Linguiças ao forno com uvas

21 Comments

Fico muito animada quando vejo ingredientes sendo usados de uma forma inusitada – pelo menos para o meu repertório. Diana Henry entrou na minha vida com um lindo livro – Crazy Water, Picked Lemon. O livro me despertou para muitos ingredientes, e para uma nova visão de culinária. Desde então virei sua fã. Ela passou a participar de um programa de televisão aqui chamado ‘Market Kitchen’ e eu parecia uma adolescente assistindo todos os shows que podia para ver a minha musa em ação. Comprei um outro livro dela intitulado Éffortless cooking every day – Cook Simple. Um dos capítulos se intitula ‘linguiças’, e foi nele que me deparei com esta receita aqui. Não preciso dizer que fiquei absolutamente fascinada ao ver uvas usadas na culinária. E com um dos ingredientes que mais amo: lingüiças. Já fiz esta receita muitas vezes. Acho difícil fotografá-la e por isso sempre a deixava de fora. Mas desta vez resolvi publicá-la aqui.

Um dos ingredientes é saba. Delicatesse que vende produtos italianos costuma estocá-lo, mas caso não o encontre li que uma mistura de iguais proporções de xarope de vinagre balsâmico e suco de uvas servem como substitutos. Costumo usar só o xarope pois não costumo ter suco de uva em casa. O faço colocando o vinagre balsâmico numa panelinha e deixando cozinhar rapidamente até reduzir, adquirindo um certo adocicado no sabor. Para checar o ponto certo, sugiro que você coloque umas gotas num pratinho e che se ficará com uma forma firme ,e não líquida.

Ingredientes:
1 cebola fatiada
2 talos de salsão
Azeite de oliva
8 linguiças de boa qualidade
250g de uvas roxas sem sementes – você pode mantê-las no cacho se quiser
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino
200ml vinho tinto
50ml ‘saba’

Preparo:
Pre-aqueça o forno – 170oc.
Pegue uma vasilha resistente ao forno e revista o fundo com as cebolas e salsão . A vasilha tem que ser grande o suficiente para todos os ingredientes. Derrame duas colheres de azeite de oliva por cima e misture um pouco com as mãos para revestir a cebola e salsão. Coloque as salsichas e uvas por cima. Esmague algumas uvas para que soltem um pouco do seu sumo na hora do cozimento. Coloque as folhas do louro, salpique com sal e pimenta-do-reino e mais umas gotas de azeite de oliva. Misture o vinho e a saba ou substituto, e jogue por cima. Deixe no forno por uns 50 minutos.Na metade do tempo de cozimento abra o forno e vire as salsichas para que fiquem com a mesma cor.
Servi as minhas com purê de batatas.

21 Comments
  • erik sadao

    Responder

    comi uma parecida em londres, o prato era sausage and mash, linguiça com pure de barata, a linguiça vinha com um molho de vinho tinto que era uma delicia.

    vou provar essa.

  • Valentina

    Responder

    Renata, vejo nas tuas receitas que temos este algo em comum. Leo, olha, gostei da idéia da cerveja Leo. E muito. Pensei na cervja preta.Agdah, foi um erro de edição.Perdao. Os detalhes sobre o saba estão no próprio texto.Antes dos ingredientes.Iliane amiga, ah, me conta se gostares. Ou mesmo se não gostares. Fostes a Poços de Caldas?Nina, já vistas saba por aí? Tinha visto uma garrafinha na internet mas tão cara que resolvi deixar para lá por enquanto.Odete, acho que vale a pena provar ,sabe?!Pat, eu é que vou atrás desta receita do Bill.Tânia amiga, adoraria saber o que achas desta receita.Pena não poder postar para ti.Cláudia querida, é uma boa alternativa.Neyma, obrigada.Silvia, que bom te ver aqui pois sei que andas muito ocupada.Magia, acho bacana que estejamos usando mais a mistura de frutas com comida.Laila amiga, é verdade. Tem que se quebrar esta barreira.Teia querida, já amo lingüiça.Daí já viu.Valeira, a receita já foi repetida algumas vezes.Graciele, confesso que na primeira vez preparei mais por curiosidade.Porém o resultado foi uma ótima surpresa.Eli, voce e teus risotos maravilhosos.Silvinha, o livro é ‘’otimo.

  • Silvinha

    Responder

    Valentina, eu gosto bastante de misturar frutas a salgados, mas nunca tinha me ocorrido trabalhar com uvas! Adorei a dica do livro!Beijo!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    SAbe que eu fiz um risoto de uvas dias atrás e fiquei completamente apaixonada, agora vejo as lindas uvas sendo usadas com perfeição aqui, me encantei Tina.

  • Graciele Amâncio

    Responder

    Humm.. que delicia nunca imaginei que cassase uva com linguiça, e pela cara deve estar maravilhoso..

  • Valeria

    Responder

    Realmente inusitada….mas tá com uma cara ótima!Bjs

  • Téia

    Responder

    Áfe, que receita perfeita, realmente linguiça com frutas é especial. Maravilha Tina. Beijoca.

  • laila

    Responder

    por auqi valorizamos pouco os embutidos né…uma pena…são açlimentos tão ricos… e essa receita é memso maravilhosa!!! bjs

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Parece delicioso. Eu adoro frutas em pratos salgados. Dá um toque todo especial. Me lembra dia de festa…Bjs 🙂

  • Silvia Arruda

    Responder

    Bem interessante mesmo. Também gosto de receitas com ingredientes que têm combinação inusitada!

  • Neyma

    Responder

    Nossa!!Essas linguiças estão dando água na boca!!Parabéns pela receita!Beijo,Neymahttp://vomindoca.blogspot.com/

  • Cláudia

    Responder

    Eu amei esta receita, gostei da idéia da Nina também. Se ficar bom Nina, faz um post. Agora Val, excellente, ficou uma cor linda; o que é saba?bjs

  • Cláudia

    Responder

    Eu amei esta receita, gostei da idéia da Nina também. Se ficar bom Nina, faz um post. Agora Val, excellente, ficou uma cor linda; o que é saba?bjs

  • Tânia Saj

    Responder

    O que ela tem de difícil para fotografar, tem de facilidade para saborear..hummm o sabor deve ter ficado incrível.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, ontem mesmo vi um programa do Bill e que ele prepara umas lingüiças italianas assadas com batatas, azeite e alecrim. Nem como carne de porco mas fiquei com água na boca pela receita. A sua está muito apetitosa e amei a foto.

  • Odete

    Responder

    Bem diferente, inusitada mesmo. Tambem sou grande apreciadora de boas linguicas, ja me deu vontade de tentar essa receita.bjs

  • Gourmandise

    Responder

    preciso comer isso! vou ter que fazer a misturinha de balsâmico com suco de uva…bjo,Nina.

  • Iliane

    Responder

    adorei essa receita..deve ter ficado muito bom..por certo vou testa-la sim…ainda mais que cheguei de Minas e toruxe uma bela quantidade de linguiça..amei..bjus

  • Agdah

    Responder

    Eu também adoro receitas inusitadas. Mas eu estou procurando a continuidade das ** no saba e não encontrei.

  • Leo

    Responder

    Nossa, essas parecem sensacionais. Vou testar. Será que combina com cerveja, ou parto direto pra um vinho?

  • Renata Gaeta

    Responder

    Valentina, sou como vc, adoro todas as misturas diferentes em culinária, qto mais aparentemente estranho mais eu curto. Essa receita deve ficar absolutamente deliciosa, e a foto está lindíssima. Vou anotar, em casa adoramos linguiça, principalmente o marido.bjs

Leave a Comment