Mini bolos de mirtilos com limão

15 Comments

Quando vivia no Brasil não era fã de futebol. O futebol era aquela ‘pedra no caminho’ aos domingos. As coisas tinham que ser antes ou depois do futebol.  E do que eu me lembro sempre tinha jogo de futebol na televisão – não estou dizendo que tinha, mas minha memória registrou ‘futebol sempre’. Isto fazia o meu suplício interminável. A simples pronuncia da palavra f-u-t-e-b-o-l já colocava um peso nos ombros.

A única mudança de postura da minha parte com relação a futebol era na época de Copa do Mundo. Nestas ocasiões meu ‘nacionalismo’ se exarcebava. E futebol passava a ser tolerável. Não, passava a ser legal. Assistia a todos os jogos do Brasil que podia, até conversava sobre futebol. Parecia até que eu era entendida. E com este envolvimento todo vinha a ansiedade cada vez que havia um jogo.

Hoje em dia já não detesto futebol, até assisto a um jogo ou outro, já cheguei mesmo a ir ao Estádio de Wembley para assistir jogos. Quanta mudança. Agora a ansiedade em época de Copa continua. Se estiver assistindo um jogo em casa fico indo ao banheiro, à cozinha, arrumo as flores no vaso. Fico atrás de atividades que me distraiam um pouco, que tirem a atenção do jogo.

E neste espírito foi que ontem dia 15 de junho acabei fazendo um bolo na hora do jogo do Brasil com a Coréia do Sul. Isso depois de ligar para o meu irmão e para a minha amiga M. que agora mora em Paris. Aproveitei que as mini formas estavam já untadas na geladeira, pois inicialmente planejei fazer o bolo no domingo, só que não rolou. E graças aos bolinhos o segundo tempo foi mais tranqüilo.

Esta receita é mais uma da coleção Ottolenghi.  E já vi destas na loja. Desta vez coloquei um pouco mais de mirtilos do que a receita pedia. Não muito mais, só um tico mais. Use descrição. Acho que cheguei a 200g. Os limões são sicilianos – enormes. Os dois limões proporcionaram o suco suficiente para a receita. A receita original dizia que o rendimento era de seis unidades. Mas rendeu 10. Os mini bolos ficam muito saborosos, e não tem fermento na receita caso você faça esta pergunta após ler os ingredientes. Os bolinhos ficam fofinhos, delicados. As mordidas nos pedaços de mirtilos causam um uma sensação deliciosa na boca.

Ingredientes:

  • 280g manteiga em temperatura ambiente, mais um pouco de manteiga derretida para untar as formas
  • 280g açúcar
  • 280g farinha de amêndoas
  • 65g farinha de trigo
  • 5 ovos, levemente batidos
  • Raspa de 2 limões
  • 100 ml suco de limão
  • 125g mirtilos

Preparo:

Pré-aqueca o forno – 170oC.  Unte 10 formas de mini bolos e reserve.

Coloque a farinha de trigo e de amêndoas numa vasilha e misture. Use um fouet para arear um pouco. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar por uns 5 minutos, até que a mistura fique clara e fofa. Vá acrescentando os ovos aos poucos, batendo bem após cada adição. Acrescente então a mistura de farinha em três levas. Misture com cuidado, para não destruir as bolhas que foram criadas quando a manteiga e açúcar foram batidos. Depois acrescente a raspa e suco de limão, e misture cuidadosamente pelas razões já explicadas aqui. Por fim ponha os mirtilos na mistura e mexa delicadamente para não estourar os mirtilos. Coloque a mistura num saco de confeitar e divida a massa pelas forminhas. Caso não queira usar o saco de confeiteiro, use uma colher ou algo semelhante. Leve ao forno para assar por uns 25 minutos. Faça o teste do palito que consiste em colocar um palito no centro da massa, e se o bolo estiver assado o palito sairá seco. Caso não leve ao forno por mais uns 5 minutos. Retire as forminhas do forno e deixe esfriar numa grelha por uns 10 minutos antes de retirar da forma. Retire das formas e regue com uma calda feita com 125g de açúcar de confeiteiro e aproximadamente 50 ml de suco de limão. Ou um pouco mais de suco até atingir a consistência desejada.

15 Comments
  • Alessandra Foletto

    Responder

    oi Valentina
    seus bolinhos ficaram uma graça parabens!!!
    eu vou tentar fazê-los um dia
    adoro seu blog, tdo que vc faz é mto bonito, e adoro tbm as fotos que vc tira, como moro em Londres quase nao vejo estas paisagens que vc tira foto hehe
    me diz uma coisa, as forminhas vc comprou na Lakeland?? Pq vi umas no site mto parecidas com os seus bolinhos e sao de silicone, eu tava pensando em comprar mas queria saber se são boas mesmo. Li umas reviews de umas pessoas falando que é dificil o bolinho ficar reto na base.
    Bjos
    Alessandra

  • Stacey & Tash

    Responder

    What beautiful photography- can you come and give me a few lessons!

    • valentinajacome

      hey darlings, how wonderful to ‘see you’ here. i am totally honoured. Since the event i have been making a special effort.

  • Akemi

    Responder

    Que combinação delicada e deliciosa, Val! Adorei sua forma de descontrair durante o jogo, acho que vc usou o tempo de forma bem mais proveitosa do que ficar assistindo aquele jogo xoxo! Fotos lindas dos garotos jogando chess! Bjss

    • valentinajacome

      Clarice, muito legal este jogo de xadres, ne?! Fiquei observando eles jogando, completamente imersos no jogo, hoje domingo consegui assistir o jogo todo.

  • Téia

    Responder

    Oi querida! Menina, que espetáculo, bela combinação, nunca provei nada parecido. Estes seus bolinhos são sempre delicados, adoro. Bj grande.

    • valentinajacome

      Oi Téia querida, obrigada. Estes bolinhos sao absolutamente deliciosos. Todo mundo que provou elogiou e muito.

  • Claudia Lima

    Responder

    Eu não gosto de futebol, só na época da Copa mesmo, assim como vc. E aqui onde moro agora não acompanho os jogos, pois não tenho cable.
    Eu faço uns bolinhos parecidos com estes que ficam muito bons tb. É uma combinação deliciosa!
    Bjs 🙂

    • valentinajacome

      nada como blueberry e limão,nao Cláudia?! É bom demais.

  • Sabrina Romano

    Responder

    Que delícia!!! Bjs

  • Lia

    Responder

    UAU!!! QUe bolinhos fantásticos. A combinação é perfeitíssima e devem ser uma delícia!!
    Beijinhos,
    Lia.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, estava louca para ver estes bolinhos desde que papeamos, amo tanto limão e também mirtilos, acho que combinam perfeitamente!
    Estas forminhas são um charme, adoro usar as minhas – qualquer bolinho fica extra especial nelas.

  • Ana Canuto

    Responder

    Imagino o cheirinho pela casa.
    Adorei a história sobreo futebol. Eu fui tudo ao contrário e sou até hoje.

    Um beijo e já vai definindo o que fazer no domingo, ok.

  • Ameixinha

    Responder

    Gosto de futebol moderadamente, não stresso com isso 🙂 Esses bolinhos ficaram uma fofura, bem bonitos!

  • marina mott

    Responder

    Ficaram mesmo lindos!!

Leave a Comment