Madeleine de laranja e mel

1 Comment

Eu contei para vocês que gosto de fazer os shortbreads de laranja do Jamie Oliver para as visitas inesperadas, que chegam sem avisar – último post. Já estas madeleines gosto de fazer para presentear. Ficam bem em uma caixinha de presente,  ou nos saquinhos que são embalagens de presente.

Esta receita apareceu na última edição de um dos supermercados aonde compro algumas coisas aqui e acolá. A receita original é de autoria de Sabrina Ghayour, uma cook de origem persa, que cria coisas maravilhosas. E pra quem cozinha em casa. A receita me atraiu principalmente, ou devo dizer, antes de mais nada, por ser de madeleines. Amo madeleines. E o tītulo tinha: madeleines de laranja e cardamomo. Confesso que fiz a receita a primeira vez e o sabor dos cardamomos nem notei. Então retirei da lista de ingredientes e nem menciono. Jà a quantidade de laranja especificada dá um resultado perfeito. Espero que vc tenha oportunidade de fazê-las, e que  também possa me mandar um email comentando o que achou – se gostou ou não, e porque.

E só desculpas por não ter postado a receita ontem como prometi:  estou com visitas. Mas espero trazer novidades logo em breve.Enquanto isso curta esta receita. E dê um like na pagina, e conte pros seus amigos também.

Madeleine de laranja e mel
 
Ingredientes
  • 2 ovos médios temperatura ambiente
  • 85g açúcar refinado
  • 2 colheres de chá de mel
  • raspas de 2 laranjas (raspa na hora de uso)
  • 90g manteiga sem sal, derretida e esfriada
  • 90g farinha de trigo
  • ½ colher chá de fermento de trigo
  • uma pitada de sal
Instruções
  1. Unte e polvilhe a forma de madeleine, e reserve.
  2. Raspe as laranjas na tigela com o açúcar, e use as pontas dos dedos para misturas os dois ingredientes.
  3. Ponha os ovos e o açúcar em uma tigela e bata bem até que a mistura fique clara e cremosa. Acrescente o mel e misture bem com a mistura ovos e açúcar. Depois adicione a manteiga deretida, a farinha de trigo, o fermento e sal, e misture bem até que os ingredientes se incorporem. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 12 horas. Se você não tiver 12 horas, faça-o por pelo menos 4 horas.
  4. Asse o forno - 200oC. Quando o forno estiver aquecido, coloque a massa nas formas, tomando cuidado para não colocar um excesso de massa pois será prenuncio de desastre. Asse por 10-12 minutos - as madeleines vão crescer e ficar douradas. Retire do forno, deixe esfrair na forma por uns 5 minutos e transfira as madeleines para uma grande travessa.
  5. Derreta o chocolate, e revista as madeleines com a calda de chocolate derretida.

1 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, estava ansiosa por este post. Vou fazer no próximo fim de semana! Gostei da ideia de diminuir um poquito o açúcar para dar lugar ao mel. Madeleines lindas! Beijo

Leave a Comment

Rate this recipe: