Geléia de Frutas silvestres para o Desafio da Geléia

16 Comments

Vai haver um over load de posts aqui esta semana pois tenho posts para os vários desafios que foram lançados aqui na blogosfera e vou estar postando os últimos post que me faltam por agora. Ainda tem os do Rei do Colher, que embora eu não possa concorrer, vou postar a minha contribuição.Não se esqueçam da participação de vocês. Passem por aqui para ver as novidades.

A Fer Ayer do blog Sabor publica desafios mensais. Tento participar de todos embora tenha perdido o de aproveitamento integral dos alimentos. O deste mes é de geléia.

Não sou de fazer geléia mas ao ver o desafio da Fer resolvi que tinha que participar. É divertido ter um tema, principalmente eu que sou pouco centrada quando o tema é cozinha e sempre quero fazer tudo ao mesmo tempo. O dilema então foi escolher o que fazer. Como sou uma pessoa muito indecisa tive umas 10 opções. Mas acabei resolvendo fazer esta receita aqui que é bem pratica. E utiliza frutas da estação – morangos, amoras, mirtilos e framboesas.
A quantidade de frutas e açúcar devem ser idênticas. Esta parte é fácil. Usei um açúcar para geléia que achei – já vem com pectina para ajudar a dar o ponto. Confesso que ao pega-lo não vi a parte da pectina; só que era para geléia: jam sugar. As nossas avós não usavam pectina para as suas geléias por isso não se preocupe – as frutas tema sua própria pectina.

Tinha uma visão meio romântica de preparo de gelatina, mas na verdade o processo é bem simples. O importante é que você tenha os vidros para as geléias e que os esterilize antes de colocar a geléia dentro. Uma vez que transferir a geléia pronta para os vidros, coloque papel manteiga por cima, para que não fique espaço vazio entre a tampa e a geléia. Há um outro tipo de papel que vejo muito aqui que tem um tipo de cera, mas não o tinha em casa e por isso adaptei com o papel manteiga. Feche o vidro e deixe passar umas 3 horas antes de servir. Este tempo é necessário para que a geléia firme. Fiz uns mini scones para servir com a geléia. Eles são bem práticos de preparar e não há nada mais delicioso na minha opinião do que colocar geléia em scones quentinhos.

Ingredientes:
500g de frutas silvestres
500g de açúcar
Suco de 1 limão amarelo
2 aniz estrelados

Preparo:
Ligue o forno – 170oC. Lave os potes de geléia que for usar, seque e leve ao forno em pezinho por uns 10 min para esterilizar. Retire e reserve.
Coloque dois pires na geladeira. Ponha as frutas na panela em fogo médio/baixo e deixe esquentar aos poucos, até que o suco das frutas comece a escorrer. Enquanto as frutinhas começam a esquentar vá esmagando-as gentilmente. Deixe uns pedaços.

Acrescente o açúcar e o suco de limão e mexa em temperatura média até que o açúcar se dissolva. Ponha o aniz estrelado na panela e deixe ferver. A partir do momento em que ferver dê mexidas ocasionais durante uns 15 minutos. Faça o teste do pires: coloque um pouco da mistura no pires, espere 30 segundos e veja se a mistura vai enrugar ao passar o dedo nela. Se ela enrugar é porque está no ponto. Caso contrário deixe no fogo por um pouco mais. E então repita o teste do pires.

Para os scones:

Esquente o forno – 160oc.Unte uma assadeira.
Ingredientes:
300g farinha de trigo
50g açúcar
1 colher chá fermento para bolo
130g manteiga gelada
100ml de ‘single cream’- ‘e uma creme liquido com 18% de gordura/substitua por leite
1 ovo batido levemente

Preparo:
Ponha a farinha, açúcar e fermento numa tigela, misture com o fouet bem rapidamente. Rale a manteiga gelada na tigela com os secos, e misture tudo com as pontas dos desdos – a consistência deve ficar como de uma farofa. Acrescente o ovo e o single cream/ovo, e misture tudo com uma espátula até que fique bem homogênea. Jogue um pouco de farinha numa tábua de pão, jogue a massa e dê uma leve amassada, e depois abra com as mãos mesmo. Corte rodelas e transfira-as para a asseira untada. Pincele com um ovo batido e asse por 13/15 minutos.Quando prontos deixe que esfriem um pouquinho antes de partir para colocar a geléia.

