Madeleines com pincelada de calda de laranja sanguínea

2 Comments


madeleines com uma pincelada de calda de laranja -4
Pode parecer clichê – vou a Paris e agora faço ‘madeleines’. Mas confesso que esta não foi a intenção. Quando estive em Paris dei com o nariz na porta do Le Blé Sucré.  Eles estavam fechados por vários dias incluindo o dia em que lá estive.  Confesso que fique ‘P’, pois chequei direitinho para ver que eles estariam abertos no fim de semana. David Lebovitz jaá escreveu sobre Le Blé Sucré em 2007. O que fazem continua a ser maravilhoso após todos estes anos. Um lugar que você deve colocar na sua agenda se for a Paris. Agora ligue antes para checar os dias que ficam fora do anunciado. Tenho que dizer que aqui aonde vivo isto não aconteceria pois há tanto planejamento.  Enfim, eu havia ido lá exatamente para comprar umas madeleines para trazer para Londres. As madeleines deles são deliciosas. Na verdade acho que tudo que fazem é absolutamente delicioso. De apresentação impecável, e sabor igualmente fantástico. E nesta da frustração de não poder comprar as minhas madeleines voltei para casa com vontade de madeleines. E as fiz na primeira oportunidade. É claro que as que fiz nem chegaram no nível das da Le Blé Sucré, mas mataram a vontade. madeleines com uma pincelada de calda de laranja -3 Com o final da estação das laranjas sanguíneas se aproximando tenho me entupido delas, e vou até fazer geléia para dar um bye bye à estação Mas voltando às madeleines. Madeleines são simples: quantias idênticas de açúcar, manteiga e farinha. Estas que fiz levaram raspas de laranjas sanguíneas pois abundavam na minha cozinha.Queria algo simples. A única coisa que fiz diferente foi um ‘glaze’ – perdão pois não sei como chamar isso em português, de laranja sanguíneas. Algo com o qual pincelei as madeleines ainda quentes e deixei secar. Pra mim o difícil é que este ‘glaze’ é bom  de um dia pro outro, quando se firma e o sabor se apura, mas madeleines são boas ainda fresquinhas. Quentinhas ou mornas. Nada de esquentadas no micro ondas até perderem a forma. Me perdoem mas tem gente que coloca as coisas para esquentar no microondas e ao tirarmos do dito, as guloseimas jaá perderam toda a sua essência, como se tivessem sido transformadas em um objeto completamente novo. Ainda não tive a oportunidade de conviver com pessoas que usem o microondas com moderação, e nem o tenho na minha cozinha. Voltando ao que importa, as madeleines, este glaze fica com a cor forte, captando o espírito das laranjas. Você pode usar limão ou as laranjas mesmo. Madeleines são simples, e o charme estaá bem na simplicidade. Mas este glaze é só para lhes dar um charme, sem comprometer o sabor das madeleines. madeleines com uma pincelada de calda de laranja -2

Só uma dica: é ótimo combinar a visita ao Marche d’Aligre com a visita ao Le  Blé Sucré. Eles são pertinho um do outro.

Esta receita básica de madeleines é do chef Michel Roux e faço regularmente. O untar a forma e colocar na geladeira é algo que faço com frequência, e as madeleines se desgrudam da forma sem trabalho. Você pode fazer da forma que tem hábito. Só divido aqui o que noto oferecer bons resultados.

Ingredients:

madeleines

Instructions:

Para as madeleines:

Pincele a forma com manteiga derretida e leve à geladeira por uns 20 minutos. Retire da geladeira e pincele novamente. Deixe descansar por mais uns 20 minutos na geladeira. Misture a farinha de trigo e o fermento e reserve. Pre-aqueça o forno – 200oC. Coloque os ovos e açúcar em uma tigela e bata com um fouet ateé que a mistura fique espumada. Acrescente as raspas e o suco e misture com o fouet, e logo em seguida acrescente a  mistura da farinha de trigo. Misture com o fouet, e por fim coloque a manteiga derretida e esfriada. Misture mais com o fouet. Deixe a massa descansar por uns 20 minutos. Divida a mistura pelas forminhas de madeleines – não ponha muito para que a mistura não transborde,   e asse por algo entre 8 a 10 minutos. Devem ficar de um dourado mais escuro nas bordas. Retire do forno e transfira para uma grelha aonde devem esfriar. Você pode serví-las simplesmente madeleines ou pode também dar o seu toque. E as madeleines do Blé sucré…bem, fica pra próxima visita.

2 Comments
  • Eliane

    Responder

    Olá Valentina, tenho conferido seu blog com freqüência. Fiz as madeleines, com outra laranja, já que estou no Brasil. Ficaram maravilhosas. Obrigada pela receita, e por todas as outras que farei. Mas principalmente obrigada por transmitir receitas de outras culturas de forma tão simples e carinhosa. Acho que essa se mostra a grande qualidade do seu blog.

    • valentinajacome

      Eliane, que bom que alem de mim tem mais alguem que gosta desta receita. Acho que ela é tao simples e gostosa. Tenha um otimo domingo.

Leave a Comment