maças assadas no forno

48 Comments

macas assadas no forno-6Recebi mensagens muito bonitas de muitos de vocês leitores do Trembom. Mensagens que me emocionaram, me fizeram sentir ‘hugged’.Obrigada pelo carinho. O Trembom tem 8 1/2. Foi criado para ser um espaço em que podia dividir minhas experiências e aventuras culinárias. E nestes 8 1/2 muita coisa mudou. Não me identifico muitas vezes com este mundo de blogs atuais – bem diferente da razão d’etre do Trembom. Escrevo por necessidade de me expressar, para ter um espacço aonde posso escrever em português sobre algo que é muito importante para mim. Não escrevo para ganhar kudos, para que me visitem, para vender livros.  Fico muito feliz por saber que há pessoas que  curtem este espaço, e a cada dia que passa escrevo também com vocês em vista. Neste mundo de blogs atuais me sento um pouco como na canção da ZAZ:

Offrez moi une suite au Ritz

Je n’eu veux pas!

Des bijoux de chez Chanel

Je n’en veux pas!

Offrez moi une limousine

J’en ferais quoi?

macas assadas no forno-8 macas assadas no forno-4Volto a escrever no final da minha estação favorita: outono. Os dias são dourados: as folhas formam um tapete por toda parte. Nem gosto de varrer as da porta da minha casa. Mas a minha vizinha hoje passou por aqui com uma vassourinha e saquinho de lixo, levando minhas pepitas. O outono me faz sentir renovada. Reciclada, trocando a roupagem. Uma estação filosófica. E minha casa se enche de maças. Maças deliciosas, cada semana uma surpresa na minha cesta, pois me mandam o que tem. Sã0 normalmente de médias para pequenas, ideais para levar na bolsa e comer on the go: no metro, no trem, na hora em que a fome aperta.  Agora são tantas as maças que recebo que tenho que ser bem criativa. E isso nem sempre acontece.
macas assadas no forno-7Ligar o forno é algo que causa grande conforto nestes dias frios. Cria um calorzinho agradável. E enquanto o resto da casa congela, a cozinha é como um imenso abraço. E para aproveitar estes ‘braços abertos’ fiz estas maças recheadas. Usei oito para esta quantidade de recheio. Se suas maças forem das grandes você usará menos – neste caso recomendo que você use 4 primeiro e vá preparando mais à medida em que for achando necessário. A variedades de maçãs que mantém sua forma melhor ao ser exposta ao calor, mas usei as maçãs que tinha em casa – não achei que justificava comprar Bramleys por exemplo soó porque queria maças que se mantivessem mais intactas, como se tivessem passado por um botox. Um molho de creme inglês cae bem com estas frutas, ou sorvete mesmo.

macas assadas no forno-9 macas assadas no forno-10Pode-se ser criativo com o recheio. Já coloquei extrato de baunilha, outra vez um tiquito de canela em pó. É uma receita muito prática, que pode ser organizada rapidinho uma vez que vocé tenha os ingredientes básicos, e é também extremamente sazonal. Adultos e criança vão adorar.  Além do que não é muito doce, o que é um conforto. Dividi as minhas com um casal de vizinhos. fiquei com quatro e dei o resto para eles.  Simplesmente porque não querida comer em excesso. Um cafezinho de quebra faz um par perfeito. A gente pode preparar as maças com antecedência  e só colocar no forno na hora certa. E é bonitinha também, não faz feio na mesa.

Para quem está no hemisfério norte, otimo deixar as maçãs preparadas e sair para fazer uma caminhada outonal, em que o vento frio sopra no rosto, nos deixando completamente alertas. A caminhada vai abrir o apetite. E ao voltar para casa enquanto o forno esquenta a gente toma um chazinho para aquecer a alma, e preparar o estômago para receber esta pequena porção de fruta.

macas assadas no forno-2 macas assadas no forno-1

Simples. Me dê o simples.

Ingredients:

Instructions:

Ligue o forno – 180oC. Lave e seque as maças. Retire uma tampa de cada uma e reserve. Retire o miolo central da maçã, aonde ficam as sementes. E você pode também retirar um pouco da parte em volta – assim terá mais espaço para o recheio. Reserve as maças.

Misture a farinha de amêndoas/amêndoas moídas em um tigela com os outros ingredientes. Gosto de usar a colher de pau só no começo – depois uso mesmo as mãos, e com elas me asseguro de que tudo estará bem misturado. Recheie cada maçã com esta mistura. Distribua as maças com suas tampas em uma travessa. Por fim coloque um pedaço de manteiga sobre cada uma antes de levar ao forno – isso auxiliara a manter as maçãs untadas por fora. Asse por uns 30 minutos. Caso tenha maças maiores necessitará de um pouco  mais de tempo.

