Geléia de banana com chocolate da Simone Izumi

7 Comments

geleia de banana e chocolate-1O fim de semana de vocês tem temas?  Não que se planeje um tema para o fim de semana – se bem que não há nada errado em fazer isso também. Mas noto na minha vida que o ‘tema’ costuma se desenvolver de forma quase orgânica. Este fim de semana por exemplo foi amigos. Ele tem sido sobre pessoas que são especiais na minha vida, e de alguma forma eu tomo parte de algo especial para elas(e).

Hoje, sábado, minha querida amiga A. tinha um duathlon aqui perto. Em uma linda parte de Surrey – Box Hill.  Muitos de vocês já devem ter visto Box Hill no cinema, principalmente em alguns dos filmes baseados em romances da Jane Austin. Uma das produções de Emma foi gravada lá.  Mas hoje estivemos lá para um duatlon.  A. é uma das minhas melhores amigas,  muito esportiva, e este ano já esteve participando em eventos aqui na vizinhança  duas vezes.

Conheço a Simone há uns bons anos e até tivemos o prazer de nos encontrar pessoalmente. E provei das suas criações. Ótimas lembranças. E hoje eu fiz mais uma receita do livro da Simone Izumi.  A Simone tem estado na minha cozinha desde a quinta dia 20 quando recebi o livro dela, Loucuras de Chocolate. Desta vez sua presença foi na forma de uma receita inusitada pra mim pois nunca tinha visto geléia de banana. E esta também tem chocolate. Muito  divertida de fazer. Parecia coisa de menino danado, jogando chocolate na panela. Antes de receber o livro eu já tinha visto a receita sendo preparada pela Carla Pernambuco em um vídeo. O preparo é bem simples e rápido.  É bacana pois se sente o sabor tanto da banana no resultado final. A combinação é equilibrada. Acho que os cítricos ajudam a balancear o sabor final.

banana e chocolate-6Tanto no vídeo da Carla quanto no livro da Simone se faz menção de ‘sobremesas de colher’. Você não pode rir -ou pode, mas não entendo a menção a ‘sobremesas de colher’. Acho que esta forma de se referir a certas sobremesas é algo que não conheço. Além do óbvio significado.  Bem, não consumi a geléia com com pão ou torrada.  Fiz duas experiências: provei com sorvete de baunilha, ainda quentinha fazendo o contraste show. Adoro estes choques de temperatura. Porém achei que os sabores se chocaram e talvez esta não seja a melhor combinação. Também provei com creme, tipo um creme de leite fresco.E gostei bem. Ficou suave, e o sabor da geléia não foi comprometido.

banana e chocolate-3

E você? Já fez geléia de banana? Se já fez esta receita ou por ter o livro da Si ou por ter visto o vídeo da Carla, o que achou? Qual a sua forma preferida de preparo? Ou caso vá fazer, como você quer experimentar esta geléia?

Bom carnaval!!

banana e chocolate-5

Ingredients:

Instructions:

Separe todos os ingredientes.  Pegue uma panela de fundo grosso, coloque os suco de laranja, o açúcar mascavo, o pau de canela, a raspa e suco de limão e leve a fogo médio. Dê uma leve mexida e leve à fervura. Quando ferver deixe por mais un 5 minutos. Só então coloque as bananas. Misture bem  e deixe cozinhar por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando. Quanto mais tempo a mistura passa no fogo, maiores são as probabilidades dela começar a grudar no fundo da panela,então depois de 15 minutos você precisará mexer mais e mais . Após os 30 minutos retire a mistura do fogo e jogue o chocolate dentro. Mexa, e o calor da mistura vai derreter o chocolate.  Retire o pau de canela e transfira para uma vasilha. Ou para pontinhos de geléia se for presentear parte da geléia.

 

7 Comments
  • Luna

    Responder

    Adorei a receita, muito criativa!!
    Tem alguma fruta que você sugere para substituir a banana? Quero tentar com a banana tbm, mas admito que não é minha fruta favorita.

    Obrigada!!!

    • valentinajacome

      Oi Luna, obrigada pela receita. Esta criação é da Simone Izumi 🙂 Querida,não sei dizer que outra fruta – acho que você deve evitar frutas acidicas. Adoraria saber o que vc vai acabar fazendo.

  • Silvia

    Responder

    Olá Valentina,
    achei deliciosa essa receita de geleia de banana com chocolate. Combinação pra lá de gostosa. Vou tentar.
    Nunca havia reparado que meus finais de semana tinham temas, mas agora que vc falou, é bem verdade. Os meus, em sua maioria, são fins de semana com filhos.

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    banana e chocolate tem tudo para dar certo! Eu também nunca tinha ouvido falar de geleia de banana mas a ideia parece-me muito boa. E com custard… ummmmmm, vou ficar a pensar nestas suas tacinhas o resto do serão. 😉

    Muitas saudades e um beijo grande, grande*

  • Simone Izumi on Facebook

    Responder
  • valentinajacome

    Responder

    Marcia, vc é muito cheia de truques na manga. Amei.Bananada pra mim é vitamina de banana. Interessante.

  • Marcia

    Responder

    Olá Valentina, espero encontra-la bem !!!!
    Eu faço sempre que as bananas ficam muito maduras ” Doce de Bananas” ou Bananada, que nada mais é que uma geléia de Banana, utilizo Bananas, açúcar normal ou Mascavo, um pouquinho de Canela e as vezes umas raspinhas de limão, deixo caramelizar o açúcar até ele ficar marrom e adiciono o resto dos ingredientes, mexo bem até que todos os sabores se incorporem. É um dos meus doces preferidos, se colocar coco fica delicioso, se colocar chocolate também, faço tortas com esse recheio, tem um doce muito bom também onde se coloca um creme baseado em leite, leite condensado e creme de leite engrossado com amido , o doce de banana e por cima claras em neve, uma vez pronto levar para o forno até a clara ficar escurinha, é ruim , né.
    O difícil é fazer tudo isso e quase não poder comer, essa vida de regime é triste , snif, snif !!!
    Um abração, boa semana e um belo carnaval !!!

Leave a Comment