muffin de pêras

18 Comments

Não se fazia muffins aqui em casa há muito tempo. Lembro da época em que publicava muitos.

Estes muffins de pêra são ótimos pois não são muito doces. Levam farinha integral, aveia, as pêras picadas, óleo vegetal ao invés de manteiga..Realmente um ótimo começo para o dia. As pêras podem ser substituídas por maçãs.

Para comemorar este retorno aos muffins peguei estas lindas forminhas que ganhei da Clarice. É como colocar louça bonita na mesa para uma refeição. Obrigada querida por estas lindas forminhas que me mandas. Fico guardando-as pois dá dó de usar.

Voltando aos muffins, você pode deixar os ingredientes secos prontos na noite anterior, e de manhã é só misturar os líquidos e jogar a pêra picada. Fácil.

E por favor, lembre-se que muffins são como pãezinhos por isso devem ser encaroçadinhos. Misture tudo com o garfo para se assegurar de não acabar com um ‘cupcake’. Erro muito comum. Também não misture eternamente pois acabará com muffins duros.

Ingredientes:

125g de farinha de trigo

60g de farinha de trigo integral

3 colheres de chá de fermento para bolo

2 colheres de chá de canela em pó

100g de flocos de aveia

140g de açúcar mascavo

2 ovos

250ml de iogurte natural

125ml de óleo vegetal

1 pêra grande picada – caso só tenha pequenas use 2 caso contrário o sabor das pêras mal será sentido

40g de pecãs picadinhas

Pré- aqueça o forno – 180oC. Prepare as formas de muffin e reserve. Acho que rende uns 10 muffins.

Coloque numa vasilha as farinhas, o fermento e a canela peneirados. Acrescente a aveia e metade do açúcar e dê mais uma misturada.

Numa outra vasilha coloque os ovos e bata levemente com um garfo, acrescente o óleo vegetal e o iogurte. Misture tudo e derrame o conjunto no centro da vasilha com os ingredientes secos. Pegue o garfo e incorpore todos os ingredientes. Por último acrescente as pêras. Derrame a mistura nas formas e por último misture o restante do açúcar com as pecãs picadas. Divida a farofinha/cuca igualmente por cima dos muffins e leve ao forno. Asse por 20 minutos e o seu café está pronto.

*fonte: bill granger

18 Comments
  • Dadivosa

    Responder

    ai ai ai, que vontade que me agarrou de bater e assar uns bolinhos… acho que vou fazer esses muffins com maçã, mesmo sem poder comê-los.Recebeu meu e-mail contando que sonhei que vc tinha um bistrô?Beijos

  • Julia Valsecchi

    Responder

    olha que mão são essas para muffins ..Ficam perfeitos , da até aquela inveja gostosa rsrsr sem maldade ok,,,,,,,,,,,,,,rsbeijos

  • Marizé

    Responder

    Ai que delicia!As fotos, as forminhas, os ingredientes, as dicas, enfim….TUDO!Beijocas

  • semente de sésamo

    Responder

    Que delícia! E que sintonia. Também ando novamente na onda dos muffins. Estes são para experimentar sem falta!

  • Flavia

    Responder

    Valentina… só uma dúvida: os muffins devem ficar encaroçadinhos????não entendi! de qualquer forma… yummy essa receita!!!!

  • Gi

    Responder

    que receita saudável! ideal para um café da manhã cheio de nutrientes. adorei 🙂e essas forminhas são feitas de quê?beijos!

  • O Cravo da Índia

    Responder

    Delícia! Mais uns para experimentar.Ainda hoje postei uma das suas receitas antigas de muffins:)

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Ficaram absolutamente lindos desta forma, Tina!

  • Letrícia

    Responder

    Concordo com a Nina. Já vi muito cupcake sendo chamado de muffin, e vice-versa. Obrigada pelas informações, Valentina! Beijos!

  • Nina

    Responder

    Nossa Valentina, aqui no Brasil ocorre muita confesão sobre a diferença entre muffins e cupcakes (eu mesmo já cometi este erro).Obrigada por compartilhar estas informações.bjinho,Nina.

  • pipoka

    Responder

    Ficaram lindos os seus muffins! As formas são uma fofura!bjs

  • lunalestrie

    Responder

    Que forminhas lindas!Adoro fazer muffins, acho tão divertido, fiquei com muita vontade de fazer esses, vou ver se faço ainda esse mês. 😀Beijocas!

  • Akemi

    Responder

    Ahhh estava mesmo a sentir falta dos seus muffins, querida! Adoro pêras, mas não tenho paciência para esperar que elas amadureçam! Mas para ter estes bolinhos num café da manhã de final de semana sou capaz de esperar!E que bom que está usando as forminhas, amiga! Bjs

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina a vontade que tenho é de “roubar” um, UM não VÁRIOS. hehehe Delícia amiga, vou fazer aqui com aquelas maçãs que te falei. 🙂

  • Laurinha

    Responder

    Que delícia, e de pera! Adorei!anotado!Beijinhos,

  • laila

    Responder

    ai que lindos! relamente as forminahs são um charme só! ai tenho uma receita de muffins de peras, são deliciosos, mas esses seus me parecem amis especias! delicia para o cafe da manhã!!! beijos Vale!

Leave a Comment