Jammie Dodgers com doce de leite

1 Comment

Outro dia fui tomar chá com  uma vizinha. A princípio ela queria ir ao centro, a uns dos vários lugares em que se pode tomar um bom chá em ambiente agradável. Mas no dia marcado ela pediu que tomássemos chá na sua casa mesmo.

Enquanto papeavamos na cozinha ela encheu a kettle (chaleira) e pos a água pra ferver. As chaleiras elétricas são as mais comuns, então logo logo rolou a água. Ela derramou um pouco da água no bule e deu uma mexida para aquecélo, em seguida jogou as folhas de chá dentro, seguido da água fervida. Colocou um tea cosy (uma ‘capinha’ pro bule), e deixou o a infusão quieta.

Enquanto isso abriu o armário, tirou um pacoto e disse ‘I’ve got us some biscuits’ – ‘comprei biscoitos’, e sorriu enquanto colocava os biscoitos em um pratinho. E ai está uma grande tradição que é a dos biscoitos na Inglaterra. Há uma variedade grande de biscoitos aqui. Muitos são para o chá como os hobnobbs, ou digestives, ou os bourbons.. Para quem gosta de molhar o eu biscoito no chá tem preferências bem específicas porque o bom biscoito é aquele que molha mas não se desfaz caindo dentro da caneca antes de ser comido. Biscoitos são parte do DNA desta nação.

E jammie dodgers são mais uns destes clássicos. Acho que alguns de vocês podem estar pensando – que diacho é ‘jammie dodgers’?! Jammie dodgers são uns biscoitos ingleses em que uma massa levemente amanteigada é sanduichada com recheio de geléia – tradicionalmente morango ou framboesa. Depois vou fazer um posto depois sobre biscoitos na Inglaterra, como falei no post anterior.

Esta receita dá uma nova roupagem ao tradicional biscoito, e adoro estas brincadeiras. Usei doce de leite pois era o que eu tinha em casa, mas poderia ter sido caramelo salgado de acordo com a receita original. Por mais que seja um pouco purista com relação a coisas tradicionais – se não está quebrado pra que mexer, sou aberta a variações. E neste caso ficou ótimo.

Os biscoitos duram uns 3 dias em uma latinha com tampa, ou em algo tipo tupperware. Além deste periodo não sei porque os meus acabaram antes. Você se animou a fazer? Me conta.

 

Jammie Dodgers com doce de leite
 
Recipe type: biscoitos
Serves: 15
Ingredientes
Biscoitos
  • farinha de trigo - 250g
  • sal - ¼ colher de chá
  • manteiga sem sal - 150g, amaciada
  • açúcar cristal - 100g
  • açúcar mascavo claro - 80g
  • ovo - 1 grande, levemente batido
  • pasta de baunilha ou extrato - 1 colher de chá
Recheio
  • doce de leite - 260g aproximadamente
Instruções
Dos biscoitos
  1. Peneire a farinha e o sal e reserve.
  2. Bata os dois tipos de açúcar e a manteiga até que fique fofinho.
  3. Acrescente o ovo e a baunilha aos poucos, seguido da farinha de trigo e sal,
  4. Faça uma bola, e dê uma achatada.
  5. Envolva em papel manteiga e ponha na geladeira por 1½ h a 2 h.
  6. Pre-aqueça o forno - 180oC, e forre duas assadeiras com papel manteiga.
  7. Tire a massa da geladeira e ponha sobre uma superfície levemente enfarinhada.
  8. Abra a massa para uma espessura de 5mm mais ou menos, e usando um cortador redondo de 6 cm corte os forminhas. Lembre-se que precisas de um número par pois para cada biscoito terás 2 lados.
  9. Espalhe tudo entre as formas pre-forradas, e corte um formato de coração ou bolinha no centro da metade dos biscoitos.
  10. Asse por 12 minutos - o biscoito vai ficar levemente dourado. Remova do forno e polvilhe com açúcar refinado se quiser, e deixe esfriar.
Para montar
  1. Quando os biscoitos estiverem completamente frios pegue uma colher de chá de doce de leite e espalhe na banda do biscoito sem um furo no centro. Espalhe o doce de leite deixando uma bordinha - assim quando você colocar a outra banda por cima o doce de leite não vai espalhar completamente.

 

 

1 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, já acabei com meu repertório de adjetivos. Tudo o que eu mais amo, tu tens preparado e de modo divino. Muito obrigada por dividir estas preciosidades com a gente! A textura destes biscoitos parece com os de castanha, não?

Leave a Comment

Rate this recipe: