Jammie Dodgers franceses

3 Comments

jam dodgers-4Lá venho eu com outra receita do livro do último livro do Bertinet. Achei interessante esta forma de fazer jammy dodgers com massa doce, ao invés de massa de biscoito. Para quem não conhece jammy dodgers de nome, sei que você os conhece de comer. São biscoitos com recheio de geléia, aonde o recheio fica um pouco esposto. Jammie dodger é o nome de guerra destes tipos de biscoito no Reino Unido. São os biscoitos mais populares entre as crianças por aqui.

Como esta receita do Bertinet usa massa doce, das que se pode usar para tortas, ela pode ser preparada com  antecedência, e pode ser guardada na geladeira por uns dois dias. Até você estar pronta para fazê-los. Você pode fazer biscoitos menores do que os que usei na receita. Ficarão mais delicados até.Fiquei até pensando que se poderia ter frutas picadas no centro.  Várias possibilidades. Mas vamos ficar com a receita que me fez querer fazer o post.

jam dodgers-1 jam dodgers-6Tem  receitas que cativam pelo potencial que tem, e esta para mim foi uma delas.  Coloquei curd de maracujá em um dos biscoitos ao invez da geléia. Ficou bom também. A massa pode ser usada para fazer torrinhas, ou uma tortona caso você não queira fazer os biscoitos. Tenho uma menu de chá da tarde que estou preparando para o outono, e acho que estes vão entrar na lista. Pensei em fazer uma massa de chocolate, e usar geléia de maracujá. Está vendo. Esta receita me faz viajar mentalmente. Pensar em outras variações.É uma receita com potencial.

jam dodgers-3 jam dodgers-5As vezes vou até um lugar especial pertinho de casa, e sento lá para observar o movimento no riozinho que passa por Guildford. E levei uns destes biscoitinhos comigo. Só para beliscar. Pequenos, e doces. Soó comprei um chapinho na casa de chá do local, e fiz a minha pequena festa.

jam dodgers-7

 

Ingredients:

Massa dos biscoitos – Massa Doce

Instructions:

Preparo da massa:

Faça o seu mis en place:  a farinha de trigo e o sal em uma tigela, o açúcar em outra e os ovos em outra.  Retire a manteiga só na hora de usar e coloque-a entre duas folhas de papel manteiga. Com um rolo dê umas boas pauladas na manteiga para torná-la maleável – uma espessura de 1cm. Ao atingir a espessura desejada transfira a manteiga para a tigela com a farinha. Agora, o objetivo é ‘rasgar’ pedaços da manteiga sem aplicar muito calor. E um truque é continuar cobrindo a manteiga  com a farinha de trigo enquanto ela está sendo trabalhada. Quando os pedaços de manteiga estiverem bem pequenos pare.

Esta é a hora de acrescentar o ovo e a gema na mistura. Você pode usar uma colher de pau na próxima etapa para misturar os ovos à massa. Quando a mistura ficar mais como uma massa homogênea, transfira-a para uma superfície limpa.

Se a sua massa não estiver grudenta, não há  necessidade de colocar farinha de trigo na superfície aonde a massa será colocada. Coloque a massa na mesa  e trabalhe com ela da seguinte forma: segure a massa com as duas mãos, e com os polegares vá empurrando a massa para baixo. Vá mexendo a massa no sentido anti horário – repita umas 4 ou 5 vezes. Depois dobre a massa ao meio e pressione a massa com os dedos. Repita este movimento umas duas vezes – a consistência da massa vai mudar, e ficará parecendo mansinha de criança.  Dê forma à massa antes de revestí-la com papel manteiga. Vai ficar mais fácial na hora de trabalhar. Leve a massa à geladeira por uns 30 minutos. É importante trabalhar a massa só o suficiente para que ela atinja o ponto, e não excessivamente, o que fará a massa ficar muito dura.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Retire a massa da geladeira um pouco antes de começar a trabalhar com ela –  a massa deve ficar na temperatura ambiente.

Assim que a massa estiver em uma temperatura que dê para  trabalhá-la, dê uma leve polvilhada com farinha em uma superfície limpa e ponha a massa nela. Não coloque muita farinha, só o suficiente para trabalhar a massa. Lembre-se que muita farinha vai afetar a massa , e isto é algo que você não quer. Bem, abra a massa até chegar a 2mm.

Use um cortador com diâmetro de 6cm. Corte um número par de rodelas. Pegue a metade dos círculos, e usando um cortador do mesmo formato faça buracos no centro de metade dos círculos – um buraco no meio de cada um. Transfira todos para uma assadeira forrada com papel manteiga ou um daqueles tapetinhos para forno, e asse por uns 12-14 minutos.  Quando prontos – dobradinhas com se bronzeados, retire-os do forno e deixe esfriar antes de usar. É importante  que estejam completamente frios antes de receberem a geléia.

Espalhe geléia nas rodelas inteiras, sem buracos. Use geléia caseira ou aquela que você adora, e que compra naquela lojinha de produtos especiais. Agora cá entre nós, a caseira é muito mais saborosa. E saudável. Coloque a outra rodela por cima da rodela com a geléia e faça uma leve pressão. Você pode polvilhar os biscoitos com açúcar de confeiteiro se quiser.

*Nota: é importante que a massa seja aberta bem fina, caso contrário ao assar o biscoito vai ficar muito gorducho. Os meus ficaram assim na primeira vez. Não é uma boa idéia.

 

 

3 Comments
  • Leila Monsores

    Responder

    Amei… vou fazer para minha mãe !!!
    Muito obrigada por compartilhar !!!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que lindos ficaram! As suas fotos estão espetaculares.

    Eu trouxe umas geleias incríveis do Sul, acho que vou usar uma delas para preparar estes biscoitos!

    • valentinajacome

      Obrigada Pat. ah me conta destas geleias.

Leave a Reply