16 Comments
  • Comidinhas lá de casa

    Responder

    Oi, parabéns pelo blog. A geléia parece ter ficado maravilhosa… Suas fotos estão lindas! acompanhei tudo pelo blog da Fer…Tô estreando meu blog, dá uma passada lá: http://comidinhasladecasa.blogspot.comBeijos

  • Anonymous

    Responder

    OI VALETINAADORO O BILL, ESTAVA A PROCURA DESTA RECEITA DE BANANA.OBRIGADA

  • Isa Lourenço

    Responder

    Adorei as fotos, mas o que eu mais gostava era de comer……Deve estar uma delicia!BeijosIsabel

  • Cris

    Responder

    Esta foto… Valentina que isso… amei!

  • Sabrina

    Responder

    Linda a sua geléia, não fiz a minha por achar muito trabalhoso e difícil, pelo jeito não é não. vou arriscar.Beijos

  • Claudia

    Responder

    Sua geléia ficou linda, mas deve ter ficado muuuito doce também. Brasileiros gostam de coisa muito doce, mas eu acho que a receita meio-a-meio é um exagero de açúcar. É uma receita old fashion pois antigamente não se usava pectina e o açúcar ajudava a dar ponto e a conservar a geléia.Enfim, vc pode usar de 30 a 50% de açúcar para a quantidade de fruta escolhida. Deixe ferver por uns 15 ou 20 minutos e a geléia ficará uma delícia, com a consistência perfeita. Também não uso pectina, não precisa.Você já imaginou 1 kilo de morangos com 1 kilo de açucar? Um exagero querida! Açúcar demais tira todo o sabor da fruta, mas por outro lado conserva a geléia mais tempo. Geléia com pouco açúcar dura muito pouco por isso deve ser comida rápido ou ser congelada para conservar. Não adianta vidro esterilizado.Cheers!Claudia

  • laila

    Responder

    dorei as dicas de como esterelizar no forno e do pape encerado…mto legais..já essa geléia está mto linda mesmo…adoro geleia q leva especiarias…bjs

  • Téia

    Responder

    Tina, estou morrrendo de fome e você me vem com uma receita linda destas? Eu mereço… vou ficar sonhando até chegar em casa. Huuum. Sério, ficou nota 1000! Bj, querida.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina que maravilha essa sua geléia!! As fotos ficaram lindas amiga!

  • ameixa seca

    Responder

    Fica com uma cor tão linda que dá vontade de saborear lentamente a geleia 😉 E com scones… muito british 🙂

  • Gourmandise

    Responder

    Geléia é geléia! No pão, no bolo, no biscoito, no queijo, na colher, para marinar, na salada…aibjos,Nina.

  • Valentina

    Responder

    Fer, o prazer foi meu. Gostei do desafio.Sabe que ja tenho outras 2 receitas que ainda vou fazer só por ter ficado atiçada pelo desafio que lançastes.Bete,vou passar para ver a tua participação.Glau,obrigada.Claudia querida, é isso mesmo. mas tens que colocar no pires frio, esperar uns segundos e daí passar o dedo para ver se está no ponto.

  • Cláudia

    Responder

    Valentinha, que delícia. Só não entendi como chega ao ponto, coloca no pires e vê se enruga? o que é isto? Hoje fui andar de manhã e as amoreiras já estão carregadas de amoras. Vou levar um saquinho e catar um monte pra fazer uma geléia parecida!bjs

  • Glau

    Responder

    Valentinha, nham nham… daria tudo pra comer esta geléia agora! Parabéns! As fotos ficaram ótimas e imagino o sabor….to sonhando aqui!Bjos, Glau

  • Bete

    Responder

    Oi Valentina!Parabéns ficou show de bola.Eu adoro fazer geléias,ou melhor doces em geral.Sua receita ficou de dar água na boca.Adorei.Bjs e uma ótima semana!

  • Fer Ayer

    Responder

    Valentina…isso é que é participação…as fotos estão maravilhosas…amei. Dia 30 está no meu blog.Beijos

Leave a Comment