Merengues da Floresta

0 Comment

Mantive o título da receita original, mas os meus  merengues não ficaram com o exato formato intencionado . Os da autora são pequenos e mimosinhos. A minha primeira fornada, esta da foto, foi composta de merengues pequenos pra médio.

Você gosta de merengues?  Adoro aqueles pequetitos qque no Brasil se acha muito.  Tem uma conhecida que faz os mais mimosos, e adoro; a gente nunca come um só. Lembro quando a primeira loja do Ottolenghi abriu na Ledbury Road em Londres, e eu passava por ela todos os dias no caminho  pra casa. A vitrine tinha uns merengues enormes que encantavam qualquer um.

Os merengues desta receita são estabilizados com o açúcar e cremor tártaro, nada é aquecido. São ótimos para presentear em saquinhos, ou para colocar na mesa com o café ou chá, ou numa bombonière para serem degustados a gosto.

Está receita é da Helen Goh, e se vc buscar ‘woodland meringues’ vai encontrar um vídeo em que ela os prepara. Fez parte do material promocional do livro Sweet. Caso você resolva fazê-los, volta pra falar se gostou.

Merengues da Floresta
 
Author:
Recipe type: Doce
Ingredientes

Merengues
  • claras - 120g, equivalente a claras de 3 ovos
  • cremor tártaro - ½ colher de chá
  • açúcar cristal - 240g
  • amido de milho - ¾ colher de chá
  • fermento para bolo - ⅛ colher de chá
  • extrati de baunilha - ½ colher de chá
Camada de chocolate semi/amargo & avelãs picadas
  • avelãs - 200g, tostadas e picadas
  • Chocolate meio amargo - 100g,picados em pedaços
  • Chocolate ao leite - 40g
Instruções

Para os merengue
  1. Pre-aqueça o forno - 120oC.
  2. Coloque o açúcar, fermento e amido de milho numa tigela e misture.
  3. Ponha as claras em uma batedeira e bata em velocidade média/alta por uns 2 minutos, até que comece a espumar. Então coloque o cremor tártaro e bata por mais uns 30 segundos. Depois vá acrescentando a mistura de açúcar aos poucos, e use uma colher de sopa para fazer isso. Após acabar de adicionar o açúcar, continue batendo um pouco mais, até que a mistura fique brilhosa.
  4. Acrescente a baunilha e bata só mais um pouco.
  5. Encha o saco de confeiteiro e faça pequenos merengues usando o um bico de 1 cm e meio de diámetro. Ponhas as assadeiras no forno,e asse por 2 horas e 30 min. Os merengues estarão prontos quando estiverem secos e ao bater no fundo vc ouvirá um som oco. Desiigue o forno, mas deixe os meringues dentro para esfriar - coloque uma colher de pau para manter a porta do forno um puoco aberta.
Camada de chocolate e avelã
  1. Desmanche o chocolate em banho maria.
  2. Pegue os merengues um por um, e ponha a bundinha dele no chocolate para reverstí-lo; depois coloque jogue avelãs picadas por cima. Deixe descansar uma grelha. Repita até que todos eles sejam revestidos.

 

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: