loaf de lavanda e visita a fazendas de lavanda

25 Comments

Vocês podem não acreditar, mas estou tentando escrever este post há um ano. Desde o passeio que fiz com minha querida amiga Wanda no verão do ano passado. Passeio que me deixou imensa saudade. Falando do destino antes de começar, adianto que fomos a uma fazenda de lavanda na região de Cotswolds. A verdade é que o nosso passeio, inicialmente, não incluía visita a nenhuma fazenda de lavandas. Eu havia lido no blog de uma amiga que há uma fazenda de lavanda em Croydon. Lugar que fica também na região de Surrey, assim como a cidade aonde moro. Como a Wanda estava para chegar quando li o post da Deb, pensei que tínhamos que fazer o tal passeio. No final, resolvemos que passaríamos pela fazenda de lavandas Mayfield quando fôssemos para Cotswolds. Não era bem no caminho mas perto o suficiente para que saíssemos da rota um pouco por umas duas horas, e depois seguíssemos ao destino Cotswolds. Passamos para nos despedir de uns vizinhos e para lhes dar umas cerejas que havíamos colhido, e eles nos disseram que havia uma fazenda de lavanda em Cotswolds, não era necessário sairmos do roteiro para visitá-la. Resolvemos então visitar a fazenda Snowshill que fica bem na área que ia ser visitada por nós em Cotswolds. Era entardecer quando dirigíamos por uma estradinha em direção à cidade em que queríamos pernoitar. Vidros abertos, um tiquito de brisa, eu olhando pra frente querendo chegar para tomar um banho. De repente um perfume invadiu o carro – estávamos dirigindo paralelamente aos campos da fazenda Snowshill. Uma alegria quase infantil me invadiu. Continuamos em direção à nossa pernoite, e com imenso senso de antecipação em relação à nossa visita do dia seguinte. E no dia seguinte, debaixo de sol de verão nos dirigimos ao tão antecipado destino. A fazenda Snowshill passou a plantar lavanda só no ano de 2000, pois a família queria diversificar. Aquela região tem muitas fazendas de ovelhas, e a diversificação foi um ato corajoso. Pagamos uma quantia de £2.50 para visitar alguns campos. Nesta fazenda se planta várias variedades de .lavanda, e os campos apresentam várias cores. Na área fora dos campos abertos para visitação há uma lojinha com uma variedade simpática de produtos a base de lavanda – de cosméticos a culinários. E há tambem uma casa de chá. Tomamos chá de lavanda, comemos scones de lavanda e se a memória nao me falha também comemos shortbread de lavanda. Lembro que o chá era muito saboroso. Depois da visita, muitas fotos, compra de produtos e chá da tarde. Ao meio dia, nos despedimos de Snowshill e continuamos o passeio. Para mim a imagem daqueles campos de lavanda e do perfume que invadiu o carro no entardecer, ficarão comigo por muito tempo. Talvez pelo rest da minha vida. As fotos do campo são da Wanda pois por mais inacreditável que pareça não encontro as fotos que tirei. Talvez tenha perdido todas.

Já este ano no começo de julho estive numa outra fazenda de lavanda. Desta vez na região de Kent. Fica há 10 minutos de carro da casa da minha amiga Deb. Chama-se Castle Farm. Para ler mais sobre esta fazenda clique aqui – Castle Farm. Na lojinha dentre os produtos típicos eles também desenvolveram essências de lavanda para a culinária. Uma para uso em receitas frias, e outro para receitas que vão ao forno. Peguei um folhetinho com várias receitas, incluíndo um sal com lavanda para filé – veja aqui. E aqui vai uma delas. infelizmente não tenho nenhuma foto de Castle Farm pois ao chegar lá e tirar a máquina da bolsa vi que a bateria da minha máquina estava descarregada. Não dá raiva quando a gente faz isso? Fico devendo as fotos.

Esta receita é muito gostosa. Acho que se você nunca fez nada com lavanda vale a pena testar. Lembre-se de comprar lavanda comestível.

