Lombo de porco com molho de mostarda de Dijon

7 Comments


Não tenho muito hábito de comprar carne de porco e quando compro costuma ser lombo. Não sei se é ilusão ou devaneio mas acho que quando mamãe comprava lombo no Brasil a carne vinha bem limpinha, sem umas peles brancas que ainda necessitam ser retiradas.Aqui a gente chega em casa e ainda tem que limpar a peça um pouco. Confesso que isso enche o meu ‘saco’.Desculpe o desabafo.

Na maior parte das vezes quando compro lombo é para fazer comida de estilo oriental, mas desta vez resolvi buscar algo diferente.Este prato é bem prático, ótimo para uma refeição de última hora. O resultado final é tão interessante; levemente adocicado, mas ao mesmo tempo com uma certa ‘acidez’ por causa da mostarda. E lombinho de porco é uma carne não cara e na minha opinião um dos melhores pedaços do porco. Visualmente é bacaninha também. Pode servir com arroz branco, arroz c om açafrão, purê de batatas, batatas cozidas.

Ingredientes:

1 lombo de porco de 450g fatiado finamente

1 colher de sopa de farinha de trigo

Sal

Pimenta do reino moída na hora

Azeite de oliva

1 cebola roxa cortada em rodelas finas

200ml de caldo de legumes

2 colheres de sopa de xarope de Maple

2 colheres de sopa de mostarde de Dijon em grão

Suco de 1 limão amarelo

Salsinha picadinha

Ponha a farinha de trigo, o sal e a pimenta do reino em um saco plástico como os de guardar coisas na geladeira, e dê uma mexida para que tudo se misturem bem. Em seguida jogue a carne de porco dentro do saco e sacuda bem para que todos os pedaços fiquem recobertos com a farinha temperada.

Esquente azeite de oliva em numa frigideira grande a asse as fatias de lombo até que fiquem moreninhas. Retire e reserve numa vasilha coberta com papel alumínio. Ponha a cebola na frigideira e acrescente mais umas gotas de óleo se necessário. Doure a cebola e ponha o caldo de legumes na frigideira também, deixando chegar ao ponto de fervura. Deixe ferver por uns 2 minutos para que o caldo reduza um pouco. Acrescente a mostarda e o xarope de Maple, o suco de limão e misture bem até que chegue ao ponto de fervura novamente. Ponha o lombo de volta na panela e deixe cozinhar por uns 4 minutos. Salpique salsinha picada na hora de servir.

7 Comments
  • Ingrid

    Responder

    Ola, fiz o prato sem o xarope e ao inves da mostarda em graos, eu coloquei o extrato da mostarda (tipo um creme) e ficou otimo! Ateh meu marido q “detestava” carne suina adorou, obrigada!

  • Cris

    Responder

    Oi Valentina! Eu tenho essência de maple que tenho usado para fazer syrup, gostei da idéia de usar na carne de porco, na próxima vez que fizer lombo vou acrescentar! Bjs!

  • valentina

    Responder

    Laila, o resultado final me agradou muito.Marizé querida, obrigada.Eliana querida, como a ci te deu a dica agora espero ter noticias do lombo.risosCi, é maravilhosa mesmo! Amo!!

  • Cinara

    Responder

    Val, eu adoro receitas com lombo de porco, acho uma carne super saborosa! Como dizem os norte-americanos, “it’s the OTHER white meat”! ;o)Desculpe me intrometer, mas vou responder para a Eliana: Lica, o xarope (Maple Syrup) você encontra no Pão de Açúcar! Pelo menos aqui em Campinas eu vejo sempre…Beijão, Val!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina esse prato deixa qualquer um babando! Eu acho que não encontro o xarope facil por aqui, mas vou procurar. 🙂

  • Marizé

    Responder

    Que interessante o maple syrup no lombo, deve ser mesmo muito bom. Parabens!

  • laila

    Responder

    Avalentina que maneira prática e interessante de fazer o lombo…deve ficar muito bom, a cara está ótima! bjos

Leave a Comment