gravalax de beterraba e salada de erva-doce fresca

2 Comments

salmao gravalax e erva doce fresca-1Acho que de todas as variedades de peixes a que mais consumo é salmão. Em grande parte pelo sabor, mas também pela facilidade e custo acessível.  Há uns dois anos se não me engano fiz gravalax pela primeira vez. Uma receita do Jamie Oliver. Além da beterraba os outros ingredientes eram todos diferentes dos que usei aqui. Gosto muito daquela receita, mas ao ver esta na revista de fevereiro/março da Donna Hay achei ideal pois amo endro e vai muito bem com salmão. E também adorei o uso das raspas de laranja pois estou com um excesso delas no momento.

Esta salada que trago aqui é muito simples e me inspirei em um blog que adoro chamado Susan Jane White health geek. Recebi uns bulbos de erva-doce e achei  um uso perfeito para os ingredientes. As questões saudáveis mencionadas por ela me deixaram mais convictas quanto à minha escolha. Reduzi a quantidade de erva-doce usada, mas fiz bastante molho para que tenha preparado com antecedência nas outras vezes em que vou fazer esta salada. Amo o frescor da erva-doce, e o contraste com as azeitonas. Dei uma leve tostada nas sementes de erva-doce antes de colocar no molho. O sabor fica mais realçado. Faça você também.

salmao gravalax e erva doce fresca-2A quantidade de sal na receita me assustou a princípio, fiquei sem saber se era excessiva. Reduzi 200g por saber que o Maldon salt tem um poder de salgar mais que o sal normal. A cor teria ficado mais alterada se eu tivesse usado beterraba roxa, mas não a tinha em casa. Havia recebido das amarelas, e foram as que usei. A erva-doce e as raspas de laranja contribuem para um sabor tão bacana, levemente cítrico e adocicado. Amei.

Fica ótimo para comermos como aperitivo, com um limãozinho espremido por cima. Com uns pingos de iogurte, com pepinos em pickle. Milhões de opções. Excelente opção se você for receber amigos para um drink. É também uma ótima opção para uma refeição leve.

salmao gravalax e erva doce fresca-3Queria muito ter tempo para fazer minhas refeições de forma pensada, sem pressa. Normalmente durante a semana estou na correria, fazendo o que se tem de mais rápido. Como mal muitas vezes pois chego em casa já morta de fome. E tarde. Então ao chegar no final da semana amo o tempo, tempo para preparar algo de forma pensada. De pesquisar. Como feliz. Fico feliz.
E você? Como você administra falta de tempo e preparo de refeiçoões? Tem alguém que prepara suas refeições semanais?
salmao gravalax e erva doce fresca-5

Ingredients:

Gravalax de beterraba

Salada de erva doce fresca

Instructions:

Preparo do salmão:

*na receita original se pedia rock salt e a quantidade pedida era 900g;como o Maldon salga mais usei 200g a menos

**usei da variedade dourada/amarelada pois era a que tinha em casa;

Pegue uma assadeira  que caiba o peixe inteiro  e forre com papel filme. Vc pode também usar uma travessa tipo pirex – neste caso não precisa usar papel filme.

Coloque todos os ingredientes do gravalax – com exceção do salmão, em uma tigela e misture bem. Espalhe metade da mistura na assadeira/travessa -o suficiente para fazer uma cama para o salmão. Ponha o salmão com a pele virada para baixo em cima desta mistura. Revista o salmão com o restante da mistura. Revista a assadeira/travessa com papel filme e ponha uma assadeira/tigela de tamanho menor por cima. Ponha pesos na assadeira/tigela para pressionar o salmão. Leve à geladeira por 12 horas. Após este período retire a assadeira/tigela da geladeira. Raspe a mistura do salmão ainda na assadeira e vire a parte da pele para cima. Use o mesmo método de revestir com a mistura como fez no início. Repita o processo de cobrir a assadeira/travessa com no início, e leve à geladeira por mais 12 horas.

Após este tempo retire o salmão da geladeira, raspe a mistura do salmão e dê uma leve rinsada nele debaixo de água gelada. Seque usando papel toalha. Para servir fatie o salmão em fatias finas.

Preparo da salada:

Corte a erva-doce em fatias finas.  Vc pode usar um mandolin, um processador ou mesmo uma faca mesmo. O importante é que as fatias sejam finas. Disponha as fatias em uma travessa e espalhe as azeitonas por cima, assim como as folhas de endro. Coloque os ingredientes para o molho ( azeite de oliva, sherry, alho e pimenta-do-reino) em uma tigela e bata com um garfo. E derrame a gosto por cima da salada na hora de servir. Guarde o que sobrar na geladeira para uma outra vez.

2 Comments
  • Robin E. H. Ove on Facebook

    Responder

    This looks fantastic!

    • valentinajacome

      Sweet Robin, it’s a really great combination here. xx

Leave a Comment