lulas com sal e pimenta sichuan

12 Comments

Pimenta Sichuan com sal é uma mistura que pode ser usada e guardada numa vasilha para uso variado. Dura meses. Adoro o cheirinho da pimenta tostadinha sendo esmagada no pilão após ser levemente tostada. Confesso eu só utilizei este tempero com lulas. Uma paixão, mas prometi a mim mesma que vou experimentá-la com peixes também e até frango.

Uma receita muito semelhante a esta já foi publicada antes, em 2007. A outra receita leva farinha de trigo assim como de maisena. Acho que esta nova receita é mais leve, pois só leva maisena. E nesta receita também se usa iguais quantias de pimenta do reino e Sichuan (Szechuan). As pimentas frescas que uso nesta nova receita dão um toque especial e estou elegendo esta como a minha receita favorita. Uma leitora havia me perguntado se a outra receita era parecida com as que se come em restaurantes de comida chinesa. Digo que esta receita aqui seria a mais próxima.

Não sou partidária de frituras, mas nas poucas vezes em que a faço uso um bom óleo e espero até que o óleo fique bem quente. Este é o segredo. Se o óleo não está na temperatura ideal o alimento vai ficar cheio de gordura. Pelo menos é o que constatei nos meus experimentos.

Ingredientes:

1 kg de lulas limpas – o teu peixeiro pode fazer isso

2 colheres chá de grãos de pimenta de reino

2 colheres chá de grãos de pimenta Sichuan

2 colheres chá de sal marinho

60g maisena

Óleo vegetal para fritar

2 pimentas frescas das vermelhas, sem sementes e picadas grosseiramente

Cebolinha verde cortada em tiras

4 dentes de alho fatiados

Suco de ½ limão

4 colheres de sopa de coentro fresco picado

Preparo:

Corte as lulas em fatias e seque com papel toalha. Isto vai ajudar a que as lulas fiquem bem sequinhas.

Esquente uma frigideira e toste os grãos de pimenta até que eles fiquem perfumados. Transfira os grãos para um pilãozinho e triture juntamente com o sal. Transfira a mistura para uma tigela, e acrescente a maizena. Por fim jogue as tiras de lulas na tigela e use as mãos para misturar tudo. O que se quer é que os anéis de lula fiquem cobertos com a mistura. Sacuda para retirar o excesso.

Ponha óleo numa panela, o suficiente para fritar. Deixe o óleo esquentar bem. Frite as lulas – com certeza terás que colocar um pouco por vez, e frite por 1 minuto. Mais do que isso e a lula ficará emborrachada. Mas lembre-se que o óleo tem que ficar bem, bem quente. Ponha as lulas para secar numa travessa revestida com papel toalha. Transfira o óleo, menos uma pequena quantidade, para uma vasilha. Leve a panela de volta ao fogo e jogue a pimenta e alho dentro dela. Frite por um minuto e jogue por cima das lulas. Por fim jogue a cebolinha e coentro por cima e sirva.

Fonte: Ravinder Bhogal

12 Comments

Leave a Comment