Gengibre..bolo de gengibre com calda de limão

4 Comments

Por muitos anos fui muito contra o tradicional. A idéia do convencional simbolizava amarras. E eu repudiava todas as formas de convencionalismo que eu conhecia. Da forma que eu sabia fazê-lo. Muita coisas eram vistas por mim como uma forma burguesa de viver. De reproduzir uma forma de viver que não me dizia nada.  Muito anos se passaram antes deu olhar muitas coisas como o natal por exemplo, de forma diferente. Não que eu não mais repudie certas convenções.  Sempre o farei. Mas aprendi a ver muitas coisa de forma diferente,  aprendi a ver o outro lado. E nesta o natal passou a ter o seu charme.  E principalmente no mundo da culinária passei a ter um outro fascínio. Fascínio pela tradição, pelo que persiste, o que dura. E passa de geração a geração. e que em parte  nos faz o que somos.

bolo de gengibre e limao-4 poppies-1Fico olhando a quantidade imensa de receitas de gengibre que se associam com o natal. Uma grande maioria vem desde a idade média. Tem os biscoitos, grandes vencedores no gosto do público, e os bolos com gengibre e especiarias.  São várias receitas que aparecem left, right and center. E todo mundo espera por elas. E procura por elas também. Quando preparava o mis en place me sentia quase festiva ao separar tudo. O melado, o gengibre cristalizado, o gengibre em pó, o allspicie. Todos estes ingredientes que saem do armário nesta época do ano. Ou entram nas cestas d supermercado. Esta receita dá um bolo grande, para ser feito em uma bundt pan. E rende muito pois é um bolo bem encorpado. Então só uma fatia pequena é suficiente .

bolo de gengibre e limao-2

bolo de gengibre e limao-3Ele é bonitão, bem escuro. Faz aquela presença na mesa. Tinha colocado muito pouca fé na calda de limão por cima. Mas agora em retrospecto posso dizer que ainda bem que a fiz mesmo assim. Pois deu um ótimo toque ao bolo.  Tome alguns cuidados: unte a forma de maneira caprichada, principalmente es você usar uma com muita reentrância, pois senão o bolo periga grudar feio. Usei esta forma tipo casa de abelha, e uma lateral ficou meio ‘em carne viva’ ao retira-la o bolo da forma. Quase preferi mais quando o fiz em  uma forma lisinha. Mas quem não arrisca não petisca, e por isso contanto que você se prepare, e unte bem qual forma use, o resultado vai valer a pena. O sabor agrada muito.

poppies-2E dividi aqui dua fotos da linda exibição de ‘poppies’  para celebrar os cem anos desde a primeira guerra mundial As poppies são de cerâmica, feitas individualmente. Nem uma poupei é como a outra.  Depois eram transportadas para a Torre de Londres aonde eram montadas e enfincadas. Foram 888, 246 – o número total de casualidades do exercito britânico durante a primeira guerra.  O nome da exibição é Blood Swept Lands and Sea of Red. Esta foi uma das exibições mais bonitas que já vi . A mensagem foi inconfundível.

Receita da Jane Hornby

Ingredients:

Ingredientes para o bolo

Para a calda

Para assar o bolo

Instructions:

*Allspice é um tempero originalmente da Jamaica. Uma leitora me disse que se chama pimenta da Jamaica.  Caso você não tenha allspice em casa use canela

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Faça o seu mis en place.

Unte a forma com manteiga e reserve.

Coloque os ingredientes secos em uma tigela e mexa com o fouet para arear. Reserve. Ponha o açúcar, melado e leite em uma panelinha sob fogo baixo, e deixe que o açúcar derreta completamente. Retire do fogo e derrame o óleo na panela, mexendo com um fouet. O óleo vai ajudar a baixar a temperatura da mistura. Quando esfriar aquece os ovos e mexa mais. Por fim coloque as raspas de limão e misture. Faça um buraco na mistura seca e derrame os líquidos  no centro. Jogue o gengibre picado na mistura também. Misture tudo até ficar com uma mistura homogênea. Transfira tudo para a forma e leve ao forno por 35 minutos. Baixe o a temperatura para 160o C e asse por mais uns 15 minutos. Retire do forno e ponha em uma grelha, ainda na forma. Deixe esfriar por uns 15 minutos. Apó este período tire da forma e deixe  na grelha até que o bolo tenha esfriado completamente.

Prepare a calda e derrame sobre o bolo. Jogue uns pedacinhos de gengibre cristalizado por cima.

4 Comments
  • Maria Luiza

    Responder

    Olá Valentina, deve ter ficado muito bom este bolo!
    Outro dia quando precisei de gengibre cristalizado, como não se acha facilmente aqui no Brasil, resolvi fazer. Peguei a receita no Google. É bem fácil e ficou muito bom.
    Abraços,
    Maria Luiza

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adorei a ideia da caldinha de limão, deve ter ficado uma delícia com todas as especiarias. E que forma linda, hein? xx

  • Oderlane

    Responder

    Olá! Adorei seu bolo e suas fotos. Aqui no Brasil o Allspice é chamado de Pimenta da Jamaica e não é tão difícil de se achar. Realmente dá um sabor incrível a bolos e conservas. Vale a pena procurar ao invés de substituí-lo. Já o gengibre cristalizado eu nunca achei. Pena! mas vou tentar fazer o bolo mesmo assim! bjos e Boa Semana pra vc!!

    • valentinajacome

      Oderlane, amei saber que eh pimenta da jamaica. e mais importante que nao eh difícil de se achar no Brasil. Super obrigada.x

Leave a Reply