Sirva com um creme tipo custard, ou uma bola de sorvete.

macas assadas no forno-11

* a primeira foto é de uma praça perto do British Museum. Tem um cafe italiano bem na praça, com um otimo cafe e delicias italianas; as outras fotos de locais são de St Paul’s cathedral e da região em volta – uma área de imensa história

48 Comments
  • Regina

    Responder

    Querida Valentina….Fiquei tão feliz em ver você de volta…eu sei que você não me conhece , mas eu te conheço e fico muito feliz em ler suas receitas , seus textos com sabor de poesia , e o seu jeito de ver o mundo…Gostei muito do que a Marcia disse e concordo com ela…o seu jeito de escrever , me faz viajar sempre….e hoje eu parei na sua porta e fiquei olhando aquelas folhas secas , com tons diferentes , e eu adorei pisar pra fazer aquele barulhinho….crek….Suas fotos combinam com o seu texto …são simplesmente lindas….este é o blog que eu mais gosto de ler e ver , e fiquei muito feliz quando vi seu novo post…Um abração , daqueles de tirar caldinho…Deus te abençõe ricamente sempre e sempre…

    • valentinajacome

      Regina, tuas palavras me emocionaram. e te abracei tambem de forma muito forte. te vi, aqui, na porta da minha casa, o barulho das folhas sendo pisadas me chamou a atencao e olhei pela janela.xx

  • Gina

    Responder

    Querida.
    Fico feliz que voltou,suas receitas e prosas são momentos de agradáveis leituras. Agora as suas fotos me fazem viajar em pensamento, rever algumas imagens e conhecer novos locais e angulos não explorados. São sempre dotadas de muita poesia e leveza. Eu as adoro. Obrigada por me deixar sonhar mais um pouco.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      querida Gina, que parece amiga antiga embora ainda nao nos conhecemos em forma fisica. obrigada.

  • Téia

    Responder

    Amiga, que alívio! Estava desolada com sua ausência! Eu também me sinto um pouco como você, fora da agitação das blogueiras mais novas. O banquetes já tem 5 anos e minha maior inspiração sempre foi você. Bom ter de volta: você, sua competência e simpatia. Bj grande. Téia.

    • valentinajacome

      Teia minha queridissima amiga, tudo eh muito direrente. Mas voltei para postar por mais un 8 anos. xx

  • Nivea

    Responder

    Que bom que vc voltou! Acho o seu blog o melhor de todos que sigo, fotos ultra lindas, tudo de muito bom gosto e bem cuidado!
    Sigo o seu blog exatamente por isso: pela despretensão comercial!
    As receitas são ótimas, diferentes e lindas. Seus textos delicados e acalentadores!
    Obrigada por continuar!
    Abraços,

    • valentinajacome

      Nivea, o novo post eh para pessoas como vc. Espero que goste. um grande abraco.

  • Ritha

    Responder

    Que bom que voltou, Valentina!!!! 😉

    Nós que acompanhamos, ainda que de muito lonnnnnnnge, agradecemos por nos presentear constamente com seus posts.
    Seu blog, de fato, é ímpar!!!!
    Mais uma vez, muito obrigada, por compartilhar conosco suas “aventuras” na cozinha, experiências, fotos… um pouco de você!!!

    Um abraço grande e carinhoso,

    Ritha

    • valentinajacome

      Rihta, voltei completamente dedicada. Obrigada voce por ler e por fazer esta aventura mais interessante pois eh compartinhada.

  • Naty Barata

    Responder

    Olá Valentina, que bom que você não desistiu(fiquei aqui pedindo aos seus Anjos, que a ajudassem a tomar a decisão certa).
    Sabe que ser diferente torna a vida menos fácil, mas é mesmo assim, momentos altos, momentos baixos, quando tudo fica lá atrás e seguimos em frente acontecem os milagres.
    Bem Haja pela partilha desta delicia de maçãs.
    Passear sobre folhas coloridas de Outono num dia de sol e frio, é das coisas mais gratificantes que esta estação nos trás. Até breve.

    • valentinajacome

      Naty, voltei firme e forte. problemas tecnicos atrasaram o segundo post da volta, mas coloquei no ar hoje.xx

  • erica

    Responder

    Que bom que não “nos deixou”!! Realmente existem muito blogs, mas assim como os amigos, ficamos com os poucos e bons. E vc certamente é uma dessas! Vida eterna ao seu! Parabens e mil bjs

    • valentinajacome

      Erica, nao, nao deixou voces que tem tanto carinho por este cantinho. Obrigada mesmo pelo carinho.

