Muffin de banana e nutella e o verão finalmente chegou

10 Comments

muffin de aveia, banana e nut-259Parece que verão finalmente chegou.  Não quero ser muito precipitada, mas o sábado e domingo foram bem ensolarados e de temperaturas elevadas. Notei que no domingo as temperaturas estavam de 26 graus. Depois do almoço me deitei um pouco e fiquei olhando pela janela para o céu azul, ouvindo risos de crianças brincando nos quintais vizinh0s, um barulho de água sendo espirrada, cheiro de churrasco sendo levado pelo ar, barulho de gente conversando.. todas aqueles sinais de gente reunida que acontece muito no verão. Um agito que vai até a noite pois os dias escurecem bem tarde. No sábado estive em Londres nas cercanias de Saint Katherine’s Dock e a atmosfera estava maravilhosa. Pessoas sentada ao ar livre nos bares, restaurantes, na beira do Tamisa, em pequenos parques. O tempo convida as pessoas a sairem às ruas, principalmente depois de muitos meses com temperaturas de menos de 20 graus . Amigos se encontram para colocar as notícias em dias, famílias saem para fazer uma refeição em que possam conversar e saber como todos estão, turistas saem clicando suas máquinas pois tudo fica mais colorido.   muffin de aveia, banana e nut-57 Fiz uma caminhada bem longa com uma amiga, a maior parte margeando o Tâmisa. É como se o sol brilhando no céu nos faça sentir com super poderes, como se tudo pudessemos. Pelo menos é assim que me sinto em dias ensolarados. Faço uma lista imensa de coisas a fazer e lugares a visitar, como se o dia fosse infinito. Infinito enquanto dure. É uma energia forte, que me puxa para frente, de forma muito positiva. E meu poder de observação também fica um pouco mais aguçado. Me noto prestando atenção a coisas que talvez em um dia chuvoso nem notasse.

E gosto muito de cozinhar em dias assim, algo rápido, sem muito frufru. Umas panquecas para o café da manhã com frutas picadas, um bolinho rapido, muffins. Nada que seja laborioso e que  me prenda na cozinha por muito tempo. Estas aventuras culinárias prolongadas prefiro no outono ou no inverno. E foi assim que já fim de tarde fiz estes muffins para um lanchinho rapido. As bananas estavam bem maduras, tinham ficado na geladeira durante a minha viagem pois queria usá-las no meu retorno. Deixei ficarem na temperatura ambiente e as usei.  Abrir o pote de nutella foi um erro, pois depois de fazer os muffins ainda fiquei passando nutella em torrada por uns dois dias. muffin de aveia, banana e nut-3 text muffin de aveia, banana e nut-4

Esta receitinha é de uma das publicações do Waitrose.

Ingredients:

Instructions:

*pese o óleo usando uma balança

Pre-aqueça o forno – 180oC.  Forre 12 buraquinhos de uma forma de muffin com forminhas de papel. Reserve.

Como qualquer receita de muffin coloque os ingredientes secos em uma vasilha e os molhados em outra:

ponha a farinha de trigo, bicarbonato, açúcar  e aveia. Use uma colher de pau ou fouet para misturar os ingredientes.  Em uma outra vasilha ponha os ingredientes molhados, começando pela banana. Amasse na vasilha mesmo para evitar sujar um pratinho. Somente a nutella não deve ser acrescentada aos molhados. Reserve para usá-la na hora de montar os muffins. Quando todos os molhados estiverem na vasilha use uma colher de pau para misturá-los. Depois faça um buraco no centro da vasilha com os secos e derrame os molhados no centro. Para se assegurar de não misturar os ingredientes em excesso eu sempre uso um garfo neste estágio quando faço muffins. A massa de muffin não é que nem massa de bolinhos ou cupcakes e por isso não tem que ficar toda uniforme.

Uma vez que os ingredientes estejam encorporados preencha 2/4 da forma com a mistura. Depois coloque o equivalente a uma colher de chá de nutella das bem cheias. E revista com mais massa. É importante que a massa revista a nutella completamente pois assim não haverá vazamento de nutella na hora de assar. Asse por uns 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco na forma antes de transferir para uma grelha.

10 Comments
  • Renata

    Responder

    Tina, que combinação deliciosa: bananas com nutella, e ainda por cima em forma de muffins! A turminha aqui em casa pira! Kkkkkk!

    E as fotos, que lindas! Dá muita saudade! :’)

    Beijoca!

    • valentinajacome

      Ah , tem cara de coisa para criança. Saudades de ti, do sorriso enorme e honesto.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adoro muffin de banana e com Nutella, então… Melhor ainda! Deve ficar bom com doce de leite tb, não?
    As receitas do Waitrose são sempre muito boas.

    • valentinajacome

      Pat, sempre excelentes mesmo amiga. Olha, acho que com doce de leite tem de ser um pouco menos qu a nutella pois ele eh mais mole e pode vazar, sera?!

  • Luciana Betenson

    Responder

    Nutella é um vício mesmo 😉 Adorei os muffins e bom verão para você.

    • valentinajacome

      Lu, por isso quase não compro mais a danada. Não consigo parar – sem exagero.

  • Fer Ayer

    Responder

    Ai, que delícia de receita e que delícia de verão…eu to morta de frio aqui e detesto inverno…risos.
    Beijos amiga

    • valentinajacome

      Fer querida, acho que estação tem que ter o seu tempo. Não gosto de nenhuma delas muito longas. risos. Que o teu inverno não seja muito severo.

  • Ana

    Responder

    Que delicia Valentina!!
    Esse tem o nome do meu filho escrito, rs!
    Beijos!
    Ana

    • valentinajacome

      Ana, vc sempre teve receitas fantasticas de muffins. guardo-as todas com carinho.

Leave a Comment