Loaf de tâmaras e água de rosas

4 Comments

loafs de tâmaras-2A publicação francesa Saveurs é uma das minhas paixões. Tenho me controlado para não assiná-la, mas sempre fico correndo atrás dos novos exemplares  por Londres, nas livrarias que vendem revistas em outras línguas.  Depois leio de capa a capa e marco as receitas que mais me interessam. Assim fica mais fácil achar as páginas das minhas escolhas. Bom, é verdade que muitas vezes as marcações ficam só enfeitando a revista pois em alguns meses nem tenho oportunidade de voltar à um exemplar escolhido. Esta receita é da edição de março e havia um capítulo inteiro sobre Les cakes. Uma mescla de salgados e doces. Uma receita com chorizo e azeitonas, outra de pêra e roquefort, um outro cítrico e finalmente esta com tâmaras e água de rosas. O que me fez escolher a receita? As tâmaras ou a àgua de rosas? Os dois ingredientes tenho que confessar. O feeling oriental. O que te faz escolher uma receita? Costumo ir pelo conjunto.
loafs de tâmaras-2Já fiz a receita duas vezes, e sempre me controlando para não acrescentar farinha de amêndoas. É que acho que elas dariam um toque delicioso a este cake. Porém me desvio levemente da receita original ao usar farinha de espelta branca pois é a minha grande favorita. E fico bem relaxada colocando as tâmaras picadas na massa, pedaço por pedaço para evitar que elas se agreguem à massa em bolotas. Dou uma mexida e jogo mais um pouco, segue outra mexida e outros pedaços são incorporados. Como você pode ver pela foto o resultado são pequenas delícias encrustradas com tâmaras. O resultado não poderia ter sido melhor. E estes bolinhos pequenos são ótimos para serem divididos com alguém. Um enche bem. A receita foi feita pela metade. Caso você queria fazer a receita inteira é só dobrar as quantidades e usar uma forma de bolo inglês para assar. A bebida que acompanha muito bem aqui é um chásinho.
loafs de tâmaras-3Na minha última viagem a Paris queria ter feito algumas das receitas na casa aonde fiquei, mas acabou ficando só na vontade. Talvez na próxima vez faça isso e convide a amiga M. para jantar comigo e colocar as idéias em dia, tudo regado a produtos locais.

Esta receita é da  Saveurs francesa de março 2013. Adoro esta publicação pois sempre traz ótimas idéias e me inspira.  Reduzi a receita a metade e rendeu 6 mini loafs.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça  forno – 200oC. Unte 6 forminhas de pão e reserve.

Ponha a manteiga e açúcar em uma tigela e bata bem até a mistura ficar clara e leve. Acrescente os ovos um por um, batendo bem entre cada adição. Por fim acrescente a farinha peneirada, o fermento, as tâmaras e água de rosas. Misture tudo delicadamente pra que os ingredientes se integrem bem. Costumo colocar as tâmaras picadas aos poucos e jogo os pedaços um por um. Desta forma os pedaços ficam  bem encorporados. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos antes de baixar a temperatura para 140oC. Depois deixe assar por 20 minutos aproximadamente na temperatura mais baixa. Faça o teste do palito aos 15 minutos.  Quando pronto retire do forno e deixe esfriar nas formas por 5 minutos antes de transferir para a grelha.

4 Comments
  • Fernanda

    Responder

    Tina querida, eu simplesmente amei a receita! Vou receber minha sogra daqui a duas semanas e acho que ela vai gostar né! 🙂
    Bjos Fe

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Adorei você ter feito mini loaves, Tina – ficaram tão delicados! Adoro usar água de rosas em baking.

  • Cucchiaio pieno

    Responder

    Querida Valentina
    Adoro tâmaras, mas a minha grande paixão é a água de rosas!
    Hummm, realmente somente se controlando, pois se colocar a farinha de amêndoa irá virar um vício de tão bom!
    Um abraço
    Léia

    • valentinajacome

      Ah querida, é mesmo? Vou ver se de vez em quando procuro algo com água de rosas para dividir aqui.

Leave a Comment