Gingerbread biscuits…finalmente os biscoitos festivos com gengibre

5 Comments

gingerbread biscuit-5..demorei, mas não falhei. Imagino que você ande na correria neste final de ano. Os dois últimos meses do ano são sempre muito ocupados pelas bandas daqui. Diferente do verão em que se passa muito tempo ao ar livre, o outono traz muitas aberturas de exibições, festivais de cinema, tem bonfire night..e à medida em que dezembro se aproxima vai ficando tudo ainda mais frenético. Mas gosto um pouco deste rítmo frenético. A cidade começa a se encher de luzes, e as pessoas ficam com um ar diferente. Tantos amigos para ver antes das férias, antes de viajar. Tantas reuniões de confraternização.  Preparo para o natal em família.

gingerbread biscuit-4Tantos biscoitos para assar, decorar, presentear. O forno trabalha dobrado. Pobre. Com tantos compromissos o difīcil é achar tempo para decorar os biscoitos. Decorar biscoitos é um trabalho lento, que exige concentração. Não dá pra fazer conversando no telefone. Pelo menos não para mim. Só com uma música legal de fundo. Que não dê vontade de dançar pois senão aquelas linhas sairão meio engraçadas, comprometidas.  Adoraria sentar para decorar com uma amiga, pois assim poderíamos trocar idéias ao decorar, mudaríamos os motivos, colocaríamos mais cores..sei lá.

gingerbread biscuit-8 Esta receita é a minha mais nova favorita. Fica pronta em dois tempos. Dá para fazer até se chegar gente de última hora. A massa não tem que descansar na geladeira. Ela não se espalha no forno parecendo um inchaço. Ela fica comportadinho na assadeira, pufa so um tiquito. Dá pra fazer uma lipo com as mesmas forminhas caso você não goste da puxada que dão. Seus biscoitos vão ficar lindos em embalagens de presente. Isto se você não os comer. Aqui houve um dano.

Caso você queira fazer enfeites para a árvore de natal, assim que os biscoitos saírem do forno faça um buraquinho aonde a fita for entrar. Esta massa também é boa para fazer as gingerbread houses. Depois posto a minha aqui.

Voltem para ver os bolinhos de água de rosas para presentear.

Ingredients:

Para a massa do biscoito

Para a cobertura/decoração dos biscoitos

Instructions:

Preparo dos biscoitos:

  1. Pre-aqueça  o forno – 170oC. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Reserve.
  2. Coloque a farinha de trigo, bicarbonato e gengibre em pó peneirados em uma tigela (a razão do peneirar é tirar todas as pelotas que costumar se apresentar na farinha e principalmente no bicarbonato. Misture e reserve.
  3. Coloque a manteiga, açúcar e golden syrup em uma panelinha e leve ao fogo para derreter o açúcar e a manteiga, mexendo de vez em quando. Quando estiver quase tudo derretido desligue o fogo e continue mexendo O calor residual da panela vai ser suficiente para acabar de derreter o restante.
  4. Jogue a mistura derretida por cima da tigela com a farinha. Use uma colher de pau a princípio , depois ponha a mão na massa literalmente e trabalhe a massa.
  5. Divida a massa em duas partes.  Coloque uma metade a parte, e trabalhe a outra metade, abrindo a massa para a espessura desejada e usando o seu cortador(es) favorito(s) – aproximadamente 5 mm. Transfira os biscoitos para a assadeira reservada.  Repita o mesmo com a segunda metade da massa.
  6. Asse por algo entre 8-10 minutos. Eu costumo deixar os meus por 10 minutos pois os prefiro firmes.
  7. Retire do forno e deixe na assadeira por uns 3 minutos antes de transferir tudo  para uma grelha.

P.S: como os biscoitos costumam dar uma ‘pufada’ no forno, eu costumo pegar o cortador e usar nos biscoitos ao tirar do forno. Só para retirar o excesso. Mas isto é uma questão pessoal – só quis dividir o que faço.

5 Comments
  • Lylia

    Responder

    Que capricho amiga!
    Ontem mesmo estava comentando com o Lipel que adoraria fazer esses biscoitos de Natal, pois nunca fiz e nem acho tempo.Adoraria fazer com você.Fica o convite!
    Bj,
    Lylia

    • valentinajacome

      vamos fazer juntas amei !!! xx

    • valentinajacome

      Amiga, vamos fazer juntas. eu AMARIA

  • Ana Paula Do Nascimento on Facebook

    Responder

    Amei!

  • Cristiane

    Responder

    Oi Tina, adoro qdo vc posta biscoitos!!!
    Adoooro gengibre!
    Gostaria de saber como fica a textura desse biscoito, tento ha seculos fazer em casa um que fique igaul ao do Walkers ginger mas nunca consegui, ficam sempre duros.
    Vou fazer para o Natal o seu biscoito ma-ra-vi-lho-so de amêndoas e o citrico com coco… Sao otimos para dar de presente.
    Muito obrigada e tudo de bom para vc!
    Vida longa ao blog!!
    Bj

Leave a Comment