Cheesecake de limão

33 Comments

Há certas sobremesas que se identificam mais com certas estações. Pelo menos para grande parte da população. Sou um pouco rebelde e sempre que possível tento não me encaixar nestes moldes. É o caso de, por exemplo, sorvete. Por mais que sorvete seja perfeito num dia de muito calor, eu tenho prazer idêntico ao consumi-lo no outono ou mesmo inverno. Há muita gente que acha inconcebível que se tome sorvete num dia frio. Eu não. Um crumble é outra sobremesa que na minha opinião é adequada em qualquer época. As frutas da estação é que mudam.  Agora confesso que cheesecake é algo que costumo consumir mais na primavera e no verão. Não me pergunte o porquê, pois não tenho resposta.

Estamos aqui esperando um verão de temperaturas altíssimas que os jornais disseram que vai chegar. Enquanto isso o que temos são dias picados de calor, outros nublados, um pouco de chuva. Mas num destes dias de sol gostoso, temperatura de uns 20 graus o que por aqui é agradavelmente quente, saí para um passeio com a minha amiga K. Saímos para na volta prepararmos  um cheesecake de limão. A região de Surrey é cheia de lindas cidadezinhas, lindas villages.. e num dia de sol tudo se transforma.  Por toda parte se notava pessoas passeando, crianças brincando,  jogadores de cricket…  E neste espírito chegamosde volta à casa e fomos preparar este cheesecake de limão. Um dos pontos altos desta receita é que não vai ao forno, e minha amiga queria aprender a fazer uma receita assim, simples e que não necessitasse de forno, pois onde mora o forno está fora de circulação.

Cheesecakes têm um imenso poder atrativo, e tendem a ser muito consumido no verão por estas partes. Noto que eles têm mais saída na época menos fria do ano. K. e eu fizemos a receita juntas para que ela seguisse bem todos os passos, e pudesse reproduzir sem dificuldades. Esta receita é bem simples e não dá trabalho. Na hora de colocar no molde optei por formas tipo aro no tamanho pequeno, pois na minha opinião não há nada mais especial que servir porções individuais.  Infelizmente minha amiga K. nunca provou os cheesecakes, pois teve que voltar a Londres antes deles ficarem prontos. Mas lhe contei quão deliciosos os cheesecakes ficaram através de um torpedo. E aproveitei para lhe dizer que a receita pode ser adaptada com grapefruit ou laranja. Eu tive prazer imenso em cada garfada. A cremosidade deles em contraste com o crocante da base os põe lá em cima na minha lista de preferências.

Ingredientes:

  • 175g biscoito tipo Maria
  • 85g manteiga derretida
  • 4 folhas de gelatina (2 colheres chá gelatina em pó)
  • Suco de três limões sicilianos
  • 50g açúcar
  • 300g cream cheese
  • 250g ricotta
  • 150g iogurte do tipo Grego/iogurte natural sem açúcar
  • 3 colheres sopa bem cheias de curd de limão

Forma redonda 20 cm – forrada com papel manteiga ou forminhas formato aro – rende entre 6 a 8

Preparo:

Ponha os biscoitos num processador e triture até ficar com uma consistência de areia. Com o processador ligado derrame a manteiga aos pouquinhos, para atingir como que uma pasta. Espalhe esta ‘pasta’ na forma/ formas ‘ring’  de forma a ficar com uma base, e leve à geladeira para esfriar.

As folhas da gelatina devem ser colocadas numa tigela com água fria e devem ficar lá por uns 4-5 minutos. Enquanto isso ponha o suco de limão e o açúcar numa panelinha em fogo médio/baixo até que o açúcar se dissolva. Leve ao ponto de fervura e retire do forno.

Dê uma espremida nas folhas de gelatina para retirar o excesso de líquido e as ponha na panelinha com o suco de limão, mexendo até que as folhas se dissolvam completamente. Numa tigela coloque o cream cheese, a ricotta, o iogurte e o curd de limão. Bata tudo bem batido, até ficar com uma mistura homogênea.  Acrescente a mistura do suco de limão e bata mais um pouco para que fique bem integrada com a mistura do cream cheese. Transfira tudo para a forma de 20 cm ou para as formas de formato ‘aro’, pressionando bem de forma que não fique nenhum espaço para bolhas.  Leve tudo à geladeira por pelo menos 3 horas.

Na hora de servir decore com raspas de limão.

33 Comments
  • Sandra Moura

    Responder

    Olá Valentina!