Loaf de lavanda e limão

Ingredientes:

  • 125g manteiga amaciada
  • 175g açúcar
  • Raspas de 1 limão
  • 2 ovo
  • 175g farinha de trigo com fermento
  • 2 colheres de sopa rasas de lavanda comestível
  • ¼ xícara de leite em temperatura ambiente

Ingredientes para a calda de limão:

  • Sumo de 1 limão
  • 100g açúcar de confeiteiro peneirado

Forma média de bolo inglês, untada e forrada com papel manteiga

Preparo do bolo:

Ponha a farinha de trigo e a lavanda numa vasilha e use um fouet para mexer a mistura. Reserve. Bata a manteiga, raspa de limão e o açúcar até ficar com uma mistura cremosa e clara. Acrescente os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Pare a batedeira entre cada adição e use uma espátula para raspar a mistura do fundo da batedeira se necessário. Com a batedeira em velocidade baixa acrescente a farinha de trigo em duas levas, intercalada com o leite. A mistura deve ficar levemente incorporada. Se necessário, use uma espátula para acabar de misturar tudo. Coloque a mistura na forma reservada. Leve ao forno por uns 35 min. Faça o teste do palito. Retire do forno, transfira para uma grelha e faça furos nele com um palito.

Para a calda é só colocar o açúcar peneirado numa tiger, seguido do sumo de limão. Mexa bem até incorporar os dois e ficar com uma mistura meio rala. Jogue um pouco da calda por cima. Os furinhos vão ajudar a calda penetrar no loaf. Deixe esfriar antes de tirar da forma.

25 Comments
  • rosa

    Responder

    mineirinha, a dúvida é esta: posso usar lavanda colhida do jardim? seca ou ao natural? por que dizer “comestível”? já fiz biscoitos, com limão siciliano e lavanda fresca. evitei colocar muito, porque não sabia o limite. agradeceria muito se me respondesse.
    de Belo Horizonte, MG.

  • Paulo RT

    Responder

    Ainda estou a aprender com a lavanda. Temos um vaso que está florido, embora usar a palavra florido pra você soe ingênuo depois de sua experiência.
    Não conheço loafs, aliás mais uma coisa que conheço aqui.
    Mas olhando as fotos, principalmente a primeira onde aparecem, será que ficam bons se torrados no forno?

    • Trembom

      Paulo, acho que a idéia de dar uma torradinha é boa. Outro dia fui visitar uma vizinha minha e ela me disse para pear lavanda do quintal del a se quiser cozinhar ou fazed bolos. Acho que vou aceitar o convite e usar para fazer sal de lavanda.

      • Paulo RT

        Sal de Lavanda?
        Outra que vou aprender?

  • Casimira

    Responder

    Em minha casa, a única forma de ter lavanda, ou é em sabonete ou queimando incenso… Não conhecia essas outras variantes da lavanda… Vou ver se acho lavanda comestível… Mas deve de ser fácil! Talvez em loja especializada.

  • YES we Cooking

    Responder

    Estou impressionada em como é lindo~Adoro viajar e com certeza isso vai para a minha wishlist. Lavanda super combina com doces, fiz um curso onde aperndi a fazer umas trufas de chocolate branco com lavanda deliciosas! Tenho uns saquinhos lá em casa e a vontade de usá-los aumentou ainda mais depois dessse post. Beijos, Cecilia

  • Bruna do Gourmandisme

    Responder

    Aii fiquei babando aqui… pelo bolo e pelas lavandas… Lindas fotos!

    Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey’s! beijos

  • Lylia

    Responder

    Oi Valentina,
    QUe lindo!
    Plantei essa semana uma mudinha de lavanda.Qual a diferença entre a comestível e a ornamental?
    Achei que fossem iguais.
    Bj,
    Lylia

  • Letícia

    Responder

    Como a Akemi, não imaginava que existissem tantas variedades de lavandas. E, como de hábito, seu post é pura poesia. A gente quase pode sentir o perfume dos campos de lavanda. Valeu a pena esperar por esta publicação 🙂

    Beijos!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que delícia de bolo. Adoro limão, vc sabe, e com lavanda então… Combinação boa demais.
    Fotos lindas, amiga. Adorei ver os campos de lavanda.

