Gratin de couve de bruxelas

14 Comments

brussel sprouts

Só tenho que agradecer por ter passado o natal sem maiores dramas, pois o tempo tem estado péssimo nesta última semana. Ventanias fortīssimas, chuvas intermináveis na região em que moro. Estou escrevendo e ouço o vento fortíssimo lá fora. Hoje pelo menos não houve chuva grande durante o dia. A cidade vizinha à minha ficou sem energia elétrica até as 2 da tarde do dia 25. Muitas casas ficaram sem a ceia do natal – para quem não sabe, no Reino Unido a celebração de natal é no dia 25.  Com o tempo terrível que tem feito muito gente passou seu natal com a casa cheia de água das inundações e sem energia elétrica. Uma situação calamitosa para muitos. Mais uma razão para ser grata pela refeição que tive.

guildford college garden-8Gosto muito de couve de bruxelas. E uma das coisas que sempre me chamam atenção são receitas com elas. E esta é uma época ótima para comê-las pois estão na sua estação.Tem um clube grande de pessoas que difamam as pobres: ou dizem ser porque cheiram mal, ou porque tem sabor ruim, ou porque dão gases… Na minha opinião é porque as pessoas as cozinham por tempo excessivo e não são criativas. Há um mês recebi  uma das revistas que assino e havia um artigo com quatro receitas feitas com estas couves. Além desta que escolhi havia uma com castanha portuguesa, outra com maçãs e uma outra com bacon e alho porró. Testei todas elas e a minha favorita foi este gratin. Omiti a noz moscada pois não sou muito fã, porém caso você goste, sinta-se a vontade para usá-la.  Como é de praxe no almoço de natal fiz outros legumes no forno, mas confesso que as couves foram as minhas favoritas.
guildford college garden-4
guildford college garden-7

Não tenho o nome do autor da receita pois não constava na revista.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno  a 200oC – 180oC caso você tenha daqueles fornos com ventilador interno.

Será necessário uma travessa rasa e grande em que se possa colocar todas as couves de bruxelas. Corte a parte de baixo da couve, aquela durinha, e parte a couve ao meio. Coloque as duas bandas da couve na travessa, com a parte cortada para cima. Repita com todas as couves, até que a travessa esteja toda forrada.

Em uma outra tigela coloque o creme de leite, vinho, alho picadinho, sal e pimenta do reino moída na hora. Mexa tudo e derrame por cima da couve. Em uma outra tigela coloque o farelo de pão, queijo ralado e as nozes picadas. Espalhe a mistura por cima da couve, e regue com um pouco de azeite de oliva extra-virgem. Leve ao forno por uns 20-25 minutos. Sirva ainda quente.

 

 

14 Comments
  • Camila

    Responder

    Desculpa, *site =)

  • Camila

    Responder

    Valentina, acabei de conhecer seu sire (procurando uma receita de bolo de chocolate!).
    “Cela me fait chaud au coeur” quando encontro um pouco do meu Brasil do outro lado da Mancha!
    Não para não!

  • Susana

    Responder

    Não sou grande apreciadora mas feito assim talvez gostasse.
    Bom ano 2014 e tudo de bom!
    Bjs, Susana

  • Bia

    Responder

    Delicia de receita ! Saudades de bloggar !! Feliz Ano Novo para vc Val ! bjs

  • Ana Paula Louvem

    Responder

    Eu também amo couve de bruxelas… vario bastante o uso e já testei uma receita em que se processa a couve crua e tempera-se como salada. Fica uma delícia!
    Desejo um ótimo 2014 pra você minha querida e que continue me encantando com esse blog maravilhoso!
    Beijos.

    • valentinajacome

      Ana, vc pica a couve ainda crua?

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Querida Valentina
    Espero que o clima aí tenha melhorado.
    As fortes chuvas também trouxeram muitos prejuízos e vitimas na minha cidade, justo nos dias que eu estava no Brasil cuidando da minha mãe!
    Gosto muito de couve-de-bruxelas, mas quase não encontro para comprar!
    Adorei a tua receita e quando for fazê-la usarei a noz-moscada, pois gosto muito!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    • valentinajacome

      Leia querida, Espero que o tempo por ai tenha melhorado. Por aqui infelizmente parece que se vai para outra baixa. Recebi mais couves ontem e acho que vou fazer este gratin de novo pois é no momento a minha receita preferida.

  • Naty Barata

    Responder

    Adoro “couves de bruxelas”Obrigada.
    A Natureza também não tem estado do nosso lado, aqui por Portugal. Chuvas, Vento forte, Neve e muito Frio. Para o final do Ano a chuva continua. Quem sabe talvez para fazer uma limpeza de todas as energias negativas que assolam o Planeta? De qualquer maneira obrigou-nos a ficar mais centrados na família e em nós .UM FELIZ ANO NOVO para você. NO outro Lado do Mundo Já é 2014!!!!! FELIZ ANO NOVO

    • valentinajacome

      Naty, para vc um 2014 de muita energia, com saude. Que o ano traga realizacoes. Da minha parte espero que continuemos no caminho uma da outra. Grande Abraco.

  • Marcia

    Responder

    Olá Amiga!!!
    É, as coisas não andam muito bem pelo mundo, principalmente em assuntos ligados a natureza. Aqui no Brasil como em todo fim de Ano chove muito principalmente em locais com encostas, mas esse ano o local mais judiado foi no Espírito Santo, infelizmente a cidade está embaixo da Agua. Muitas pessoas perderam tudo inclusive os alimentos da Ceia e estão em Igrejas ou Escolas, é muito difícil ver isso, mas cada dia mais o homem mexe com a natureza e aí ela dá o troco. Eu também agradeço todos os dias por tudo que tenho, pelo alimento, pela moradia, pela paz de espírito, pela força , pela fé, em fim por tudo.
    Eu gosto de couve de Bruxelas, mas aqui elas aparecem tão raramente e com preços exorbitantes que raramente eu compro.
    Valentina, uma excelente semana e vamos nos preparar para a entrada do novo Ano. Que ele venha farto em coisas boas e magro nas ruins.

    Feliz 2014, com muita Paz, fé, luz, felicidade, saúde e um zilhão de coisas boas.

    Márcia/ateliê bom gosto

    • valentinajacome

      Querida Marcia, nao sabia que custam muito no Brasil. Agora se te deparares com eles, tenho certeza que este preparo te agradara. E que este ano seja um ano mais energetico e proveitoso do que o que se foi. Que nossa amizade continue.

  • Maria Odete

    Responder

    Adoro couve de bruxelas. Como toda a semana, pelo menos uma vez. Tá anotada!

    • valentinajacome

      Ah Odete, qualquer dica de formas de preparo vou adorar.

Leave a Comment