Merengues com calda de manga e maracujá

7 Comments

Antes de falar da receita preciso usar este espaço para pedir desculpas aos assinantes do Trembom, pois fiquei sabendo que a minha colega que está fazendo as mudanças no blog está encontrando dificuldades em importar os assinantes para o formato novo. Isto parece ter haver com o formato do antigo – algo do qual não entendo muito bem. Estamos tentando resolver isto o mais rápido possível, mas a ajuda pedida ao WordPress aparentemente ainda não foi recebida. Escrevo este blog haá 7 anos e cada leitor é muito importante para mim, por isso peço só que me perdoem por este inconveniente, e espero logo, logo estar com isto resolvido e que vocês voltem a receber os posts do Trembom nas suas caixa de correio.

Agora vamos falar desta receita. Confesso – se é que não disse anteriormente, que nâo sou fã de merengues. Acho-os meio doce de mais. Agora, gostei desta receita pois o creme feito com a manga acaba sendo coroado com maracujá, e este azedinho da fruta corta um pouco o doce excessivo do merengue e até do creme de manga. A receita original continha um creme tipo chantilly que fazia uma cama para o creme de manga, e depois só levava o creme de manga e pedaços da fruta.Resolvi deixar o chantilly de lado e os pedaços de manga também.

Com este mundo de confraternizações que rola nesta época acho que estes merengues dariam uma ótima sobremesa para um jantarzinho para as amigas, aonde se faz troca de cartões, se coloca as fofocas em dia e se deseja um feliz natal. O jantarzinho teria que ser leve, com um peixe grelhado acompanhado de uma salada refrescante, colorida e festiva. Como fiz os merengues seguindo a receita ao pé da letra fiz os 6 que indicavam na receita original, mas vou ser bem honesta e dizer que da próxima vez os farei menores. E vou também brincar com a cobertura. Acho que uns morangos ou mesmo framboesas também ficarão bem interessantes além de visualmente magníficos.

Gostei muito de fazer os merengues desta forma nova, batendo o açúcar e claras sobre uma panela de água borbulhando. Adorei como o centro dos merengues ficou bem ‘chicletudo’, e por fora ficou crocante. Acho que daqui pra frente vou adotar este método. Como você prepara os seus merengues? Você tem algum truque que queira dividir aqui? Adoraria saber.

Uns merengues de estação, com um bom contraste da manga com o azedinho do maracujá. A receita é da Delicious Australiana e de autoria de uma pessoa que comecei a admirar recentemente: Valli. Suas receitas são refrescantes, com um toque diferente, mas também bem acessíveis.

Ingredients:

Instructions:

Preparo dos merengues:

Pre-aqueça o forno – 140oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.

Coloque as claras e açúcar em uma tigela bem limpa (lembre-se que suas claras não vão ‘nevar’ se a vasilha tiver um tiquito de sujeira), e ponha a tigela em cima de uma panela com água fervendo baixinho. É importante que a tigela não tenha contato com a água.Bata as claras e açúcar continuamente em velocidade média por uns 6-8 minutos, até que o açúcar se dissolva e a mistura engrosse. após este período transfira a mistura para a batedeira e bata por mais 10 minutos até que as claras fiquem em neve, brilhantes, firmes e a mistura esfrie. Jogue o vinagre e amido de milho e incorpore à mistura delicadamente com uma colher de metal. Caso queira um toque diferente jogue umas gotinhas de corante amarelo e use um espeto de metal para incorporá-lo ao merengue. Forme 6 merengues na assadeira forrada, e usando a parte de trás de uma colher nivele a parte de cima. Asse por uma hora, e depois desligue o forno e deixe os merengues esfriarem nele, com a porta do forno levemente entreaberta (uso uma colher de pau para que a porta não feche toda).
Preparo do molho:
Enquanto isso prepare o molho jogando os ingredientes no liquidificador e batendo tudo até ficar uma mistura uniforme.

Montagem:
Para servir dê uma leve batida na parte de cima dos merengues para dar uma rachada, e derrame a mistura da manga com rum. Por fim parta 3 maracujás ao meio e derrame o conteúdo de uma banda por cima de cada merengue, e sirva na hora.

7 Comments
  • Luciana Betenson

    Responder

    Nossa, Valentina, isto deve ser uma delícia!! Não acerto muito nos merengues, mas tentarei esta receita porque babei na combinação :-p

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, há muito tempo não faço suspiros. Há uma receita na Gourmet Traveller que fiz há muito tempo deliciosa pois leva pedacinhos de chocolate.
    Estes seus ficaram lindos, hein?

  • Marise Grossi

    Responder

    Oi Valentina,
    de fato fiquei preocupada por não receber nenhum post do Trem Bom, mas agora já está esclarecido .
    Fico encantada com seus relatos e receitas , não posso perder.
    Um grande beijo,
    Marise

  • Cíntia Maciel

    Responder

    Adorei o novo site! Ficou elegante e de melhor acesso.
    Só fiquei triste porque amei o formato como você colocou a receita (com o papel de caderno e a foto), mas não dá pra imprimir!
    rsrsrsrs
    Você está de parabéns pelo site!

    • valentinajacome

      Oi Cíntia, obrigada pelos comentários. Estamos vendo se resolvemos logo a questão da impressâo. Watch this space como se diz.

  • Verena Buschinelli

    Responder

    Tina, esses merengues me parecem divinos! Adorei a aparência e também o colorido da calda! Hummm! O blog está ficando muito lindo, parabéns! Beijos!

    • valentinajacome

      Oi Ve, da para criar aqui viu. Em mesma jaá estou querendo fazer umas coisas diferentes e olha que mal fiz estes. obrigada querida.

Leave a Comment