Granola caseira de chocolate

6 Comments

Gosto muito de granola,  e pra mim tem que ser caseira com raríssimas exceções.  E preparo receitas diferentes por  temporadas. Ultimamente tenho feito esta granola de chocolate que é uma coletânea de castanhas e sementes. Esta receita peguei da Kerrin Rousset, que é uma apaixonada por  chocolates. A receita original e post estão no blog dela chamado My Kugelhopf.

Gosto muito desta granola pois pode ser moldada a o gosto de quem prepara, mas também dá bastante espaço para variedade.  O chocolate é um elemento inusitado, e do qual gosto muito. E outra coisa que gosto muito nela é que não é cheia de açúcar. Ás vezes as granolas são excessivamente doces, o que é desnecessário pois esconde o sabor dos ingredientes.

É uma receita que rende muito, e sempre faço somente a metade. Adoro a minha granola com iogurte natural. É que esta granola tem tanta coisa rolando que acho que iogurte com frutas fica demais. Porém, isto é como eu gosto. Pode ser que você tenha gosto diferente

 

Granola caseira de chocolate
 
Author:
Recipe type: granola
Ingredientes

  • aveia grande - 500g
  • castanhas variadas- 400g , picadas *(nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, avelãs, macadêmias)
  • sementes variadas - 300g * (semente de girassol, gergelim, abóbora,flax, papoula)
  • molho de maça sem açúcar- 200g
  • chocolate semi-amargo - 200g, picado *70% cacao
  • açúcar mascavo claro - 100g
  • xarope de Maple - 4 colheres de sopa * usei mel algumas vezes, do tipo líquido
  • sal - ½ colher de chá*
  • 2 assadeiras forradas com papel manteiga
Instruções

  1. Pre-aqueça o forno - 170oC.
  2. Coloque as castanhas, sementes e aveia em uma tigela grande, e acrescente o açúcar e sal.Mexa tudo. Depois ponha o molho de maça, e misture para distribuir o molho bem, evitando criar pelotas. Por último coloque o xarope de Maple, e mais uma vez misture bem para que todos os ingredientes fiquem revestidos.
  3. Divida a mistura entre as duas assadeiras, e espalhe bem a porção nas assadeiras para ficar com uma camada bem fina.
  4. Leve as duas assadeiras ao forno - caso o seu forno seja pequeno e não tenha dois níveis, ponha uma de cada vez. Asse em intervalos de 10/15 minutos, e retire do forno para remexer a mistura e virar a assadeira a cada intervalo - vc quer que a mistura asse igualmente. A receita original aconselha a assar por 1 hora ao todo, mas dependendo do forno já fiz em 45 - 3 intervalos de 15 min cada. Por isso meu conselho é ficar de olho na mistura e quando achar que está tostada retire do forno.
  5. Deixe esfriar completamente, e só então acrescente o chocolate. Se gostar acrescente um pouco de flor de sal.

 

6 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, esta granola poderia ser chamada de tentação! Muy rica! Para a de chocolate, sempre uso papel manteiga também! Beijo

    • valentinajacome

      Obrigada Re. Se fizeres me conta. Adoraria saber.

  • Anna Claudia

    Responder

    Ah, bem tranquilo de fazer!
    Quando tiver feito essa receita volto aqui pra te contar como ficou, mas tenho certeza que será uma delícia!
    Muito obrigada 🙂

    • valentinajacome

      Vou aguardar Anna. 🙂

  • Anna Claudia

    Responder

    Bom dia!
    Adoro suas receitas, elas sempre dão certo e ficam super gostosas 🙂
    Fiquei na dúvida: como seria esse molho de maçã?
    Abraços

    • valentinajacome

      Oi Ana, fico tão feliz de saber que vc gosta Molho de maçã (apple sauce) ê uma espécie de purê de maçã.Maçãs são picadas e levadas ao fogo com suco de limão, canela, no caso desta receita sem açúcar, um pouco de água e uma pitada de sal. Cozinha-se tudo até ficar com uma consistência de purê. Para 6 maças médias se usa 1/2 xícara medidora de água, e duas colheres de suco de limão.a canela vai ser 1/2 colher de chá, e o sal só uma pitada.

Leave a Comment

Rate this recipe: