Hot cross buns – afinal a Páscoa está chegando

6 Comments

hot cross buns-5 Estes pãezinhos com o sinal da cruz por cima são tradição da Páscoa hoje em dia, mas nos seus primórdios  formaram parte de uma tradição pagã em que a cruz dividia o pãozinho em quatro partes para mostrar a interecessão da terra com o paraíso, o humano e o divino. Eventualmente a igreja cristã adotou os pãezinhos e ligou a marca com o sinal da cruz. Se colocava a cruz antes de levá-los ao forno. Na Inglaterra esta tradição começou no século 14  quando se começou a  distribuir ‘buns’ assados com o sinal da cruz fna sexta-feira da paixão. A massa levava especiarias e a cruz era feita de uma mistura com farinha de trigo. No princípio os buns eram encontrados somente na sexta-feira de Páscoa, mas hoje em dia os encontramos no periodo da quaresma.

E a canção diz:
Hot cross buns!
Hot cross buns!
One ha’ penny, two ha’ penny,
Hot cross buns!
If you have no daughters,
Give them to your sons
One ha’ penny,
Two ha’ penny,
Hot Cross Buns!

hot cross buns-4Este ano não comprei nenhum hot cross buns. Resolvi que só iria consumir os feitos em casa. Sou uma grande fã de hot cross buns, e a minha forma favorita de comê-los é cortando-os ao meio e colocando as bandas na torradeira. Depois passo manteiga. Uma das características mais atraentes nestes buns é que não são muito doces. As frutas secas – tradicionalmente as passas de corinto, acrescentam grande parte do doce da massa. Este ano fiquei muito contente com esta nova receita pois os meu buns cresceram horrores. Talvez porque eu tenha usado a máquina com gancho de massa para sovar, e não o meu péssimo trabalho manual de trabalhar a massa. A massa duplicou bem nas duas provas que dei. E estes foram os pãezinhos que fiz que mais me deixaram orgulhosa.  Rendeu 12 pães imensos como deve dar para ver nas fotos. Talvez eu vá repetir esta receita uma vez mais antes da Páscoa. Acho importante se preservar tradições nestas datas importantes. Eu tinha um colega de trabalho que sempre trazia hot cross buns para o trabalho nesta época. Não sei quem está tomando conta desta tradição na ausência dele. Como estou de férias não posso assumir o papel que ele cumpria. E você? Que tradições gosta de seguir na Páscoa?

hot cross buns-2

Esta receita é da edição de Páscoa da revista Good Food. Os ingredientes estão listados de acordo com a receita origina, mas o modo de preparo está bem com fiz. Você pode trabalhar a massa da forma que conhece e que se sente confortável. Uma vez que os ingredientes se ‘grudem’ o resto fica com você.

Ingredients:

Para a manteiga temperada

Instructions:

*as minhas frutas secas estavam meio velhinhas, então antes de começar a preparar a massa as coloquei de molho em rum em uma panelinha. Levei a panela ao fogo baixo até ferver. Assim que ferveu desliguei e deixei descansando até a hora de acrescentar à massa

Para o preparo da massa:

Coloque todos os ingredientes para os pãezinhos na bancada – medidos. Ponha o leite e as raspas de laranja em uma panelinha e leve ao fogo até começar a esfumaçar. Assim que isso acontecer retire do fogo e jogue a manteiga dentro, mexendo a panela de um lado para outro até que a manteiga se derreta completamente. Deixe esfriar.

Em uma tigela coloque a farinha de trigo, canela, açúcar, fermento e sal. Misture com uma colher de pau. Acrescente o leite frio seguido dos ovos e mexa com uma colher de pau até que a mistura fique toda grudada. Se você for usar a batedeira coloque o gancho de bater massa, e transfira a mistura para a vasilha da batedeira. Bata por uns 10 minutos, até a massa ficar macia e uniforme. Transfira a massa para uma tigela levemente untada com óleo vegetal. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um canto quentinho da cozinha por umas duas horas – até a massa dobrar de tamanho. Caso você for sovar a massa na mão, dê uma leve untada na superfície aonde for trabalhar a massa. Esta massa é molhada, mas não fique tentada a jogar farinha de trigo na massa  pois isto irá mexer com o balanço dos ingredientes. Trabalhe a massa até chegar no ponto. Esta massa fica bem fofa.

Pegue uma assadeira e jogue farinha de trigo nela para polvilhar. Reserve. Retire a massa da tigela, e retire o ar dando um soco com a mão fechada. Pegue a massa e divida-a em 12 bolinhas de tamanhos idênticos de preferência. Deixe um pequeno espaço entre cada bolinha pois elas vão crescer. Cubra com papel filme e deixe descansar por uma hora para que dobrem de tamanho. Enquanto a massa cresce prepare a mistura com a farinha de trigo e água para fazer a cruz: misture a farinha com água até atingir uma consistência boa para confeitar.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Pouco antes de levar os pãezinhos ao forno pincele cada um com ovo batido, e depois confeite cada um com uma cruz: primeiro na horizontal e depois na vertical. Asse por 25/30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos até transferir para a grelha.

Prepare a manteiga com especiarias: ponha todos os ingredientes em uma tigela e bata bem até ficar com uma mistura homogênea. Coma os ‘buns’ com a manteiga.

6 Comments
  • Romy

    Responder

    Oi Valentina… adorei os seus pãezinhos 🙂
    Que delicia deveriam estar, otima sugestão para a servir na Páscoa, não conhecia 😀

    Bjs

    • valentinajacome

      Romy, eles são muito saborosos. Se tiveres oportunidade de fazer, faça-o.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Imagino que teus pãezinhos feitos em casa ficaram muito mais gostosos que os comprados:D
    Nunca comi cross buns, mas fiquei com vontade de experimentar!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    • valentinajacome

      Querida, ficaram gostosos mesmo. Dei para uns vizinhos e ela veio agradecer hoje. É um casal idoso, muito querido.

  • Belocas

    Responder

    Lindos!
    Boa Páscoa
    Bjs

    • valentinajacome

      Obrigada Belocas. Feliz Páscoa pra ti também e toda a famiília.

Leave a Comment