    Nossa, tudo é tão lindo e parece tão delicioso… Hummm! que vontade que dá!
    Adorei as fotos, em especial a das crianças que me lembrou as pinturas de Cicely Mary Barker.

    Parabéns!

    Sandra

  • Priscila Beneducci

    Responder

    Saudades Valentina….

    Que delicia,

    Seu blog é sempre muito encantador…

    Priscila (MG)

  • Nina

    Responder

    Oi Valentina,

    O Colher de Tacho está desativado, né? Pretende voltar com o projeto?

    bjos

  • Carol Pimentel

    Responder

    Oi Tina,

    Amei seu post. Além de uma deliciosa receita vc me inteirou do verão nestas terras inglesas.
    Aposto que sua amiga K ficou feliz com o sucesso do cheesecake de limão.
    Adorei mesmo. As fotos estão belíssimas.
    Beijos

    P.s: Eu sei que o frio do Rio de Janeiro não é o mesmo, mas também tomo sorvete no inverno..rs. E adoro polvilhar ovomaltine ou chocolate em pó.

    • valentinajacome

      Carol, obrigada pelo comentario. A K. ainda nao provou o cheesecake pois ela teve que voltar para Londres antes dele set. Vc eh das minhas tomando sorvete no inverno.

  • gastroanthropologist

    Responder

    Valentina – lemon and cheesecake – a match made in heaven! Your cheesecake looks so creamy but light at the same time. I think I’ve deciphered all of your ingredients – is that lemon curd at the end?

    • valentinajacome

      Hey Adrienne, you are doing well. that is lemon curd indeed. Love to see you here but hopefully from Sunday there will be an English language blog.

  • Selma

    Responder

    Holla Valentina, acho que seria legal deixar a receita do curd por aqui, assim outras pessoas tbm poderiam ter acesso a ela, sem ter que ficar enviando e gastando tempo.
    Seu cheesecake esta D I V I N O !!!!
    Bjsssss

    • valentinajacome

      Selma querida, vou colocar por aqui sim. Mas mandarei de email para voces uma vez que prometi.

  • Lia

    Responder

    Que maravilha de website e que receitas fantásticas!!
    Parabéns!
    Beijinhos,
    Lia.

    • valentinajacome

      Lia, obrigada pela visita. E espero te ver por aqui.

  • photoarte

    Responder

    Vc vai enviar a receita do curd de limão para mim tb, né?!!! rs
    Vou esperar, pq quero fazer esta receita…
    Babei de novo vendo as fotos,,,,ohhh coisa danada estas tuas fotos….rs rs
    Bjssssssss
    Sandra

    Ahhh obrigada pela resposta …..

  • laila

    Responder

    ai ai aiiiiii Tina….quer me matar com essa foto tao de pertinho…. to aqui aguada por esse cheesecake… bjo

  • Sabrina Romano

    Responder

    Nooooossa, Tina…. De limão… E deve ter ficado muito leve; não gosto muito desses só com cream cheese! Bjs

    • valentinajacome

      Oi Sabrina, olha, ficou ótimo, bem leve mesmo. Fiquei deliciada. Tente fazer.

  • Verena

    Responder

    Tina, sou fã de cheesecake…de todo jeito e sabor e em qualquer estação!
    Estes ficaram lindos!
    Vou experimentar com muita certeza!
    Beijos!

    • valentinajacome

      Verena, cheesecake é algo engraçado para mim. Não morro de vontade de comer mas quando como me dá muito prazer. Voce pode decorar com rodelas de limão cozidas em calda de açúcar também. Fica bem charmoso.

  • Claudia Lima

    Responder

    Valentina agora que vc comentou, percebi que aqui nos EUA as revistas enfatizam mais os cheesecakes na época do verão tb.
    Eu gosto muito e comeria em qq época. Nunca comi um no-bake, mas imagino que seja igualmente delicioso.
    Há pouco tempo atrás, fiz uma receita de Gina de Cheesecake de Limão, que resultou no melhor cheesecake que já provei. Superou imensamente as minhas expectativas.
    Este seu verão tão ameno é o meu sonho de verão.
    Bjs 🙂

    • valentinajacome

      Claudia querida, os sem bake são muito práticos, uma boa alternativa quando não se tem muito tempo entre o preparo e a hora de servir.Menina, imagino que aonde vivas o verão seja forte. Olha, já estou tao mal acostumada ao calor excessivo que sexta passada fez 27 graus e eu estava em bicas.Horrével.

