Magdalenas de laranja – outra vez

17 Comments

Comida sempre é associada com pessoas e lugares. Tem capitão que minha avó fazia pra mim: bolinho de arroz com feijão, sobremesa de graviola que minha prima Sandra fazia, doce caseiro de manga que minha amiga Sinhá fazia num tacho imenso no fundo do quintal da casa dela, as caldeiradas da minha mãe, os pãezinhos de nata da Fátima, os minestrones da minha amiga Roberta. São tantas as memórias. Magdalenas são a cara de minha amiga Maribel, uma granadina que conheci nos meus primeiros anos na Inglaterra, e que me apresentou a culinária espanhola. Não confundam as magdalenas com as madeleine francesinhas, de formato d concha. Magdalenas costumam ser consumidas no café da manhã, e diz a lenda que se originam em Aragão. Na casa da Mari sempre havia um saquinho de magdalenas compradas numa vendinha espanhola em Portobello Road, Toda vez que vejo magdalenas um sorriso me vem ao rosto, pois tenho ótimas lembranças das tardes passadas com a minha amiga, ela é da idade do meu irmão e sempre tive um carinho bem fraternal pela Mari. Hoje ao preparar estas magdalenas não pude deixar de sorrir. A receita é tão simples. Usa-se azeite de oliva. Não leva fermento de jeito nenhum. As claras em neve se encarregarão de fazer a massa crescer. As formas untadas são mais rasas que as de muffin. Finalmente usei umas forminhas que trouxe do Japão no ano passado. São formas rasinhas que são perfeitas para magdalenas.

Já havia postado uma outra receita de magdalenas aqui mas os ovos eram usados inteiros. Gosto mais desta receita que posto hoje pois as magdalenas ficam bem mais leves e fofas.

Ingredientes:

115g de farinha de trigo

50g de açúcar

1 laranja grande raspadinha

100ml de azeite de oliva

3 ovos separados – claras e gemas

1 ½ colher sopa de leite

½ colher sopa licor de laranja

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Forre a assadeira com forminhas de papel e reserve.

Numa tigela ponha a farinha de trigo, o açúcar, a raspa de laranja, o azeite de oliva, as gemas, o leite e o licor de laranja. Misture bem. Bata as claras em neve . Acrescente 1/3 das claras à mistura e incorpore à mistura delicadamente. Depois acrescente o restante e repita a delicada operação de misturar as claras à massa. Divida a mistura igualmente entre as forminhas.não mais que ½ da forma. Renderá doze madgalenas. Asse pos 20 minutos. Quando pronto – ao passar o teste do palito, retire do forno e deixe esfriar numa grelha. Você notará que ao retirar do forno as magdalenas elas estarão pontudas e partidas ao meio. Ao esfriar elas baixarão.Salpique com açúcar de confeiteiro se quiser.

17 Comments
  • Cinara

    Responder

    Valentina, que saudades! Faz meses que estou afastada da blogosfera, e agora estou demorando para conseguir me atualizar, com tantas receitas deliciosas… Como não podia deixar de ser, adorei estas magdalenas e também seus bolinhos de chocolate! E estas forminhas com o fundo decorado? Muito fofas! ;o)
    Beijão!

  • Anakoelho

    Responder

    Boa noite Valentina!
    Passei por acaso e adorei seu blog!
    Tem maravilhas,parabéns por compartilhar tantas delícias.
    Ótima semana p/ vc.

    Ana.

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Eu não conhecia magdalenas, só madeleines. Acho que prefiro a primeira, pois contém bem menos açúcar.
    Infelizmente ainda não tenho nenhum tipo de forma especial para fazê-las.
    Ficaram muito apetitosas!
    Bjs 🙂

  • Sara

    Responder

    Eu me lembro de magdalenas desde quando eu vivia em Espanha! Muita obrigada, tambem, pela memoria, eu tenho esquecio. Vou tere que intentar issas!

