Meus scones favoritos

4 Comments

 

Scones são algo que se busca em praticamente todo café.  Originalmente são da Escócia. Só que lá o ingrediente principal  era aveia, e não se usava fermento e os assava em griddles – umas placas que se coloca na chama do fogo.  Hoje em dia quando falamos de scones nos referimos aos quick breads que levam farinha de trigo e fermento para bolo, e que são assados no forno. Eles sāo um dos ingredientes mais cobiçados nos Afternoon Teas em todas as partes destas ilhas, mas concordo com a Diana Henry quando ela diz que tem muito scone medíocre por aí.

Eu normalmente preparo os scones em casa – jamais compro , ou consumo em lugares aonde sei que fazem bons scones, ou nos afternoon teas aonde vou. Sou muito criteriosa.  Uma vez fui a um afternoon tea na Royal Opera House em Covent Garden, e quando nos trouxeram os scones um dos meus não estava completamente assados por dentro. Com educação chamei a moça que nos atendia, e mostrei o problema. Ela pediu desculpas, e me trouxe scones propriamente assados depois de um tempo.

O que estou querendo dizer é que apesar da simplicidade dos ingredientes, fazê-los com sucesso exige que se observe 3 importantes regras:

  • manuseie a massa o mínimo possivel para evitar desenvolver muito o glúten – levez nas mãos é o lema
  • é melhor se formatar a massa em um formato único como o círculo que utilizei; evite ficar cortando rodelas  da massa e pegando os restos para se abrir a massa novamente pois isto causa mais manuseio  e afeta o produto final, e
  • coloque os scones próximos uns dos outros para assar pois isso vai forçar a massa a subir

Encontrei a receita destes scones em  um artigo da Diana Henry para um encarte de domingo do jornal The Telegraph para a qual ela escreve. O artigo era sobre bons scones, e no final do artigo Diana diz que os melhores scones na opinião dela eram feitos nos EUA baseados nas suas viagens e observações. E esta é uma das três receitas que ela colocou no artigo. Algo que não é comum no Reino Unido é o uso de creme de leite fresco em scones, mas aqui  se nota que o resultado final se beneficia pela adição deste ingrediente.

Meus scones es favoritos
 
Esta receita é baseada em uma do livro The Model Bakery,
Ingredientes
  • 500g farinha de trigo
  • 65g açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa medidoras de fermento para bolo
  • 130g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos
  • 420ml creme de leite fresco, mais um pouco para pincelar os scones antes de irem ao forno
  • ½ colher de chá medidora de sal
  • 1 ovo grande
  • Assadeira forrada com papel manteiga.
Instruções
  1. Pre-aqeça o forno - 200oC. Coloque a farinha, sal, açúcar e fermento em uma tigela, e misture.
  2. Em uma outra vasilha coloque o creme de leite e o ovo, e misture bem com um garfo.Reserve.
  3. Jogue os cubinhos de manteiga na mistura seca, e usando a ponta dos dedos esfregue os pedaços de manteiga na farinha - você vai ficar com uma mistura encaroçada/parecendo areia. Tem gente que prefere usar uma faca para ir encorporando a manteiga à mistura. Seja a ponta dos dedos ou a faca, o objetivo é não trabalhar demais a massa.
  4. Faça um buraco no meio da mistura seca e vire a mistura do creme de leite nele. Misture os ingredientes só para que eles se encorporem - não misture excessivamente. Você pode usar um garfo para ajudar caso fique com medo de misturar excessivamente.
  5. A mistura vai ficar um pouco 'grudenta', de manuseio pouco fácil. Vire-a na assadeira e arrume a massa em formato circular e nivelado.
  6. Com uma faca faça cortes na massa para dividi-la em 8 partes. Pincele com creme de leite e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos - os scones devem estar dourados, como que com um lindo bronze. *Gosto de jogar um pouco de açúcar demerara por cima.
  7. Retire do forno, e deixe esfriar um pouco,mas sirva ainda morno. Sirva com geléia ou manteiga.

 

4 Comments
  • Magra li

    Responder

    Amor eu simplesmente amei essas delicias

    • valentinajacome

      Se vc chegar a fazer, volta pra contar.

  • Renata Lampião

    Responder

    Querida, estes scones estão dignos de capa de revista! E que dicas preciosas quanto ao manuseio da massa! Beijo

    • valentinajacome

      Oi Re,que bom que vc gostou. Se fizer me conta, tá? Adoro esta receita.

Leave a Comment

Rate this recipe: