From Plate to Page na Toscana

15 Comments

Plate to Page. Na verdade chama-se From Plate to Page.  Quando o primeiro evento foi anunciado não consegui vaga. Recebi o comunicado de que estaria na lista de espera para o próximo. Ao receber o anúncio de que eu tinha um lugar no segundo evento a ser realizado na Toscana fique estática. O evento é co-ordenado por quatro ‘meninas’ maravilhosas: A Meeta do blog What’s for lunch honey? a Ilva do blog Lucullian Delights, a Jamie do blog Life’s a Feast e a Jeanne do blog Cook Sister!

O evento é sobre food photography & styling e food writing. Meeta e Ilva apresentam as sessões de fotos e styling. As sessões são divididas em apresentações delas e a parte prática. Não há nada melhor do que a prática. Por mais que pareça chavão é só errando que a gente aprende. Não só temos a assistência das instrutoras, mas também um dos outros. Há muita co-operação. E há tantos props à nossa disposição. Paraíso.

As sessões escritas são co-ordenadas pela Jamie e Jeanne. Começamos com exercícios curtos e controlados, e somos dividas em pares para um projeto maior que inclui a escrita e a fotografia. É ótimo trabalhar com pessoas diferentes e de habilidades variadas. A gente aprende muito.

A acomodação foi uma linda casa na Toscana, perto da cidade de Pistoia chamada Il Salicone. Dividimos o quarto com outra integrante. Todas as refeições foram feitas juntas, numa mesa enorme. Muita conversa, gargalhadas, conversas sobre os eventos ou mesmo conversas sobre assuntos variados. Nos congregávamos na cozinha antes e depois das refeições para fotografar, lavar louça, ajudar no preparo das refeições ou mesmo só para estar presente papeando.

Fizemos uma visita há uma vinícola que pertence a Nicoletta, a também dona do Il Salicone. Além do prazer de tomar um bom vinho, comer uma comida deliciosa, papear e fotografar, tínhamos também que usar a visita para um dos nossos trabalhos. O sol e calor completamente fora de hora para outono fizeram da visita algo ainda mias prazeroso, pois não há nada como um lindo dia de sol. Nicoletta por sua vez não estava muito feliz com o calor imenso, pois não faz bem para as uvas.

Éramos em 12. Nenhuma de nós se conhecia anteriormente. E nem conhecíamos as instrutoras. Eu só conhecia a Meeta de muito antes, e nos encontramos em um evento de blogs em Londres. A Jamie e a Jeanne também haviam estado no mesmo evento e deram uma palestra.

Hoje faz duas semanas que voltei e lembrar do evento me deixa saudosa. As participantes se entrosaram muito bem e todo mundo estava lá para aprender algo novo. Não houve estrelismo, pretensão, pessoas difíceis. As máscaras ficaram para trás.

As minhas colegas: Hayley, Denise, Robin, Lynn, Elizabeth, Marta, Kate, Olivia, Alex, Judith, Heidi

Nós tivemos excelentes patrocinadores que foram extremamente generosos com os brindes que nos enviaram. A não ser pelo prossecco que consumimos durante a conferência, o resto partiu conosco. Voltei para Guildford com uma bolsa cheia de excelentes produtos.

  • Um fichário de receitas da Taste of Home
  • Temperos e especiarias da empresa Smaromi – o meu favorito até agora é uma pimenta do reino da Tasmania
  • Um tablete de sal rosa do HImalaya da empresa Gourmelli;
  • A empresa Oxo nos presentou com utensílios de cozinha – cada uma de nós ganhou um diferente
  • Geléias maravilhosas da empresa Sunchowder’s Emporia – a minha é de abobrinha e gengibre e é deliciosíssima
  • Uma faca da empresa cuja marca é símbolo de gemeos ZWILLING J.A. HENCKELS
  • Pimentas em conserva da empresa Peppadew International
  • Um pacotes de arroz para risoto da empresa Riso Gallo no sabor aspargos
  • Matcha da empresa  Match Factory;
  • Garrafinhas pequenas para viagem de  Tabasco da empresa do mesmo nome  Tabasco
  • Extrato de baunilha da empresa de família Nielsen-Massey Vanillas
  • garrafas de Prossecco da Bisol

Outros posts sobre o evento:

15 Comments
  • Léia Silva

    Responder

    Que belíssima experiência!
    Quando voltar por aqui, por favor diga-me, pois gostaria muito de conhecê-la pessoalmente!
    Já conhecia o trabalho da Meeta do blog What’s for lunch honey?, pois apaixonada pelas suas fotos!
    Bjim
    Léia

    • Trembom

      Numa proxima vez te digo.Estou planejando ir a Torino.

  • Edna Nogueira

    Responder

    Nossa que bacana este evento, Valentina.
    Boa sorte em seus projetos.

    Beijos.

  • Ana

    Responder

    Nossa, quantos post deliciosos Valentina! E q super evento esse q vc participou, que delicia de viagem hein?! E at the same time ainda aprender sobre fotografia, nao consigo imaginar nada melhor!
    Fiquei muito feliz por voce lendo seus posts, da p/ sentir o quanto vc curtiu e aproveitou seus passeios!
    Ah, lindas as madeleines do post anterior, q ideia bacana da farinha de milho com goiabada, abrasileirou lindamente 🙂
    E nossa, fiquei com vontade de experimentar esse clotted cream, vc simplesmente o fez soar como algo divino de saborear, humm!!
    Adorei seus posts, sempre gostei demais do seu blog, vc eh super amiga!!
    Beijos
    Ana

  • dfoodadventures

    Responder

    Oi Valentina.
    Que coincidência bacana… Estive no primeiro P2P, em Weimar!
    Assim como vc, eu adorei a experiência e ter tido a chance de conhecer outras blogueiras super bacanas e interessantes. Além, óbvio, de ter conhecido as organizadoras!
    Ando parada com o blog, mas estou louca para colocar em prática o aprendido no workshop!

    Beijos,
    Deborah.

  • Luciana betenson

    Responder

    Valentina, que SONHO participar de um evento assim! Aprender coisas novas com gente fera, conhecer pessoas interessantes com uma atividade e gosto comum, comer e beber na Toscana e de quebra levar pra casa os pressentinhos. adorei seu post, depois vou com calma entrar em todos os blogs das participantes. Um beijo,

    • Trembom

      Lu, te confesso que foi realmente fantástico. O grupo se entrosou bem, e todos tinham não só vontade de aprender como de ajudar. Foi realmente a melhor coisa que fiz este ano.

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    Que relato inspirador! Imagino o especial que deve ter sido estar num lugar tão belo em tão boa companhia — tão boa que nem o sol lindo quis faltar!! 😉
    Espero que vc não tenha bebido o Prossecco todo de uma vez, risos!! 😉

    Um beijo enorme repleto de saudades*

    • Trembom

      Suzana amiga, bebi com moderação pois durante o curso senti tonteiras e ficava com medo de ficar ruim novamente. Mas muito bom o prossecco.xx

  • Ameixinha

    Responder

    Deve ter sido super especial, posso imaginar 🙂

    • Trembom

      Foi sim Ameixinha. Vale a pen a ver os outros post. As meninas são muito talentosas.

  • Gina

    Responder

    Com tudo isso e ainda na Toscana? É demais pro meu coração…rs!
    Ontem tive um encontro de blogueiras, depois eu conto… Mas posso adiantar que foi ótimo!
    Bjs.

    • Trembom

      Gina, vou já checar o teu blog para ver a novidade. Ou as novidades.

  • Jô Bibas

    Responder

    Várias sensações com esse post: primeiro, bom te rever. Segundo, uma vontade enorme de fazer algo parecido, num lugar como esse, aprendendo o que aprendeu (acho que vamos ter que chamar essa de invejinha…).
    E por último: que tal você, agora que aprendeu tanto, vir dar um curso desse aqui no Brasil?
    BJô

    • Trembom

      Querida Jô, muitas vezes já pensei em fazer algo no Brasil, mas a logística acaba me fazendo mudar de idéia. Fico feliz que tenhas ostado do post. Muitas das meninas postaram transonic que fizeram. Tem muita coisa bacana. A Hayley por exemplo escreve maravilhosamente. Dá uma olhada nos outros blogs se tiveres tempo.

Leave a Comment