã com farinha de espelta

10 Comments

muffins de maça e farinha espelta integral-1
muffins de maça e farinha espelta integral-2Queria muito ter postado esta receita na 5a feira, mas voltei a trabalhar na 4a depois de 2 semanas de folga e a viagem até Londres todo dia me deixou muito cansada. Esta coisa de pegar trem, e depois pegar o metrô, e fazer tudo de novo para a volta, tirou a minha energia. Uma vez que se faz isso todo dia a gente se acostuma, mas inicialmente o cansaço pega mesmo. Havia planejado também escrever um post sobre um lugar que abriu em Londres chamado Bubbledog – servem cachorro quente e champagne, mas o danado é extremamente popular e não consegui entrar. Fazer fila no frio é meio duro e eu até que esperei um pouco. Vou tentar voltar lá no meio da semana pois talvez não esteja tão cheio quanto estava na sexta-feira.
muffins de maça e farinha espelta integral-4
muffins de maça e farinha espelta integral-3
Este fim de semana tem sido lindo, sol brilhando e temperaturas finalmente subindo. Pelo menos no sudeste aonde moro. Ontem consegui sair de casa só com uma jaqueta jeans. Tive que usar um cachecol, mas deixar o casaco pesado em casa foi um alívio imenso. A unica desvantagem tem sido um pouco de polen. A minha alergia tem atacado e estou a base de ante alégico e  colírio também. Há anos em que não sinto nada, e tenho uma primavera fabulosa, sem espirros ou olhos coçando. A temperatura ainda está abaixo de 10o graus, mas sem o vento que é o que faz a temperatura parecer ainda mais baixa.
Sentei no quintal hoje para tomar café, e refiz estes muffins, pois eles são absolutamente deliciosos. Eles ficam bem leves, a farinha de espelta contribui para a textura e o sabor diferente dos quais temos costume. Usei um mel claro local. Você pode brincar com diferentes tipos de mel e o sabor será alterado dependendo do tipo de mel que usar. É como uma palheta de cores. Fascinante. As amêndoas contribuem para um muffin húmido E as maçãs no fundo, bem finas sã0 um prazer imenso. É uma delícia se comer algo que não é cheio de açúcar.
muffins de maça e farinha espelta integral-5
Espero que o fim de semana de vocês esteja sendo ótimo. Voltarei à cozinha para continuar fazendo umas geléias que estou preparando para dar de presente. Já fiz umas de ruibarbo e baunilha.

Esta receita é de uma neo zelandesa muito interessante – Amber Rose.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Forre 6 forminhas de muffin com forminhas de papel – reserve.

Corte a maçã ao meio, tire o centro aonde as sementes ficam e corte fatias bem finas. Coloque-as em uma tigela. Derrame um pouco da manteiga derretida por cima das fatias – não costumo derramar toda a manteiga. Depois jogue o açúcar integral por cima e misture também. Reserve.

Bata a manteiga por uns 3 minutos para que fique bem macia e quase cremosa. Depois acrescente uma colher de chá cheia de farinha e bata com a manteiga rapidamente. Acrescente o ovo e bata por um minuto. Se a mistura parecer separada jogue outra colher de chá de farinha de trigo na tigela para que a mistura fique mais uniforme. Assim que a mistura ficar clara e cremosa acrescente o resto da farinha de trigo, amêndoas, fermento, mel, leite e raspas de limão e misture tudo delicadamente com uma colher de metal. Divida as fatias de maçã pelas forminhas de muffin. Empurre bem os dedos para se assegurar de que elas vão ficar compactas no fundo. Depois divida a massa igualmente entre as 6 forminhas. Deê umas batidinhas na forma para que a mistura ‘assente’. Leve ao forno por uns 20 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Quando prontas retire do forno e transfira diretamente para uma grelha para que esfriem. Tem que ser muito delicado para retirar as forminhas de papel ainda quentes e transferí-las para a grelha. É só ser delicado(a).

10 Comments
  • Naty Barata

    Responder

    Adorei esta receita pois só comia pão feito com esta farinha,que é uma força alimentar,para além disso estou a transformar a minha aliemtação(sem açucar refinado,sem carne ,etc.)aos 59 acho que ainda vou a tempo.Vou ficar atenta ao seu blog.
    Outra coisa ,o local onde vive é lindo,pelo menos nas fotos.Bem Haja pela partilha.
    Naty

  • Ameixinha

    Responder

    Nem me fale em alergia, ando que nem sei. Felizmente não tenho problemas nos olhos, mas o nariz, ouvidos e a garganta dão uma coceira até ao cérebro ha ha Esses muffins devem ser ótimos mesmo, mil vezes um desses do que salsicha 😉 Bj

  • Tânia

    Responder

    Valentina! É a primeira vez que tomo conhecimento desta farinha. Nunca vi por aqui e vou prestar atenção numa próxima compra na importadora. O sabor fica diferente em relação ao trigo comum?
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Tania querida, volte para contar aqui se vc achar esta farinha em Sa Paulo. Ela tem bem mais proteina que a farinha comum.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que lindeza esses muffins – minha farinha de farro acabou, mas pretendo trazer mais na próxima viagem. Vou guardar essa receita para experimentar.

    • valentinajacome

      Imagino que se em Sao Paulo nao se encontra esta farinha, as chances de encontra-la em outras capitais sera menor.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Aqui ainda está bem frio, pois a primavera não quer dar “as caras” nesse ano!
    Esses maravilhosos muffins com um chazinho iria super bem agora, nessa tarde fria!
    Bjim e tenha uma linda semana.
    Léia

    • valentinajacome

      Eles teriam realmente aquecido a tua tarde.

  • Claudia

    Responder

    Valentina,

    é inacreditável pensar que as pessoas saem de casa para comer cachorro quente e beber champagne… eu acho que é o frisson de ver e ser visto o que conta. Afinal, por melhor que seja o champanhe e a salsicha, eu ainda acho que comer em casa é sempre mais agradável… Principalmente depois do esforço que é esse ir e vir diário de casa para o trabalho.

    Eu uso espelta em quase tudo, quando não uso espelta uso farro (emmer em norueguês) e não sei bem o nome em inglês… poderia ir checar mas… é um primo próximo da espelta, um grão antigo com bastante proteína e muita fibra.

    Beijos,

    Claudia

    • valentinajacome

      Claudia, as pessoas saem de casa por bem menos. ; o ) Adoro cachorro quente e champagne. Jamais consumi os dois juntos e estou bem curiosa para ver a alquemia. Agora quero muito ir lá para ver qual é. Curiosidade.

Leave a Comment