Mendiants de chocolate

4 Comments


xmas 4
Tradições. Final de ano é cheio delas. Lançamos mão de várias tradições do começo de dezembro até o dia 6 de janeiro aproximadamente.  1o de dezembro começa com o calendário do advento. Tradição luterana. Falo mais nele em outro post. Tem a decoração das residências, por dentro e por fora. Nas cores verde e vermelho. O verde para simbolizar a continuação da vida, e o vermelho  é o sangue de Jesus.Até uma certa época só se colocava a decoração nas casas na véspera do natal. Caso contrário era considerado azar. Hoje em dia se coloca decoração cada dia mais cedo. Não consigo colocar a minha antes de dezembro . Adoro olhar as decorações das casas. Tem algumas casas por onde se passa e nem se nota pois a decoração está reservada ao interior. Quando as cortinas estão abertas se pode ver lindos interiores. Decorações que transmitem alegria, celebração. Na cidade em que vivo pode-se andar por várias ruas sem saber que é natal pois não há uma simples decoração a vista. É como se estivéssemos no mês de setembro.

xmas 2013

 Tem também as tradições de comida. E aí a lista é imensa. A minha favorita são as mince pies e este ano tenho feito uma receita nova. Colocarei aqui. Todos os tipos de biscoitos decorados. Têm as receitas que ficam boas, mas têm sempre as que não servem para nada. Tem castanha portuguesa assada – que este ano deixei de comprar do vendedor na rua para assar as minhas próprias. Perdi o dia de preparar o meu Xmas pudding então este ano o meu será comprado. Têm também as coisas que se prepara para presentear amigos – geléias, recheios de mince pie, biscoitos. E têm também os mendiants, que são preparados não somente no natal. Mas fazem parte da lista provencal de 13 alimentos consumidos no natal. São como que pequenos medalhões de chocolate decorados com 2 nozes e 2 frutas secas representando as ordens monásticas mendicantes: franciscanos representados pelos figos secos, os carmelitas representados pelas amêndoas, os agostinianos representados pelas avelãs e os dominicanos representados pela uva passa.  Uso chocolate semi amargo – 70%. Já vi usarem de leite e até do branco. Desta vez não tinha nenhum dos elementos tradicionais em casa, então improvisei com o que tinha, mas coloco a receita tradicional e você faça da forma que preferir. Eles viram lindos mimos para presente. Ou são um ótimo acompanhamento para o café do final da refeiçao.

* na primeira colagem as fotos são da esquerda para a direita começando no topo: Guildford High Street, florista em uma ruelinha perpendicular à high street, minha casa e um jardim aqui perto

**na segunda colagem as fotos são todas de uma rua não muito longe da minha casa

xmas 2013-5

Esta receita deve render uns 15 mendiants de uns 5 centímetros de diâmetro.

Ingredients:

Instructions:

Coloque uma folha de papel manteiga sobre uma superfīcie. Em 4 pratinhos diferentes coloque as nozes e as frutas secas – faça o seu mise-en-place. Eu tinha castanhas de caju, nozes, cranberries, uvas passadas douradas, tâmaras secas e sementes de roma.

Derreta o chocolate – uso sempre uma vasilha em cima de uma panela com água – sem que a água toque o fundo da vasilha. Derreta o chocolate em fogo médio baixo. Quando o chocolate estiver derretido, retire-o do fogo e deixe esfriar um pouco. Com uma colher de chá coloque como que grandes gotas de chocolate no papel manteiga, usando a parte de traz da colher para espalhar um pouco o chocolate se necessário. Faça 8 de cada vez para ter tempo de colocar as frutas e nozes em cada um.

Deixe o chocolate endurecer. Quando estiver completamente firme, retire delicadamente do papel manteiga e transfira para um prato ou bandeja ou mesmo para saquinhos caso vá presenteá-los.

4 Comments
  • Gina

    Responder

    Querida Valentina.
    Natal é tempo de encantamento de sonhos de poesia e de amor, além das delicias da comida.
    Como sempre e sempre adoro tuas fotos, tuas paissagens, ruelas. Já te disse que me fazem sonhar e viajar como num livro de contos. Às vezes fico imaginando quem moraria naquela casa, como seria essa pessoa, loucura né?
    Ah, é lógico também adorei os mediants.
    Gostaria de desejar a você e a toda a sua família um Natal de Paz e Encantamento cheio de alegria e saúde, e um Ano Novo repleto de sabedoria e otimismo. Boas Festas
    Beijinhos

  • Gina

    Responder

    Valentina,
    Sempre digo que não há época mais bonita ou simbólica do que essa.
    Conheço esse docinho como Reis Magos e levam 3 frutos, não por acaso. São gostosinhos e bem alusivos ao natal.
    Bjs.

  • Silvia

    Responder

    Valentina, adorei esse post sobre o Natal. Não tenho feito quase nada para o Natal desde que meus filhos cresceram, mas quero muito resgatar essa tradição na minha vida. Adorei suas fotos e tudo que você compartilhou conosco. Muito obrigada. Vou copiar essa receita e tentar deixá-la tão bonita quanto você deixou a sua. Bjs e Feliz Natal para você. (Tão feliz porque você não abandonou o blog!!!!).

  • Leili

    Responder

    Olá Valentina,

    Decoração de Natal me remete tanto à infância, ao contos natalinos e desenhos da Disney! Imagino como deve ser dentro destas casas….Seu relato deu até uma saudade, como se eu tivesse vivido aí em outras épocas.
    Grande abraço e boas festas para você e família!

Leave a Comment