  • marianapp

    Responder

    Valentina que lugar lindo! eu não cheguei a ver campos de lavanda, mas em Monteriggioni na Toscana vi um pouco de plantacão de lavanda…que coisa mais deliciosa…que perfume que fica no ar!! lindo post!

  • Fer Guimaraes Rosa

    Responder

    Querida Valentina, demorou um ano pra esse post sair, mas valeu a pena, pois este foi um dos mais lindos que já li aqui. o cheiro da lavanda fresca no campo [ou mesmo num arbusto no quintal] dá uma sensação de felicidade sem comparacão, pelo menos pra mim. beijo enorme!

  • Mônica

    Responder

    Que visual encantador!! Um dos meus grandes sonhos (e que não são poucos) é conhecer uma plantação de lavanda. Considero uma das imagens mais lindas que há, e o aroma…não deve haver nada parecido!

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    Que cor maravilhosa! Não imaginava que vc tivesse esses campos tão próximos. Um óptimo passeio e certamente a repetir. Limão e lavanda são uma combinação infalível e este seu bolo tem tudo para ser delicioso. E com uma chávena de chá… Ahhh, perfeição! 😉

  • Danira

    Responder

    Valentina,
    meu blog estava meio abandonado… mas agora estou recuperando o tempo perdido.. rsrsrs
    Fiquei muito feliz ao ler seus comentários.
    Pode voltar lá que tem uma novidade! 🙂

    beijos

  • Ameixinha

    Responder

    Nunca visitei campos de lavanda mas já fiz um bolo de lavanda e limão e adorei 🙂 Fica delicioso!

  • wair de paula

    Responder

    O detalhe da cor do prato sob o loaf de lavanda é delicado, preciso e invejável. Ótima receita, abs.

  • Téia

    Responder

    Que lindo post amiga, são mesmo maravilhosos estes campos, imagino que cheiro divino. Acho muito legal você compartilhar estas experiências conosco, viu? Bjka.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Meu sonho é conhecer campos de lavanda! E’ um dos perfumes que mais amo!
    Belíssimas fotos e adorei a receita, como sempre!
    Bjim
    Léia

    • Léia Silva

      Cara Valentina
      Teu blog e tuas receitas me inspiram muito. Essas inspirações, que tiro de trabalhos que admiro, me dão entusiasmo para melhorar sempre!
      Um abraço
      Léia

  • Akemi

    Responder

    Amiga, não sabia que existiam tantas variedades de lavanda.O degradê de lilases no campo é algo de encher os olhos! Fiquei aqui imaginando o aroma delicioso que entrou pela janela do seu carro! Acho que morar num lugar assim deve ser muito zen! rss
    E este bolinho ficou super apetitoso! Perfeito para um chá da tarde!
    Bjss

  • Cristina Lunardeli

    Responder

    Lindo demais, e o perfume no ar deve ser delicioso! espero um dia poder ter uma experiência como essa!
    Eu estou no time das que nunca provaram nada com lavanda, talvez agora me arrisque!rs…
    bj…

  • Fernanda

    Responder

    Tina minha querida! Que delícia de passeio!!! O perfume no ar deve ser incrível mesmo! E a beleza do lugar…nossa….liiindo! Adorei mesmo! E esse bolo então? Mais uma receitinha de lavanda do trem bom p/ eu fazer! 😀
    Super beijo
    Fe

  • Gina

    Responder

    Tina,
    As imagens de campos de lavanda sempre permearam meu sonho de conhecer pessoalmente. Sua reação é perfeitamente justificável. Impossível não se deixar contagiar por aroma e cores de uma plantação assim.
    Sou uma apaixonada por flores, de quaisquer tipos, mas os campos de lavanda sempre me fascinaram.
    Ainda não usei a lavanda na culinária, me contento com essas imagens…
    Bjs.

  • Nereime

    Responder

    Valentina que fartura de flores, um show da natureza, amei!Eu aqui com meu vazinho suspenso de lavanda com no maximo cinco botões, esperando abrir em flor para fazer um post …..arrasou menina…que privilegio esta tua viagem.
    Beijos perfumados pra voce!

Leave a Comment