Mince pies pois afinal é natal

0 Comment

mince pies-1Tenho uma verdadeira adoraçāo por mince pies, e sou capaz de comer uma caixa inteira de seis num tapa se me encontrar em um momento de fraqueza – sem me importar em repetir o meu ritual entre cada uma das seis. Sim, não precisa sussurrar, pode falar alto pois assumo: gula total, excesso. Pecado certamente.

Gosto das minhas mince pies quentinhas. Poderia colocá-las no forno para aquecer, mas gosto de usar a torradeira. Ligo a kettke (chaleira elétrica), preparo meu bule com o chá, pego a torradeira e ligo, colocando a mince pie em cima. Assim que a agua chega na temperatura ideal eu a derramo no bule. A mince pie vai estar quentinha. Provavelmente vou comendo uns pedacinhos dela enquanto estar espero o chá ser apurado.

Gosto do ritual, e todo ano quando entramos em novembro já me aventuro a comprar algumas. Nao compro antes disso.  Acho importante e bacana  cultivar as tradições natalinas e tudo isso dentro do período de festas. Procuro experimentar as novidades também. Há uns anos o Jamie Oliver começou a servir no Jamie’s Italian umas mince pies em massa filo e que levavam pimenta do reino. Caí de amores e gula, e comi muitas aquele ano.

mince pies-4

Este ano preparei a minha ‘minced meat’ no começo de novembro para que o sabor apurasse bem. Ainda está curtindo. Quando o assunto é minced meat todo mundo tem uma opinião. Coloque maçã ralada. Cozinhe a maçã primeiro e depois  misture à mistura – uma textura de papa. Tem gente que prefere colocar brandy na mistura. Outros são defensores do uso de whiskey. Coloca nozes picadas. Não, não põe nozes. É um ioiô de opiniões. Faça massa também. Não , compre a massa pronta. Bem, confesso que no quesito massa sou da opinião de que deve ser feita por você. Não dá trabalho. E sabor é superior. Eu tenho uma favorita, que não é a desta receita. Tem gente que prefere massa folhada – acho que o seu teor de gordura não cabe bem em mince pies.  A única coisa que não mexo é com a brandy butter. De resto…

Esta receita aqui leva uma minced meat que nāo apura nada mais que uma hora no máximo.  Então quando soube que receberia visitas dentro de uma hora eu corri para testar. Dei umas mexidas nos ingredientes como pistachio ao invés de pecãs, e cranberries secas e damascos secos para complementar a quantidade de uva passas. Fiquei satisfeita com o resultado, mas gosto muito desta aqui que já venho fazendo há muito tempo – minha favorita e uma outra que gosto.

mince pies-2

Receita da revista Olive de natal

Ingredients:

Para a massa

Para a ‘mincemeat’

Instructions:

* na receita original recomendava-se pecãs

**desta vez fiz esta receita usando também cerejas ‘sour’ secas e damascos secos, pois não tinha  muito das outras frutas secas

***rum pode ser usado ou whisky

Para a mince meat:

Coloque todos os ingredientes do mince com exceção do bourbon em uma tigela – a manteiga derretida deve ser o último ingrediente. Misture todos os outros antes de acrescentar a manteiga. Aqueça o bourbon e derrame por cima da mistura. Misture bem e deixe descansar por uma hora.

Prepare a massa:

  1. Coloque a farinha, canela e noz moscada e misture tudo.
  2. Acrescente  a manteiga e use a ponta dos dedos para esfregar os pedaços da manteiga na farinha. Quando a mistura parecer bolinhas acrescente o ovo batido e misture.
  3. Transfira a mistura para uma superfície levemente untada e trabalhe-a para ficar com uma massa uniforme.
  4. Achate levemente e envolva com papel manteiga.  Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
  5. Retire da geladeira uns 30 minutos antes de assar pois a massa vai precisar de tempo para atingir temperatura ambiente..
  6. Pre-aqueça o forno – 180oC.
  7. Separe suas forminhas – uso forminhas de empada. Não as minúsculas, mas as médias.
  8. Quando a massa estiver pronta, corte-as para forrar as forminhas e também corte as tampas.  Fiz uns furos na tampa para que o ar quente saia.Se você não quiser fazer muitos furos, faça pelo menos um no centro.
  9. Antes de colocar as tampas encha as forminhas forradas com um pouco da mistura. Ponha as tampas, dando uns beliscões nas pontas para que fique tudo selado. Pincele com um ovo levemente batido para dourar no forno.
  10. Asse por algo entre 25-30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva.