loaf de pêras e framboesas

6 Comments

bolo de pera e framboesa-4Normalmente executo receitas com as quais me confronto inesperadamente. Não tenho muita organização neste sentido. É o que me   ‘pega’ naquele momento. O que faz o meu coração bater. Entretanto todo mundo diz que há uma primeira vez para tudo, e é verdade. Ao ver esta receita a escolhi por a) ter pêras na geladeira que estavam gritando do topo da sua voz para serem consumidas, b) por a achar bem interessante. Mas a pêra falou mais forte. Não posso mentir. Seria just wrong. As pêras eram para o aniversário de uma amiga. Ia fazer uma torta com pêras inteiras. Mas sem querer me delongar, a tal da receita da massa da torta com pêras só deu zebra. E perdi a vontade de fazê-la. Enquanto isso minhas pêras apresentavam sinal de cansaço. De tipo  final de festa, pés doídos pois os saltos eram muito altos: ‘ Me manda um taxi’. Resolvi então que lançaria mão da receita da loaf de pêras e framboesas.

bolo de pera e framboesa-1Confesso que coloquei um pouquito mais de pêras na massa do que o pedido, e talvez por isso minha massa não tenha ficado com buraquinhos. Só que eu não ia ficar com metade de uma pêra que já estava no final de seus dias. Mesmo que pudesse ter picados os pedacinhos e colocado na minha porridge. Mas sou tradicionalista com relação a minha porridge, e soó permito fruta se for purê de maça. Voltando a receita. Mas mesmo sem ter ficado sem buraquinhos como a foto da receita original também ficou ótima. Molhadinha. Cheia de pêras. E foi terrīvel, pois comi muitas fatias. Mais do que devia ou melhor ainda, do que podia. Mas ah… tão bom.  E será que as pêras e framboesas contam como minhas 5-fruit a day? Eu sei, tô tentando de tudo.

bolo de pera e framboesa-2 bolo de pera e framboesa-3

Receita de uma velha conhecida – uma das minhas primeiras inspirações no mundo de baking – Women’s Weekly Australiana.

*Queria dizer algo sobre o buttermilk: normalmente ele não aparece sozinho nas festas. Seu companheiro bicarbonato de sódio lhes faz companhia pois os dois juntos levantam os loafs/bolo/o que seja. Mas nesta receita não esqueci de colocar o bicarbonato.Ele realmente não foi convidado. Se você não tiver buttermilk  não saia de casa no meio da noite para o supermercado 24 horas – a não ser que você também não tenha leite. Pegue o leite  na quantidade de buttermilk especificada na receita, ponha-o em uma tigelinha pequena, e acrescente uma colher de sopa medidora de suco de limão mais um tiquito, e deixe descansar por uns 10 minutos quando ele deve estar talhado. Pronto. Ai está o seu substituto.

Pera aí, você disse que não sabe o que é buttermilk? Ele é aquele líquido que fica depois que a manteiga fica pronta – um soro tipo assim. Em Brasīlia que hoje em dia é o meu universo em termos de Brasil, pois é praticamente o único lugar que visito, não vi buttermilk. Se você é de BSB e sabe aonde vende, deixe um comentário para a galera.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte uma forma inglesa de 10.5 cm x 22 cm., forrando o fundo e lateral com papel manteiga.  Sim, sou bem cri cri quanto ao tamanho das formas. Isto é importante – tentar colocar muita massa em uma forma pequena? O arrependimento vai te assombrar pro resto da vida. Quando a forma estiver ‘vestidinha’, reserve-a até a hora do baile.

Faça o mis-en-place – coloque tudo que vai usar a mão, já nas quantidades estipuladas.

Bata os ovos, baunilha e açúcar em uma tigela e bata por uns 3 minutos ou um tiquito mais. A mistura deve ficar clara e cremosa. Uma vez que você atingir o ponto acrescente a farinha de trigo, farinha de amêndoas, manteiga derretida esfriada, e buttermilk e misture tudo delicadamente com uma espátula ou colher de metal para que os ingredientes se incorporem. Você quer preservar as bolhas de ar criadas ao bater os primeiros ingredientes. Uma vez que esteja tudo uma coisa só acrescente as pêras e framboesas. Gosto de colocar metade primeiro, e delicadamente incorporar esta quantia à massa. Depois coloco o resto e repito o processo. Assim as frutas ficam mais bem distribuídas. Ponha a mistura na forma, nivele, e jogue as lascas de amêndoas por cima. Caso vc queira um pouco mais do que a quantidade indicada pois acha que 35g deixa uma camada muito raquítica, vá em frente. Ponha a forma no forno e deixe assar por uns 45 minutos. Faça o teste do palito e se necessário deixe por mais tempo. Vai depender do seu forno.

Quando o bolo estiver no ponto retire do forno e transfira para uma grelha, ainda na forma. Deixe esfriar por uns 10 minutos e depois retire da forma, mantendo o loaf na grelha para que esfrie completamente.

6 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, esse loaf deve ter ficado bem úmido, do jeito que eu gosto! Que lindas fotos, querida.

  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Que ótima idéia Tina! Estou com pêras e framboesas no jardim.

    • valentinajacome

      Pat querida, ele fica bem úmido sim. Um loaf honesto. E acho que os sabores combinam bem. Achei sente o focinho das pêras, e o azedinho das framboesas.

    • valentinajacome

      Chris, me conta se fizer.

      • Christiane

        Tina, fiz ontem, ficou divino. Acho que vou até fazer outro misturando maçã, pois não tenho mais pêras suficiente e agora sobrou as nozes e buttermilk!

        • valentinajacome

          Chris, que show saber disso. E a ideía das maças..perfeita. La vou eu de novo. LOL

Leave a Comment