Gill Meller e seu livro Gather

6 Comments
Gather Gill Meller

O livro Gather do chef Gill Meller foi lançado no final de 2016, e causou um grande furor no Reino Unido. E não ficou só aqui – ele fez um tour pelos  Estados Unidos, Australia e Nova Zelandia.  Ganhou merecidamente o prêmio de melhor new comer pois o livro traz ago novo, neste mundo cheio de livros de culinário. Gill começou sua carreira trabalhado no River Cottage  para Hugh Fearnley-Whittingstall, a dentre várias coisas que fazia como head chef, de vez em quando aparecia em programas de televisão do River Cottage. Mas não havia muito destaque.  Ele parece ser aquele tipo que fica no background, trabalhando.

Ele escreveu vários livros do River Cottage, e em uma das vezes em que trabalhava em mais um  livro  recebeu o  convite para escrever seu próprio livro. E foi deste convite que surgiu seu primeiro livro Gather . Este livro mostra a ligação de Gill Meller com o ambiente em que vive, as estações e como se relaciona com os ingredientes. Suas receitas não são complicadas, pelo contrário são  relativamente simples,e  inusitadas também.  A receita que escohi  para dividir com vocês, o brownie com folha de louro, representa bem como ele cozinha. Há sempre um elemento que eleva suas receitas, e neste caso o louro  se faz presente ponteando o brownie.  As amêndoas com laranja por cima dão um ótmo toque. Tem receitas doces, salgadas, do mar, da terra, de fontes animais. As receitas são bem variadas, e como alguém bem disse o livro trasmite a essência de Gill Meller.

Neste artigo para o The Guardian ele postou  quatro receitas. Dê uma olhada para  ver as receitas dele, inclusive a dos brownies com louro e farinha de centeio. Coloco a receita em português aqui, como um bônus.  Depois vem me contar se gostou.

 

5.0 from 1 reviews
Brownie de centeio com folha de louro e raspa de laranja
 
Author:
Ingredientes
  • chocolate (70% sólidos de cacao) em pedaços -200g
  • manteiga sem sal picada em cubos - 180g
  • duas pitadas de sal
  • 4 ovos grandes
  • açúcar refinado, 100g
  • açúcar mascavo claro, 80g
  • farinha de centeio, 150g
  • mêndoas inteiras, 100g
  • ½ laranja - raspas
  • açúcar granulado, 50g
  • folha de louro - 12
  • Forma untada e levemente enfarinhada ( confesso que costumo revestir o fundo com papel manteiga - tamanho 20 x 30 cm
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno - 160oC.
  2. Faça o mis en place - com exceção da laranja que deve ser raspada na hora. Coloque o chocolate e manteiga em uma tigela sobre uma panela com água, mas não deixe a àgua tocar no fundo da bowl.Derreta o chocolate e manteiga em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Retire do fogo quando estiver tudo derretido e uniforme, e reserve.
  3. Um dos ovos devem ser separados, clara e gema. Coloque os 3 ovos, a gema e metade da clara separada em uma tigela , junto com os dois tipos de açúcar , e bata até que a mistura fique clara, areada e fofa. Como eu. Brincadeirinha.
  4. Derrame a mistura derretida na dos ovos, e misture para que se misturem Depois acrescente a farinha peneirada, e misture delicadamente para que a farinha se encorpore à mistura do chocolate. Transfira a mistura para a forma preparada.
  5. Agora, para o topping do brownie: bata a ½ clara até ficar areada, e então acrecente as amêndoas, sal, raspa de laranja e açúcar granulado misturado delicadamente. Com uma colher vá colocando a mistur por cima do brownie. Por fim espete as folhas de louro na mistura - só o talo. Asse por 15 minutos e faça o teste do palito. a parte de cima deve começar a partir, mas o palito deve sair um pouco molhado. Retire,deixe esfriar, e retire as folhas de louro antes de servir

 

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSave

6 Comments
  • Cris

    Responder

    Quando leio seus posts eu me sinto próxima ao seu mundo. É uma viagem ao seu corner of the world… Amo descobrir por você como usar spices de maneiras diversas e saber sobre chefs daí! Obrigada! Bj

    • valentinajacome

      Cris, obrigada. Vc é que tem esta forma linda de ver as pessoa e o mundo. E se tiver oportunidade dá uma olhadinha em umas receitas do Gill Meller. Ele é bem diferente.

  • Karla Nardi

    Responder

    Adorei a receita Tina e conhecer sobre o livro e o autor .
    Te ler é uma delicia e repetircascreceitas é o melhor de tudo.
    Bjs

    • valentinajacome

      Que bom Karla. Vou colocar um link para uma entrevista la no Facebook. Assim vc pode saber mais um pouco sobre o escritor.

  • Renata Lampião

    Responder

    Querida, antes de mais nada quero te deixar aqui meu abraço apertado e caloroso! Parabéns pelo teu B-day e que tu possas comemorá-lo da melhor forma! E quanto ao post, amei conhecer mais este talento. Que receita especial! Eu – a louca dos brownies – vou ser obrigada a testar rs. Fiquei somente na dúvida de como empregar as folhas de louro. Beijo

    • valentinajacome

      Oi Querida, vc faz assim: pega o lado do cabinho, e espeta ele na massa. Vou colocar um videozinho no teu whatsup

Leave a Comment

Rate this recipe: