madeleines de chocolate com um toque de frangélico

12 Comments

Quando o assunto é escolher o que comer, gosto de coisas simples. Bolos sem cobertura por exemplo. Aprecio ir a restaurantes que sei terem ótima comida, mas que não te intimidam. Detesto a esnobação. Comida é para ser deliciada. Lembro uma vez em que estive em Paris com uma queridíssima amiga, Karina, que agora está morando em Madrid, e estávamos andando no 6th arrondisiment procurando um lugar para comer, e passamos em frente a um restaurante com umas pessoas super bem vestidas. Olhamos o cardápio e a Kari quis logo entrar. Estávamos assim desenchavidas, havíamos saído de Londres depois de um dia de trabalho e caído direto no Eurostar. Fiquei meio receosa de sermos tratadas mal pelos garçons e não quis entrar no restaurante. Mas a Kari insistiu e entramos.  O lugar era muito bacana, as pessoas que lá se encontravam já jantando absolutamente elegantes e sofisticadas, a comida divina. Graças a Deus fomos bem tratadas e o que importou foi a comida que comemos. Muito depois descobrimos que o restaurante Gaya, na rue de Bac, é do famoso Pierre Gagnaire. Infelizmente muitas vezes este não é o caso, e locais famosos intimidam ou forçam o apreciador da boa comida a ‘se mascarar’, a colocar ares de quem merece ir a certos estabelecimentos. Falo tudo isso para dizer como gosto de madeleines, estas delicias francesas, de preparo extremamente simples, e de sabor maravilhoso.

Recentemente estive no St Johns de Spitafields com um casal de amigos, e uma das coisas que não se deve deixar de pedir naquele restaurante são as madeleines. Ao fazer o pedido eles logo te avisarão que vai demorar 15 minutos. São feitas na hora. Vc pode pedir para levar  e colocarão um saquinho de papel com o logo da St Johns,  ou você pode comer como sobremesa junto com o café. Já fiz dos dois. E nesta fez em que fui com o casal de amigos que mencionei, comemos algumas e eles levaram umas poucas no saquinho. Madeleines são boas aindas mornas, recém saídas do forno. E neste espírito de ótimas madeleines venho lhes trazer a receita de uma das mais sabororosas madeleines de chocolate que já comi. Devo dizer que elas guardam bem em um tupperware, ou equivalente. E quando descansam um pouco o gosto do frangélico é mais notado.Entretanto comi a maior parte ainda quentinha, acompanhando um cafezinho. Pra mim elas não devem esperar por nada ou por ninguém.

Madeleines de chocolate e um toque de frangélico

Inspirado na receita da revista Olive de abril de 2011

Ingredientes:

  • 80g de farinha de trigo
  • ½ colher chá fermento em pó
  • 20g farinha de amêndoa/amêndoa moída
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó – não use achocolatado
  • 75g açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher chá extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa bem cheia de frangélico
  • 90g manteiga sem sal derretida

Forma de 12 madeleines untadas com manteiga derretida; colocada na geladeira até a hora de servir.

Preparo:

Coloque a farinha de trigo, fermento de bolo, amêndoa moída e chocolate em pó em uma tigela. Use um fouet para mexer e arear os ingredientes. Se preferir você pode peneirar todos os ingredientes. Bata os ovos e açúcar numa tigela por uns 3 minutos pelo menos, até a mistura ficar cremosa e clara. Acrescente a mistura de ingredientes secos, mexa levemente, e siga acrescentando a baunilha e o frangélico, mexa um pouquinho mais e por fim acrescente a manteiga derretida. Mexa tudo delicadamente para incorporar bem os ingredientes. Cubra a vasilha com plástico PVC e leve à geladeira por umas 3 horas pelo menos. Se você tiver tempo, deixe a massa ‘dormir’ na geladeira.

Quando você resolver fazer as madeleines, retire a massa da geladeira. Pré aqueça o forno – 200oC. Quando o forno estiver na temperatura certa, retire a forma da geladeira e distribua a massa igualmente. Deve render 12 madeleines. Leve ao forno por 10 minutos, e faça o teste do palito antes de retirar do forno. Retire do forno e ponha num prato. Sirva imediatamente pois não há nada melhor que madeleines quentinhas.