  • iliane

    Responder

    adorei essa sua receita..eu imagino o sabor!!!!tudo com limão siciliano é muito bom!!!amei suas fotos “a espera do verão!”!!!!muito lindas mesmo..bjo grande…li

    • valentinajacome

      Acho que o curd de limão é muito responsável pelo sabor final. Recomendo. Eu amei estes cheesecakes. Quanto às foto, obrigada. Que bom que você gostou.

  • Stefânia

    Responder

    Oi Valentina!
    Tudo bem?

    Sou sua leitora há alguns meses mas confesso que acho que essa é a primeira vez que comento aqui.
    Adoro a sua forma de escrever e também as fotos que tira do seu cotidiano por aí.
    Sou louca por sobremesa de limão e também adoro cheesecake, ou seja, você me fisgou em cheio com essa.
    Mas conforme algumas leitoras já comentaram acima, existe alguma substituição para o curd de limão? Aqui não acho para comprar, então se não tiver o jeito vai ser fazer esse na mão também…até por que não dá para perder a oportunidade de testar uma receita como essa.

    Beijo grande!

    • valentinajacome

      OI Stefânia, ah que bom que você é visitante antiga. gosto de saber de pessoas como você. Olha, eu comentei com outra leitora que não sei de um substituto para o curd. Vou traduzir a receita que tenho e mandarei para voces por email pois acho que vale a pena fazer a receita e utilizar o curd.Abraço

  • Dani

    Responder

    Ola Tina,

    Que foto linda! Adoro receitas com o limão siciliano. Estava com saudades de suas receitas. Não desapareça!

    Bjo gde, Dani 🙂

    • valentinajacome

      Oi Dani, desculpe o atraso em postar. Estava catalogando as minhas receitas antigas. e eram tantas. No final parece que alguns links nao ficaram direito. mas vou arrumando aos poucos. A maioria está aqui de qualquer forma.

  • Lily

    Responder

    Olá como vai?
    Confesso que estava com saudades de seus posts, passava aqui todos os dias para conferir.
    Amei suas novas fotos. Sempre achei o céu de verão inglês inconfundível.
    Cheesecake de limão é tudo de bom, gostaria de fazer.
    mas me diz, o pode substituir o lemon curd, já que não temos por aqui?
    Abraços

    • valentinajacome

      Lili querida, só para confirmar o que disse no email, vou te mandar a receita do curd para que o faças. Há uma outra leitora para quem também vou mandar a danada. Que bom que gostas das fotos. Quando o dia é de sol tudo é prazeroso. I difícil é escolher quais publicar.

      • Izabella

        Olá Valentina,

        Você mata a gente de água na boca!!!! Bom demais ter vc ‘de volta’!! Se possível, gostaria também de receber a receita do curd de limão…

        Muito obrigada!!

        bjs,

        Izabella.

        • valentinajacome

          Te incluirei na lista Izabella.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que linda sobremesa – adorei a forma de servir a mousse assim, com esta base de biscoito. E se é de limão você sabe que eu já amei de cara, né? 🙂

    • valentinajacome

      Querida, esta sobremesa tem a tua cara – limão é também conhecido como Scarpin. Desde quando preparei a receita pensei em ti. E concertei o título – não era mousse. Tenho que parar de escrever post super tarde, quando estou caíndo de sono.Aind a bem que você me alertou.

  • photoarte

    Responder

    Adorooooooooooo suas fotos!
    Sei que estou sendo repetitiva, mas adoroooooooooooooo mesmo suas fotos! rs rs
    Que camera vc usa? Posso saber?
    E a lente?
    E este mousse …..affff babei de novo no teclado!
    Tudo de bom e mais um pouco…TREM BÃO DANADO DIMAIS DA CONTA SÔ !
    Mas me conta o que é curd de limão?
    Desculpa a ignorancia, mas tenho que assumir que não sei que trem é esse…rs rs
    Me responde tá…
    Beijosssssssss
    Sandra

    http://studiophotoarte.wordpress.com

    • valentinajacome

      Oi Sandra, As fotos dos cheesecakes foram tiradas com uma Canon EOS 350D, acho ue estava usando a lente Canon 50mm. As fotos externas foram tiradas com a minha panasonic lumix ( esta é a que uso quando estou passeando).O curd é um creme de gemas, suco de limão, manteiga e açucar. pode ser feito com maracujá, grapefruit. muito bom. voce pode passar na torrada, nos scones, recheios de biscoitinhos e até de bolo.

Leave a Comment