  • Gina

    Responder

    Tina, nós mulheres nos apaixonamos por utensílios de cozinha. Adoro essas forminhas miúdas, de muffins, de madeleines, etc. Costumo dizer que a receita pode ser simples, mas o sabor fica melhor quando a receita é feita nelas… rsrs!
    Hoje você foi citada nos comentários entre a Letrícia (no calor do fogão)e eu, pois seu blog foi inspirador para o início dos nossos.
    Bjs.

  • Luciana B.

    Responder

    Oi Valentina, também tenho esta "memória gastronômica"… rsrsrs!! As forminhas viraram objeto de desejo total! Amei!! Bjs

  • Letrícia

    Responder

    Uma amiga da minha mãe morava em Montevidéu e sempre trazia magdalenas quando ia nos visitar. Da primeira vez que vi madeleines (as francesas), até estranhei o formato, pois achava que elas eram muito diferentes daqueles bolinhos que vinham do Uruguai 🙂

    Beijos!

  • Cucchiaio pieno

    Responder

    Querida Valentina, que belas e doces lembraças – este é o fascinio de cozinhar! Abraços fraternais
    Léia

  • Bia Belliard

    Responder

    ja estou imaginndo estas magdalenas no meu lanchinho de hj ! bjocas

  • Eu Mulher

    Responder

    Amiga, preciso ir ao Japão comprar umas forminhas dessas, já que por aqui eu não encontro de jeito nenhum,rsrs.
    Adorei sua receita! Adoraria experimentar as magdalenas.

    Muitos beijos e ótima semana

  • Ana

    Responder

    As madaglenas estao otimas, mas as forminhas de muffins sao demais! Amei!
    Beijos!
    Ana

  • Ariane Seixas

    Responder

    Oi Valentina,

    Não podia deixar de postar um comentário, acabei de escerver um post no meu blog sobre a receita de Magdalenas que eu fiz para levar na casa da minha vizinha Mari ontem. Assim que terminei o post dei um google com "Madaglenas" e seu blog apareceu e eu entrei para ler o post, achei engraçada a coincidência….Eu fiz uma receita de Magdalenas que saiu na Elle à la Table desse mês, ficaram uma delícia…

    http://lunettesrouges.blogspot.com/2009/06/madaglenas.html

    Beijos

    Ariane

  • Mundo de Alice

    Responder

    adorei esta receita!!!tenho as forminhas, vou testar bjs

  • Valentina

    Responder

    Oi mari, vi tuas lindas madeleines, as francesinhas.São da gente se apaixonar,né?! Estas aqui são as espanholas, as magdalenas.
    Kaka, deixei uma mensagem para ti no teu blog.

  • kaka

    Responder

    Oi Tina, estou acompanhando teu blog, já faz algum tempinho.
    Meu nome é Karina, moro no Rio grande do sul (brasil)
    Gostaria de perguntar uma coisa.
    Preciso ter uma forma especial para magdalenas?
    Adorei aqueles teus papéizinhos especiais coloridos.
    Bom, era isso
    TEnha uma feliz semana!
    Kaka

  • Mari

    Responder

    Tina querida, depois que ganhei as forminhas das magdalenas, fiz as tradicionais e separei um monte de receitas para fazer mais vezes… com certeza estas entrarão para o meu repertório, pois sou apaixonada por cítricos!!
    As tuas ficaram maravilhosas nessas forminhas de cupcakes (como tudo o que você, sempre tão caprichosa, faz)… aliás, que forminhas mais lindas!!
    Beijo grande, e ótima semana

    Mari

  • casa di minas

    Responder

    A Casa Di Minas está de portas abertas. Lá você vai encontrar receitinhas da deliciosa comida mineira, vai ver dicas de lugares incríveis nas belas montanhas e vai também poder comprar lindos teares feitos pelas mãos habilidosas das artesãs mineiras.
    Venha nos visitar!!!!

Leave a Comment