12 Comments
  • weirdcombos

    Responder

    Lindíssimas madaleines de chocolate com frangélico deve ter ficado delicioso. Adoro aquele saborzinho de avelãs do frangélico. Suas fotografias estão lindas!
    Heguiberto

  • marianapp

    Responder

    Huuuuuummmm Valentina sempre nos aticando…mais uma que aguarda na fila…(essa tem que aguardar mesmo, já que não tenho forma…rs). Beijos

    Ah, outra coisa: primeiro, já peco desculpas se você já publicou algo parecido e não procurei, segundo: aonde você acha melhor comprar formas: Londres ou Paris? Já sei que Paris tem várias lojas, mas em Londres acabei não pesquisando…confesso, rs…

    Beijos e obrigada pela ajuda!!!

  • Téia

    Responder

    Amiga linda, aquelas madelaines estavam maravilhosas, e ainda comi antes do teatro, que a minha gulodice não ia deixar esperar o final, e eu concordo contigo, comer quentinha é mesmo o diferencial. Esta sua está divina e com uma cara de fofíssima. Fiquei bem curiosa, quando sair do regime vou providenciar. Bj grande.

  • Renata

    Responder

    Tina, suas madeleines estão lindas e delicadas, como tudo por aqui. Eu experimentei as de laranja, mas confesso que prefiro muito mais as de chocolate. Ótimas com um leitinho quente no meio da tarde!

    As fotos estão lindas!

    Beijos!

  • Marmita

    Responder

    LINDO LINDO.. adorei as tuas madalenas de choco.. muito bonitas imagens, parabéns pelo teu blog, adoro!

  • Aninha

    Responder

    Oi Valentina!
    Estava com saudades… vi o outro post mas a correria me impediu de deixar um recadinho. Mas com essas madeleines, não tem como me calar… Fáceis, lindas e deliciosas. Vou testar a receita aqui e se ficarem lindas como as suas, publicarei no blog.
    Super beijo e ótima semna!

  • Fabiana

    Responder

    Valentina,
    Acho que fora do Brasil o tratamento geralmente é igual a todos…
    Bom, pelo menos foi assim no Japão…eles não ficam reparando nos outros, até porque lá, é um país cheio de tribos diferentes.
    Aqui, não posso dizer o mesmo, infelizmente….
    Já fui em alguns lugares, onde o tratamento era de acordo com a marca da sua bolsa.
    Muito triste isso…..mas é a cultura.
    Também gosto de tudo muito simples, desde os restaurantes até os pratos….se faço algo mais empiriquitado, é só pela curiosidade.
    adorei as madeleines!
    já vou providenciar as minhas forminhas.
    beijos

  • Letícia

    Responder

    Parecem deliciosas. Já preparei madeleines de chocolate simpáticas, mas ainda estou à procura da receita perfeita. Já salvei a receita para provar 🙂

    Beijos!

  • Luanda Gazoni

    Responder

    Adorei! Estou louca para tentar fazer, acho que vou me arriscar!

  • Ameixinha

    Responder

    Nunca comi madeleines, mas não quero deixar de provar e de fazer um dia destes 🙂

  • Moira

    Responder

    Valentina,
    Concordo contigo, no que toca a comida nada de “empiriquitamentos” até porque as coisas simples quase sempre fazem um enorme sucesso, ao invés da comida “bonita” cujo sabor raramente corresponde ao aspecto.
    Só muito recentemente comecei a fazer Madeleines e ainda não fiz nenhumas de chocolate, mas não tardarei a experimentar as suas. Recentemente fiz umas com caril para levar para casa da nossa amiga Pipoka. Também gosto delas assim morninhas, são uma delícia.
    Beijinho e uma boa semana também para você.

  • Akemi

    Responder

    Infelizmente hoje em dia o que mais se vê (e super valorizado) são comidas super emperequetadas que no final de tanto tempero, erva disso e daquilo nem se sabe o que estamos a comer.
    Quase cheguei a sentir o cheirinho das madeleines recém assadas aqui, amiga! Só não tenho este licor, vou ver se encontro por aqui e se fizer, tbm não vou esperar ninguém nem nada! rsss
    Bjss e uma semana iluminada!

Leave a Comment