mini cheesecakes mocha

5 Comments

cheesecake mocca-2Depois de uma semana absolutamente exaustiva – que foi a semana passada, estava louca para descansar esta semana. Ir trabalhar e voltar para casa mais cedo. Bem, a semana tem sido bem diferente. O trabalho está bem cheio, e meus dias estão sendo longos. E para completar a primavera veio atrasada e a hayf ever que é a alergia a pólen, esta poderosa.  Então não tenho dormido bem pois acordo até para assoar o nariz. Pode parecer que estou assim com o humor terrível, mas não estou não. Só estou rindo da ironia. Mas algo maravilhoso vai acontecer esta semana para reverter este começo pesado. E mil espirros não me impediram de dividir estes cheesecakes fofinhos. Meio trabalhosos para desenformar. Sirva em uma mesa com flores, com cores.
cheesecake mocca-1Os dias ainda estão frios, mas cada manhã ensolarada me enche de alegria. De vontade de viver, de fazer coisas novas, de encher a minha casa de flores. Na saída da minha rua tem uma casa com um jardim super lindo. Eles tem duas cerejeiras na frente que estavam carregadinhas. Há dois dias as árvores ficaram peladinhas, e a grama apareceu pontilhada de tulipas. Absolutamente amo olhar para aquele jardim todas as manhãs e quando volto do trabalho, com a luz do dia começando a se recolher. Aonde trabalho em Canary Wharf, os canteiros estão que é uma alegria só. Muitas vezes na vida não se precisa de muito. São pequenos prazeres, que proporcionam uma sensação de alegria imensa. Uma alegria que pela qual não se tem que pagar, que não tira vantagem de ninguém. E tenho estado cheia destes pequenos momentos. Nada imenso, nada caro.
cheesecake-1

Usei umas forminhas chamadas de dariole. Acho que renderam 5 delas. Teria dado 6 se eu não tivesse enchido as danadas.

Ingredients:

Instructions:

Forre as mini forminhas: dê uma leve untada nas forminhas. Corte tiras de papel manteiga e cruze as tiras na forma para formar uma alça para facilitar a retirada do cheesecake. As alças tem que ser compridas. Depois forre os fundos das forminhas com uma rodela de papel manteiga; a base das tiras da alça vai ficar por baixo do papel que reveste o fundo. Reserve.

Ligue o forno: 150oC.

Prepare a base do cheesecake: coloque pedaços de biscoito no processador e transforme em farofa. Vá acrescentando a manteiga aos poucos até ficar com uma massa uniforme. Você talvez não vá precisar de toda a manteiga. Divida a massa  entre as forminhas, forrando bem o fundo. Reserve.

Bata o o cream cheese e o ovo em uma tigela até que fique uma mistura encorporada. Em uma outra tigela coloque metade da quantidade de chocolate  semi amargo ralada, o café solúvel e uma colher de água fervendo. Dê uma mexida na tigela de um lado para o outro para se assegurar de que a água se espalhe pela tigela. Reserve e deixe a mistura derreter. Derreta o chocolate ou no microondas ou em uma tigela sob uma panela com água sem que a água toque o fundo da tigela com o chocolate, mexendo de vez em quando.

Jogue a mistura de cream cheese e ovo dentro da vasilha com o chocolate branco derretido e misture com uma espátula. Divida esta mistura entre as forminhas, por cima da base. E por fim derrame a mistura do chocoate semi amargo por cima desta mistura. Ponha as forminhas em uma assadeira e leve ao forno por algo entre 10-14 minutos. Você não quer assar os cheesecakes demais – eles devem ficar levemente tremidos ao mexer – os da foto passaram do ponto. Não repita o meu exemplo. Ele fica mais gostoso quando não assa demais. Retire do forno e deixe esfriar em uma grelha. Só retire das formas quando estiverem completamente frios. Use as alças de papel manteiga para soltar as laterais se necessário.  Transfira para os pratinhos de servir e rale o restante do chocolate na hora de servir. Já fiz colocando uma colherzinha de creme fresco batido por cima, e o chocolate ralado por cima do creme.

5 Comments
  • Bel

    Responder

    Que delícia esses mini cheese cakes! Só não sei onde encontro as formas, mas, mesmo sem elas, estou tentada a fazer!
    Bjos

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, não sou fã de café – gosto só do cheiro – mas esses seus cheesecakes me deram água na boca! Ficaram tão lindinhos!

    Cuide-se aí com a sua alergia.

    xx

  • Renata Boechat

    Responder

    Pequenos prazeres, do que mais pode ser feita a nossa vida?

    Deliciosos docinhos, numa mesa com flores, assim…só pra ter a alegria de ver, de sentir, de saborear…

    Melhoras pra você,
    Abraço,

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Espero que esteja melhor!
    A primavera também chegou em atraso por aqui, mas ainda está tímida!
    Adorei esses mini cheesecakes mocha, ficaram com um delicioso aspecto.
    Bjim com muito karim
    Léia

  • Cris

    Responder

    Querida, estão amazing! É tão bom ler seus textos você sempre nos transporta para onde está, na fase que está, na mesma estação… beijos!

Leave a Comment