  • Ameixinha

    Responder

    Valentina, também tenho falado dessas novas tendências. Acho que as pessoas estão preocupadas com fama e dinheiro, em vez de retirarem prazer na escrita e leitura de blogs. Outono também é a minha estação favorita, adoro as cores e os tapetes de folhas, que não deveriam ser varridas. Folhas outonais não são lixo 🙂
    Maçãs assadas serão sempre a minha sobremesa de eleição.
    Beijo

    • valentinajacome

      Ah querida Ameixinha, vc eh verdadeiramente alguem muuito especial. Pois e, nao entendo a paranoia de varrer as folhas em areas em que elas nao apresentam nenhum problema.

  • rubia elaine morato

    Responder

    Valentina, que bom que você voltou a postar, estava com saudades das suas estórias e de suas fotos! Bjs

    • valentinajacome

      Rubia querida, obrigada. Vou colocar legenda para as fotinhos.

  • Silvia

    Responder

    Oi Valentina. Nem preciso falar da minha alegria ao ver seu post na minha caixa de email… Obrigada por voltar e por me presentear com mais uma receita e muito mais ainda por me deixar participar um pouquinho dessas coisas boas que você escreve. Demorei um tantinho para escrever porque meu filho passou por cirurgia, me obrigando a ficar um pouco fora do ar, mas quando liguei meu note e vi seu post, minha alma ficou acalentada.
    Adorei essa receita e vou fazer para meu filho ( que já está em casa). Adoro a maneira como você escreve , as coisas que você relata, as fotos que você posta…Não se sinta diferente. Ou melhor, sinta-se diferente sim, sinta-se uma preciosidade nesses dias em que é difícil achar coisas tão lindas como essas que você escreve. Eu estou sempre esperando por seus posts. Beijos

    • valentinajacome

      Silvia querida, como esta teu filho? ja esta recuperado completamente? Fizestes a receita? Me conte. Depois de amanha – segunda dia 16, vou colocar uma torta de maca bem interessante. Da uma passadinha aqui.xx

  • Leila Toutain

    Responder

    Adoro seu blog do jeito que ele é. Lindo, repleto de fotos maravilhosas, com receitas simples, deliciosas e feitas com tanto carinho para quem a acompanha que não posso prescindir de sempre passear pelo blog para viajar por essa Grã Bretanha que você, tão bondosamente, nos oferece.
    Não sou de escrever para quem visito porque nunca sei o que escrever. Mas não poderia deixar de agradecê-la.
    Seja muita feliz, sempre.

    • valentinajacome

      Ah Leila, eu que agradeco todo este carinho. Uma nova coisa que vou fazer eh coloar notinhas sobre as fotos. De onde as tiro. Assim vcs podem ver mais destas lindas ilhas.xx

  • Márcia

    Responder

    Que bom minha amiga que seu Blog não é igual a tudo que vemos por ai….e que vc está de volta para fazê-lo diferente.
    E esta primeira imagem…fascinante! bj.

    • valentinajacome

      Querida Marcia, vc sempre, sempre presente. Nao tens ideia de como it means a lot to me.xx

  • Beatriz

    Responder

    Que gostoso receber a newsletter de seu blog, mostrando que você retornou e com uma receita gostosa. Senti falta, pois adoro o que você escreve. Este texto, com a sensação olfativa aguçada pelas maçãs ao forno, o frio aí, com a chuva aqui em SP, e a chegada de dezembro, trouxe uma deliciosa sensação também de aconchego. Seja bem-vinda de volta. E se comunique por aqui sempre que tiver vontade. Não se sinta na obrigação. Mas, pode ter certeza que terá muitas leitoras. Abs

    • valentinajacome

      Beatriz, todos voces que leem me fizeram voltar. e apesar de demorar a postar o segundo post do retorno, ele esta no ar. tive problemas tecnicos e nao tinha como recuperar as fotos do post. resolvido. Como esta o tempo em sao paulo?

  • nayla

    Responder

    Valentina, que bom te ter de volta!!! Fiquei contente com a surpresa desse novo post…Adoramos!!!

    beijos

    • valentinajacome

      Oi Nayla, obrigada. Desculpe ter demorado a postar o segundo – problemas tecnicos na parte fotografia, mas resolvidos

  • Marisem

    Responder

    Oi Valentina,

    que alegria com sua volta.!
    Identifico-me totalmente com o que vc disse a respeito dos bolgs,gosto desta sensação de nos conhecermos e de trocarmos experiências e aventuras culinárias.
    Além do mais acho um “luxo” estas imagens maravilhosas que vc nos envia..
    Um abraço carinhoso e seja bem vinda!
    Marise

    • valentinajacome

      Marise, você é uma fofa. desculpe a demora do segundo post, mas serei mais organizada pois saber que vcs leem eé muito importante.

