Morangos Assados

15 Comments

Há meses – literalmente, que estou querendo postar esta receita. Desde a primeira vez em que a fiz. Gostei tanto, tanto destes morangos que queria que todo mundo os provasse. Lembro mesmo detalhadamente de ter ficado em pé na cozinha e de fazer ‘hum, hum’a cada colherada. Comi muitos assim, em pé. De tão deliciosos que eram. Fiquei feliz sozinha pela oportunidade de provar algo tão saboroso e simples. Os que restaram foram consumidos com iogurte. E a deliciosa caldinha. Fiz outras vezes e nem sempre reduzi a calda com vinho, pois nem sempre tinha. Mas sempre foi delicioso. Ficam bem com iogurte como já disse, panquecas, sorvete, flan, panna cotta..Com certeza você vai achar uma forma legal de saboreá-los. O sabor do morango é na minha opinião sublimado por esta forma de preparo. Morango é uma fruta que tem seu ‘sabor’ reproduzido tantas vezes, mas na minha opinião só a verdadeira fruta lhe dá o sabor autêntico.

A receita não é minha, ou de um dos muitos livros ou revistas que tenho pela casa. É da Adrienne, uma menina incrível que conheci durante o Food Blogger Event do qual participei no começo de junho. Ela é uma destas pessoas muito segura de si, sem ser arrogante de forma alguma. Mas que sabe o que quer e do que gosta. Opiniões firmes. Isto se nota no blog dela, o Gastroanthropology, ao se ler cada receita. Clique no nome do blog para ver a receita original. Esta receita esta lá. Não há quantias exatas para o açúcar ou mesmo morangos. Ou a manteiga. Se você tiver mais morangos use mais açúcar, e talvez vá precisar do bago de baunilha inteiro. É tudo feito assim, na intuição do cozinheiro. Queria dizer algumas coisas: a) já fiz com açúcar normal, não mascavo claro, mas a diferença em sabor é imensa; prefiro o açúcar mascavo claro; b) se não tiver o bago de baunilha, use gotinhas do extrato; c) use os morangos inteiros – não os parta

Ingredientes:

  • Morangos
  • Baunilha
  • Açúcar mascavo claro
  • Manteiga

Preparo:

Reserve uma forma refratária –não pode ser de metal

Pré-aqueça o forno – 100oC

Derreta a manteiga, e espalhe esta mesma manteiga já derretida pela forma refratária. Corta metade de um bago de baunilha, retire as sementes e jogue-as junto com a manteiga, mexendo um pouco para espalhar as sementinhas.

Corte a parte dos morangos com os folinhas/cabinhos, de forma que os morangos tenham uma base para se sustentar em pezinhos.

Jogue os morangos numa tigela e jogue açúcar mascavo por cima. Você quer revestir os morangos com o açúcar. Arrume os morangos na forma, deixando um espacinho entre eles. Asse por mais ou menos 3 horas. Vai depender do tamanho dos morangos – se você usar dos grandes precisará de um pouco mais de tempo. Retire do forno e deixe esfriar. Transfira-os para uma travessa para esfriar. Pegue a calda que fica no fundo da forma, transfira para uma panela e reduza com um pouco de vinho de sobremesa. Reduza pela metade. Sirva junto com os morangos.

15 Comments
  • Akemi

    Responder

    Amiga, os morangos daí são indecentes de tão lindos!!! Aqui a época dos morangos já está quase no fim mas espero ter chance de experimentar esta sugestão!!!

  • Patrícia

    Responder

    Valentina, não encontro açúcar mascavo claro. Tenho do escuro, cristal orgânico, demerara… alguma chance de dar certo substiuindo por algum deles? abraço grande

    • Trembom

      Patrícia, use o escuro. Não use o demerara pois acho que ele não tem a mesma ‘depth’ que o mascavo.

  • Ameixinha

    Responder

    Acho que ia devorá-los à colherada 🙂

    • Trembom

      Exatamente a mina reação.

  • Dani

    Responder

    Tina, fico so imaginando aqui o sabor do morango com estas favas, hummmm….

    Bjo gde, Dani 🙂

    • Trembom

      Dani, ficam muito saborosos. E nada daquela coisa super doce.xx

  • Gina

    Responder

    Valentina,
    Minha filha chegou em casa ontem com 2 caixas de morangos e eu já tinha 1, de modo que os morangos abundam por aqui. Deu uma vontade imensa de prepará-los. Depois te conto, mas tenho certeza que vou gostar.
    Três horas assando, uau!
    Bjs.

    • Trembom

      Gina,sorte tua. Pois é, sempre faço a noite, quango não vou por mais nada no forno.

  • Stefânia

    Responder

    Estou salivando e contando as horas para chegar em casa para pegar aquela caixinha que está pedindo para ser usada e testar nessa receita!

    Adorei Valentina! Como sempre, de muito bom gosto!

    Beijos e um lindo fim de semana para você!

  • Claudia

    Responder

    Frutas assadas no forno são tudo de bom. Eu costumo banhar pêssegos com suco de laranjas ou suco de maça com mel, dependendo da fruta a ser cozida um ou outro suco caem melhor. A idéia de cozinhar em suco de laranja e mel é da minha mãe, ela fazia isso lá em casa quando eu era criança, primeiro cozinhava as frutas em suco na panela e depois passou a fazer no forno…

    Morangos ficam ótimos mesmo.

    Bj.

  • Talula

    Responder

    Sempre faço morangos assim, só que com um pouquinho de farinha de amendoas, pra servir com sorvete de baunilha.
    É muito bom!
    🙂

  • Ana

    Responder

    Nossa, que delicia! Queria q fosse epoca de morangos aqui agora so p/ poder experimentar, adoro frutas assadas!
    Ana

  • laila

    Responder

    hummm tento ceretza q estes morangos sempre receberao hummmnsss de montao!!!

    gosto de receitas q nos desafiem a acertar as quatias… a sentir os ingredientes perceber como balancea-los…

    bjos querida!!

  • aprmarimoto

    Responder

    Oh-God!! Que tentação!
    Esses morangos parecem tão.. tão.. perfeitos… Vou ser obrigada (oh-sacrifício) a reproduzir para poder me deliciar com eles e iogurte natural.. nhaaamm

Leave a Comment