friands/financiers de matcha

18 Comments

Desde que li pela primeira vez sobre matcha fiquei fascinada. Muito provavelmente por ser um novo ‘ingrediente’ e parecia tão difícil achá-lo. E era caro – isso não me fascinou. Havia também o fato de que é de chá verde, o que tem um gosto muito característico. E não sosseguei enquanto não consegui comprar matcha. Só que pasmem, passei um tempão sem preparar nada.

Na última vez em que estive em Paris fui numa loja que gosto muito , a Mariage Frères, comprei alguns chás e um livro de receitas à base de chá. O Mariage Frère aonde vou fica na rua Bourg-Tibourg, no 4º distrito, Beaubourg – Lês Halles . E lá eles tem um restaurante também que serve receitas todas a base de chá. No livro havia uma receita de friand com matcha. Como sou louca por friands pela sua delicadeza, escolhi há uns 3 meses atrás aquela que seria a minha primeira receita com matcha. Ótima escolha diga-se de passagem.

E aqui está, do jeitinho que a fiz:

Ingredientes:

50g de amêndoas moídas

150g de açúcar de confeiteiro

4 claras

50g de farinha de trigo

2 ½ colher de chá de matcha

140g de manteiga **só usei 115g

Na véspera do dia em que quiser comer os friands, colocar as amêndoas, a farinha, o açúcar e 1/3 das claras numa vasilha. Use um fouet para misturar tudo bem direitinho. Vai ficar uma massa compacta. Aos poucos vá acrescentando o restante das claras, usando o fouet para incorporar tudo bem.

Peneire a farinha e o matcha. Derrame a mistura peneirada junto com a mistura que têm as amêndoas. Ainda utilizando o fouet misture tudo.

Derreta a manteiga no fogo baixo até que ela comece a ficar com cheiro de nozes – sabe como? Retire, deixe esfriar e coe. Misture com o resto até que tudo fique bem homogêneo. A princípio parece que não vai dar nada homogêneo – mas bote fé. Ponha esta mistura na geladeira por 24 horas para que o sabor do matcha fique bem ‘curtido’- digo eu.

Quando for assar esquente o forno – 165oC. Unte as forminhas, e só retire a mistura da geladeira quando o forno estiver na temperatura certa e as forminhas estiverem prontas para serem enchidas de massa. Asse por 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos na forma ainda e transfira para uma grelha.

18 Comments
  • bia

    Responder

    hmmm, estou com dois sachets de matcha la do mariage, boa ideia estes financiers, devem ser deliciosos, me aguarde pq ja estou anotando, rs ! bjs

  • Marizé

    Responder

    Comecei há pouco tempo a usar o matcha nos doces, e estou a adorar os resultados.Esta receita já está anotada.Adorei essas forminhas.Beijocas

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Que interessante amiga, eu ainda não provei mas agora tentada por ti, vou dar um jeitinho nisso. 🙂

  • Nina

    Responder

    Acho que matcha casa super bem com amêndoas, o sabor levemente pungente e o tanino do chá com o aveludado e profundo da amêndoa.Tenho tido dificuladade em encontrar este tipo de forminhas por aqui…

  • bruna lyrio

    Responder

    Que receita linda, Valentina!Estou um pouco atrasada para comentar, mas eu apenas queria dizer que é possível comprar o chá matcha pelo ebay, de diversas marcas, e a preços relativamente bons!Beijos!

  • Márcia

    Responder

    Menina, eu sou meeesmo a rainha do “nunca comi”!!!hahahahahahanunca nem vi matcha aqui, na verdade, e fico só imaginando se me agradaria, pois vcs comadres blogosféricas falam tããão bem…🙂Ficaram lindinhos os financiers, imagino embrulhadinhos para se dar de presente…Cute!Bjos.

  • Natércia

    Responder

    Valentina obrigada pela sua vizita no meu cantinho e pelo coment�rio adorei a sua receita muito chique um beijo.Nat�rcia…

  • Inha

    Responder

    Valentina enina que delicia das delicas….vivendo e aprendendo porque eu tambem desconhecia matcha.vou ver se encontro por aqui mesmo no Reino Unido,voce que vive pertinho acha que e possivel encontrar valentina?beijinhos pra voce e um optimo final de semanap.s. ah nao esquece a nova quinzena nao menina,estou ansiosa esperando novo ingredientemil beijos para vocehttp://www.receitasdainha.blogs.sapo.pt

  • Migas

    Responder

    Também só ouvi falar neste ingrediente desde que comecei a passear pela blogoesfera. Pelo que me parece deve ser um luxo!! Fiquei curiosa! :o)Beijos

  • Valentina

    Responder

    Suzana, é um cantinho bem legal. Se fores me conta depois.Tem um cha que adro: Marco Polo. Pipoka, também adoro o marco polo. parece um sonho.Laila, são ótimos mesmo. Semente, se vais a paris aproveite e compre. vou aguardar uma receitinha no teu site.Clarice, vc colocou bem: um pó mágicoPimpona, espero que consigas achar.Laurinha, com certeza.Marcia, eu é que agradeço tanta leitura boa. Foi bom ler os atrasados.

  • Marcia

    Responder

    Valentina, obrigada pelas múltiplas visitas, adorei, foi meu café da manhã.Aiaiai, no dia em que chegar matcha em Rifaina, pode saber que por aí já estará fora de moda…mas gostaria de saber qual o sabor… beijos

  • Laurinha

    Responder

    Hummmmmmm, muito interessante, e o sabor, ímpar, com certeza!Beijinhos,

  • Pimpona by Nacos & Noc's

    Responder

    Também não conheço o dito ingrediente, mas adorei o aspecto final. Vou ver se encontro matcha por aqui… Beijinhos

  • Akemi

    Responder

    Val, fiquei muito curiosa com esses friands que vc havia comentado e ei-los aqui. Que foto linda e delicada! Nem duvido sobre a delícia que devem ser acompanhados de uma xícara de chá verde!Esse livro deve ser um luxo, amiga! Infelizmente o macha é caro mesmo, até mesmo aqui, mas uma pitada deste pó mágico transforma qualquer receita! Bjs querida e bom final de semana!

  • semente de sésamo

    Responder

    Eu também ando atrás de matcha há um tempão. O único q consegui encontrar custava 65 euros!! Mas não vou desistir! Quer melhor desculpa para ir a Paris? Ficaram o máximo esses financiers.

  • laila

    Responder

    humm financiers são incriveis…a delicadeza, leveza, lindesa…todos os esas possiveis!!! E com matcha pra ficar mais chiqueza ainda!ehehe bjos! ficaram lindos vale!

  • pipoka

    Responder

    Dava tudo para ter um livro de receitas com chá da Mariage Frères…é que o meu chá favorito é o Marco Polo precisamente dessa marca. Quanto à sua receita com matcha, adorei. Tenho uma embalagem de matcha que ainda não abri, estava a pensar fazer um gelado ou um bolo, a sua receita é uma possibilidade (se conseguir arranjar essas forminhas lindas!).

  • Suzana

    Responder

    As coisas que eu aprendo consigo! Já apontei a morada no meu caderninho – vou em breve a Paris e não posso deixar de dar uma olhada. Obrigada pela receita, deve ser maravilhosa!

Leave a Comment