  • Sarah

    Responder

    Welcome Back Valentina!
    Visitava o blog todos os dias esperando por esta surpresa e o seu retorno!
    Muito bom te ter novamente por aqui, amiga de cozinha virtual.

    Beijos
    sarah
    tricotandonacozinha.blogspot.com

    • valentinajacome

      Sarah, me fala de voce. Este spelling do teu nome eh ingles. Estou aqui como os detalhes do tricotando salvados. e ja vi a lasanha mexicana.xx

  • Jô Mayr Bibas

    Responder

    É. nossos blogs diferem bastante da tendência atual… Que bom!
    BJô

    • valentinajacome

      Jo, pessoas como vc me fazer pegar a ‘caneta’ e escrever.xx

  • Cristiane

    Responder

    Olá Valentina. Espero que você esteja bem!
    Não pude deixar de abrir um sorriso ao ver um novo post, e não pude tirar esse sorriso do rosto enquanto lia o que você nos trouxe de novo!
    É muito bom tê-la de volta! E isso realmente me deixou feliz.
    Por favor, não desanime. O que você faz é excelente.
    Tem muita gente que adora provar suas receitas, incluindo eu, e que também ama conhecer um pouco desses locais que você nos apresenta.
    Beijos!
    😀
    Cris Piva

    • valentinajacome

      Oi Cris, obrigada querida. Obrigada por esta mensagem tao bonito. Estou aqui, firme e forte.

  • Marcia

    Responder

    Olá querida Valentina, pode parecer estranha essa afetuosidade para quem mal se conhece, mas creia fiquei muito feliz por ver o seu post.
    Seja benvinda de volta.
    No começo de seu post você fala sobre o Outono e suas folhas , li um livro chamado ¨AMOR¨ , já faz muito tempo , mas me lembro muito bem de uma passagem em que ele falava o mesmo que você, que adorava o barulho do farfalhar delas sobre os seus pés e que as deixava na frente de sua casa pois as achava lindas, com suas cores desmaiadas, um tapete lindo e outonal, e então ia algum vizinho e limpava as folhas, levando seu tesouro.Alguns não entendem que a beleza está nas coisas mais simples como a Natureza.
    Obrigado por voltar, pela coragem de seguir em frente e pelo carinho que tem por todas nós. Adorei a receita, faço também com bananas ( ficam deliciosas).
    Um Abração e uma excelente semana !!!

    Márcia

    • valentinajacome

      Marcia, que mensagem linda! Puxa, obrigada. Agora fiquei curiosa sobre este livro. Por favor me conte de como fazes com as bananas. fiquei tao curiosa.

  • Surley Dammann

    Responder

    Linda sua página. Vou experimentar sua receita de maçãs assadas. Que seu dia seja maravilhoso!
    Abs

    • valentinajacome

      Surley, obrigada. Te desejo muitos dias maravilhosos. E me conte das maças assadas

  • Cristiane

    Responder

    Fiquei muito feliz quando vi que vc. tinha voltado. Adoro o seu blog! Amo suas fotos! Sempre tenho vontade de entrar na tela do computador e provar suas receitas….Rssss…. e mais ainda conhecer esses lindos lugares que vc. nos apresenta. Bjs, Cris

    • valentinajacome

      Oi Cris, comecei a colocar uma notinha nos post aonde falo das fotos – de onde ficam. Assim pessoas como voce pode ter um pouco mais de informacao caso eu nao mencione nada no post.xx

  • Gina

    Responder

    Ah, muita coisa mudou nesses anos todos, mas algumas amizades antigas se solidificaram e a essência do blog foi mantida.
    Sempre gostei de vir aqui e você sabe que foi inspiradora para eu criar o meu blog há 5 anos.
    Beijos!

    • valentinajacome

      Querida Gina, teu blog é referência. Adoro ver como tens sido prolíficas nas tuas postagens. Tua presença sempre constante é um carinho imenso.

  • Vilma

    Responder

    Realmenteé muito bom te-la de volta!
    Um abraço carinhoso!

    • valentinajacome

      Vilma querida, fico muito feliz por vc vir aqui, me ‘ouvir’ contar histórias.xx

  • Eliane Karas

    Responder

    Tive uma deliciosa sensação de alegria ao receber seu post. Boas novas! Passeio por muitos blogs e como leitora sinto o mesmo que você . Em alguns, muitos, não volto. Outros, porém, são meus amigos com quem passo muitos bons momentos. Que bom tê-la de volta! Um abraço muito caloroso!

    • valentinajacome

      Querida Eiane, pessoas como vc me fizeram voltar a postar. Ê gostoso saber que posso voltar a contar as minhas histórias e dividir coisas que gosto com você. Obrigada! e boas festas!!

Leave a Comment