mais friands. desta vez de manteiga de amendoim

13 Comments

Ando num momento de reestruturar a minha vida. Passei por uma fase muito longa em que trabalhei muito. O trabalho consumiu tanto a minha vida e energia que não me sobrava nem tempo para o blog – os que por aqui passavam o sabem. Obrigada a estes queridos leitores que continuaram passando por aqui apesar de tudo. Gosto muito deste espaço, e de visitar outros espaços também, mas às vezes o tempo é um luxo.

Nesta minha nova fase, me deparo com mais receitas de friands. Eu e friands temos um longo caso de amor. As pessoas que me conhecem há muito tempo o sabem. Já namoro estes moços há uns 4 anos. O uso da manteiga de amendoim foi uma grande curiosidade. E fiquei feliz ao ver que o sabor não ficou tão pronunciado. Você nota a presença da manteiga de amendoim, mas não é dominado por ela. Agora a textura da massa fica um pouco diferente, mais densa. Porém ao comer um pedaço notará que por dentro ela se mantém úmida.

Ingredientes:

¾ xícaras de amêndoas em fatias (75g)

142g Manteiga sem sal

1 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro (150g)

½ xícara farinha de trigo (57g)

4 claras em temperatura ambiente (120g)

3 colheres de sopa de manteiga de amendoim – sem pedacinhos de amendoim (50g)

Pre-aqueça o forno – 190oC. Unte e polvilhe 12 forminhas de friand. Reserve.

Ponha as amêndoas numa assadeira e leve-as ao forno pre-aquecido. Toste por aproximadamente 7 minutos, dando uma sacudida na assadeira após um 3 minutos para evitar que as amêndoas queimem de um lado. Retire do forno e deixe esfriar completamente numa outra vasilha. Transfira-as para o processador com o açúcar e processe até ficar com uma mistura bem fina. Acrescente a farinha de trigo e pulse. Reserve.

Enquanto as amêndoas tostam, derreta a manteiga em fogo baixo. Uma vez derretida deixe continuar a cozinhar, mexendo constantemente, prestando atenção para que não queime. Quando os sólidos começarem a queimar desligue o fogo. Coe a manteiga derretida usando um paninho que nem pano de fralda. Esqueci o nome daquele tecido.

Deixe a manteiga coada de lado até chegar a hora de acrescentá-la à massa.

Para fazer a massa coloque as claras e bata até que comece a espumar. Se usar batedeira a velocidade deve ser médio-baixa. Acrescente a mistura das farinhas de amêndoas, mexendo com uma colher de madeira até que os ingredientes se incorporem. Vá acrescentando a manteiga aos poucos, mexendo entre cada adição para que os ingredientes se incorporem bem. A manteiga de amendoim deve ser acrescentada por último. Sempre acho que a massa de friand fica melhor depois de descansar um pouco. Preferencialmente de um dia para o outro. Caso vc não tenha tempo para esperar muito tente deixá-la descansar por pelo menos uma hora. Asse por uns 17 minutos. Faça o teste do palito após 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar nas formas por uns 5 minutos antes de transferir para uma grelha para que terminem de esfriar.

 

13 Comments
  • Fabrícia

    Responder

    Tão lindos … inspiradores ..
    Bjcas.

  • Priscila

    Responder

    Valentina é uma novidade total para mim. Um tipo de Pasta de Amendoim, tipo Nutella, de outro sabor, parece cobertura de muffin de manga. Que receita legal. Amei…

    Valentinha, vc deixou um recadinho lá no meu Bolo de Milho Sensacional – Deve ficar otimo imagino, assa-lo em forminhas pequenas. Só não aconselho faze-lo com papel na forminha de cupcake. Vai ter que ser untado e enfarinhado com capricho mesmo. A massa é vitamina rala de tudo. Aquela Calda Casquinha de Coco é rala também.

    Boa semana para ti

    Beijao da Pri

  • Eu Mulher

    Responder

    Querida Val, ainda bem que agora terá um tempinho para seu blog. Adoro ver e anotar essas delícias que você faz.

    Seus friands ficaram lindos!

    Grande beijo e uma maravilhosa semana.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu sempre lembro de você quando vejo e/ou preparo friands. Estes aqui estão lindos – eu tinha ficado super curiosa com o uso da manteiga de amendoim. E as fotos?? Um charme, querida.

    P.S.: Conte comigo nesta nova fase. E em todas as outras, também.
    xx

  • Romy

    Responder

    Valentina… como sempre, só nos brinda com receitas excelentes. Adorei, pois sou uma grande apreciadora de manteiga de amendoim.

    Bjokas e bom domingo

  • Aninha

    Responder

    Oi Valentina,
    Apesar de nunca deixar comentários no seu blog, ele está na minha lista de blogs favoritos.
    Muito lindos seus friands.
    Parabens pelo blog e que as mudanças tragam tudo de bom para você e todos aqueles que a rodeiam.
    Abraços.

  • grazi

    Responder

    deve ser muito bom!!!!

  • Coisinhas Daqui e Dali.

    Responder

    Friands rima com friend….ahshhsa
    por isto continuo te visitando mesmo enquanto você trabalha ^^
    Bjs, Márcia.

  • Dani

    Responder

    Oi Valentina!! Pois é, o rocambole é feito com adoçante. O bolo não fica tão doce, mas o creme de dentro sim..fica bem docinho. Se não contar que é feito com adoçante, ninguém nem fica sabendo..rs
    Não conheço friands, mas com esses ingredientes deve ser delícia!

    Beijos!!

  • Fabiana

    Responder

    Ola Valentina!
    Sempre acompanhei o seu blog Cupcakes, mas esse também, é maravilhoso!
    adorei a receita!
    amo pasta de amendoim.
    bjs

  • Simone Izumi

    Responder

    Dear Tina, que bom que está numa fase de reestruturação. Mudanças são sempre bem-vindas e às vezes necessárias para nos dar aquele choquinho e valorizarmos o que há de bom na vida, né? 😀
    Amo friands, apesar de nunca ter comido na vida…hahahahah. Amo, só de ver o seu amor por eles.
    bisous
    si

  • Raul Carneiro

    Responder

    eu nao cobhecia. precem bons. Belas fotos. Edpero que a dedicação ao trabalho esteja rendendo frutos. abcs

  • Gina

    Responder

    Sei do seu caso de amor com os friands. Quando vi o título, foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Eles são muito bons mesmo.
    A gente tem que fazer o que nos agrada, não dá pra ser diferente.
    Bjs.

Leave a Comment