loaf de framboesa e banana

10 Comments

bolo de framboesa e banana -1Estou como que um zumbi. Trabalhar até a meia noite e estar na mesa novamente às 6 da manhã é pauleira. Graças a Deus que este ritmo é extremamente raro. Como não consigo mais pegar o trem ao sair do trabalho a esta hora tenho que pegar autorização para pedir um taxi pago pela companhia. Espero que ontem, 5a feira, tenha sido a última vez que precisei deste taxi. E neste clima de ‘imersão’ não vi nada nos noticiários da 4a sobre o soldado que foi assassinado em plena luz do dia. Fui saber na manhã no dia seguinte porque minha mãe me contou. História chocante. Uma jovem colega de trabalho passou o dia entre lágrimas e momentos de profunda reflexão. Ela mora bem na área do acontecido e namora um rapaz que serve lá, e conversavamos sobre como esta imensa tragédia nos faz sentir vulnerável, totalmente a mercê dos acontecimentos de uma certa fora forma. Como um dia tudo está bem, e de repente algo pode acontecer e mudar as nossas vidas muitas vezes de forma radical. Como que te chacoalhar.
richmond-1                                                                       na beira do rio em Richmond

A grande maestria é prosseguir caminhando, tentando não endurecer, e apesar de tudo manter o foco no positivo. Até mesmo abraçar as coisas boas e curtir as pessoas queridas mais intensamente. Pois nada é estático. E vivemos sujeitos a muitos eventos completamente fora do nosso controle.  A violência não pode ser ignorada, mas temos que tomar o acontecido e transformá-lo em algo positivo.  E falando de inesperados resultados lembrei-me e quis postar este loaf que fiz algumas vezes já, e que no começo da semana passada fiz novamente para um grupo que trabalha comigo. Os ingredientes banana e framboesas me pareciam pertencentes a polos diferentes, e jamais havia pensando em colocá-los na mesma receita. e ao ver esta receita aqui fiquei atraída pelo que me parecia impensável. Servi com ricota misturada com Maple Syrup. Mel também fica ótimo aqui.  Vai bem no café da manhã especial, para um cafezinho da tarde, para presentear. Esta receita passou para a pastinha que tenho na cozinha, das receitas que viraram parte do dia-a-dia. Acho que morangos também ficam muito bem aqui,  uns morangos maduros.

Desculpem o post ter demorado a sair, e não ter visitado blogues amigos recentemente. É tudo por causa da falta de tempo. Por estar em uma rotina acordar, trabalhar e dormir. Não por descaso – sei que muita gente só visita se é visitado. Quisera eu poder postar todos os dias, me dedicar totalmente ao que eu gosto. Mas financeiramente é inviável para mim, então faço quando posso. Desejo a todos um lindo fim se semana.

load de framboesa e banana-5
banana e framboesa-1

 

A Delicious australiana é uma publicação que reúne contribuidores de imenso talento o que a recheia sempre com ótimos artigos e receitas bem interessantes, e é uma grande fonte de inspiração. Esta receita é de um dos seus contribuidores, o chef australiano Matt Moran. Clique no nome para acessar sua página e assistir a um vídeo dele se tiver interesse. Um lindo loaf que põe dois ingredientes que eu nunca pensei em colocar juntos: banana e framboesa. E eles se casam tão bem. A banana dá uma enorme umidade à massa e perfume. E as framboesas trazem uma leve acidez.

Ingredients:

Instructions:

*125g é o peso das framboesas frescas. Para as congeladas, que só tiro do congelador na hora exata de acrescentar à massa, acrescento um pouco mais.

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre o fundo de uma forma de bolo inglês de 8cm x 23cm. Reserve.

Em uma vasilha coloque a farinha peneirada, açúcar – os dois tipos, peneirando o açúcar integral, fermento e bicarbonato de sódio e mexa para que os ingredientes se incorporem. Em uma outra vasilha coloque a manteiga derretida e esfriada, ovos, leite e bananas. Mexa para que se encorporem. Em seguida use uma espátula para misturar bem todos os ingredientes. As framboesas são acrescentadas por último. eu coloco uma parte, mexo delicadamente com a espátula, depois coloco mais e mexo novamente. Acho que assim ficam mais bem distribuïdas na massa. Asse por aproximadamente uma hora. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe mais um pouco se achar necessário.

10 Comments
  • Re

    Responder

    Querida, fiz ontem! Ficou perfeito. Como carioca, nunca pensei combinar banana com framboesa, mas ficou divino!! Obrigada.

    • valentinajacome

      Re, que bom que vc apesar da reação de carioca – segundo você mesma, resolveu testar. Este loaf é realmente uma delícia.E obrigada por voltar para me dizer que gostou – adoro saber. Um bom domingo.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, as receitas da Delicious Australiana são mesmo excelentes. Nunca decepcionam. Esse bolo ficou lindo, hein? Adoro bolo de banana, e com framboesas deve ter ficado divino.

    • valentinajacome

      Pat, com certeza. Ótimos contribuifores. Ando fazendo esta receita substituindo 1/2 xicara de farinha por almond flour.

  • Gina

    Responder

    Querida Valentina.
    Adoro a mescla de sabores de banana e framboesa, acho um equilibrio de paladar delicioso.
    Para variar adorei a receita, e as fotos que me fazem viajar.

    Deixei uma resposta para você, mas como a minha internet caiu na hora não sei se foi, caso contrário me avise que eu mando de novo.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Gina, nunca tinha provado os dois juntos. Vc ja pelo visto. Realmente otima combinacao.

  • Maria João Leal

    Responder

    Ficou maravilhoso esse loaf salpicado com as framboesas…
    Beijinhos e bom fim de semana!

    • valentinajacome

      Maria Joao querida, fica saborosissimo. Servido com sorvete tambem eh otimo. Sorvete de baunilha. Boa semana para voce.

  • Ana Claudia

    Responder

    Oi Valentina, adorei a receita, simples e parece deliciosa. Queria tirar uma dúvida, qual seria a diferença de Loaf para Bolo? Já vi várias receitas, até já fiz, com nome de loaf e queria entender…bjos, Ana

    • valentinajacome

      Oi Ana, Antes de mais nada obrigada por visitar o Trembom. Fico feliz quando vejo um comentario de leitores. ; o )

      Tem gente que diz que um loaf cake é um cake assado em loaf pan que no Brasil se chama forma de bolo inglês. Mas não eé tão simples assim. Existe um post do David Lebovitz em que muita gente fala exatamente sobre isso e uma das coisas que se explica melhor é que o loaf é do grupo dos ‘quick breads’, misturas rápidas, que não envolvem cream nada. Jaá bolo eé diferente. Esta receita aqui tem a mistura dos secos antes, os molhados separados e depois se une os dois. Não tem nada de bater a manteiga com o açúcar por 3 minutos, etc etc.. Um abraço.

Leave a Comment