Friands de framboesas e mirtilos e farinha de espelta

25 Comments

Até alguns meses atrás eu só conhecia farinha de espelta integral. Achava que este era o único tipo que existia. Entretanto um dia passeando pelos corredores da loja de produtos naturais da minha cidade – que é excelente por sinal, me deparei com ‘white spelt flour’ – seria ‘farinha branca de espelta uma tradução correta?  E deste então tenho substituído farinha de trigo normal em muitas coisas que faço por ‘white spelt flour’.  Após dar uma lida em alguns artigos sobre esta farinha descobri as diferenças abaixo:

  • farinha integral de espelta: contêm muitos nutrientes, bem mais que a farinha de espelta branca – White spelt flour,. Um dos nutrientes que se apresenta em maior quantidade são proteínas. Parece que este tipo de farinha tem muito mais proteínas que várias outras variedades de grãos e farinhas. Possue também um índice de fibras bem alto, o que é extremamente benéfico para os nossos intestinos;
  • farinha branca de espelta: possue seus próprios benefícios nutricionais com, por exemplo, o fato de ser de baixa caloria, bem menos que a farinha integral de espelta. Além disso, outro benefício é que tem o nível de glúten mais baixo que o da farinha integral de espelta. Para pessoas alérgicas ou sensíveis a glúten esta farinha é uma excelente opção;

Já fiz receitas com esta farinha que no passado foram executadas com farinha ‘normal’ e o resultado tem sido excelente.  Os bolos ficam igualmente leves, e bem saborosos. Tenho ficado bem impressionada e feliz com o resultado. Continuarei a usar a farinha branca de espelta em muitas outras receitas e você verá mais dela por aqui. Acho que se eu tivesse que eleger a minha descoberta do último mês, esta seria esta.

Sem querer parecer ‘lugar comum’, peço perdão por não ter postado com mais freqüência, mas a vida anda muito cheia de coisas. E no final de agosto tenho um compromisso que tem me mantido ocupada. Manterei vocês a par das minhas aventuras aos poucos. Obrigada pelas visitas. Sempre grata pelo carinho.

Friands são receitas que adoro. E a única coisa diferente desta aqui é a farinha de espelta. Quanto as frutas utilizadas, estas são da estação e extremamente abundantes nesta época. Principalmente este ano em que a primavera foi quente e seca. Tem sido um paraíso.

Friands de framboesas e mirtilos e farinha de espelta

Rende 8 unidades

  • 115g manteiga sem sal derretida e esfriada
  • 30g farinha de espelta
  • 130g açúcar de confeiteiro
  • 100g farinha de amêndoas
  • 3 claras grandes
  • Raspas de 1 limão grande
  • Mirtilos e framboesas

Formas untadas com um pouco da manteiga derretida

Pré-aqueça o forno – 180oC.

Peneire a farinha de espelta numa vasilha e numa outra peneire o açúcar de confeiteiro. Transfira a farinha de espelta para a tigela com o açúcar, assim como as amêndoas. Com um fouet de uma mexida para incorporar os ingredientes. Numa outra tigela bata as claras com um fouet até que a mistura fique com uma aparência espumante. Transfira então as claras batidas para a tigela com as farinhas. Utilizando o fouet mexa para incorporar todos os ingredientes. Acrescente as raspas de limão e a manteiga. Mexa bem. A princípio pode lhe parecer que a manteiga é excessiva, as ela vai se incorporar com o restante. Espalhe a mistura pelas forminhas previamente untadas. Gosto de usar das colheres para sorvete quando vou transferir massa para formas. Permite um melhor controle de quantidade. Por fim espalhe as frutas por cima.  Asse por aproximadamente 25 minutos, e faça o teste do palito. Retire do forno e transfira para uma grelha. Deixe esfriar na forma por um 5 minutos e depois transfira para a grelha diretamente.

25 Comments
  • Wilma

    Responder

    Valentina moro em NY e conheci seu site há pouco…E adorei, a cada dia leio um link e adoro…Tem muita coisa p/ eu ler ainda…E obrigada por esta generosidade de dividir com a gente tanta informação, receitas, adorei sobre a white spelt flour, eu ja havia lido alguma coisa mas agora com suas informações vou comprar e tentar usar nas receitas acredito que até nos pães ela deve ficar boa e mais saudável. Valentina são muitos os elogios, mas hoje eu gostaria de desejar-lhe uma Ano Novo maravilhoso…com muitas bençãos, com a mesma generosidade que vc nos dá com seu blog, e muitas realizações!!!!!
    bjs,
    Wilma.

  • Paulo RT

    Responder

    UAU
    esses friands devem ser maravilhosos, adoro amêndoas na massa e framboesas deixam tudo malhor ainda.
    Fico triste apenas com a miséria que é o mercado brasileiro de farinha.

    • Trembom

      Estes friends foram aprovadíssimos por uma audiência bem diversificada. Recomendo. É uma pena realmente a falta de variedade de farinhas.

  • Aninha

    Responder

    Oi minha querida!
    Peço desculpas pelo sumiço, mas sempre estou de olho nos seus post´s. Tenho estado com muitas atividades e acabo por sacrificar os comentários em blogs amigos.
    Lindos esses friands! E parecem deliciosos também!
    Pena não ter essa maravilha de farinha por aqui.
    Beijo no coração e ótima semana!

  • marianapp

    Responder

    Menina, que gracinha de bolinhos!!! devem ter ficado deliciosos!! parabéns por mais essa receita!! bjs

  • Cristina Lunardeli

    Responder

    Ficaram lindos em coração e o sabor com essas frutinhas…hummm, posso imaginar!
    Sempre aguardo ansiosa seus posts e nunca me arrependo!
    Bj

  • YES we Cooking

    Responder

    Que lindos, Amei! Parecem deliciosos! Beijos

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu amo friands e estes em formato de coração estão lindos demais! Aqui nunca achei farinha de espelta para comprar. Tomara que chegue logo por aqui.

    • Trembom

      Pat, estas forminhas são muito delicadas. Ah que pena que não se acha farinha de espelta. Tenho gostado muito dela.

  • Lylia

    Responder

    Oi Valentina,
    Seus posts sempre tão lndos! Fazem bem a alma.
    Bj e boa semana pra vc,
    Lylia

    • Trembom

      Lylia, fico feliz de ter tocado a tua alma. meus posts são sobre o que vejo, aprecio, e experimento. volte sempre.

  • Luciana Betenson

    Responder

    Valentina que doce lindo! Romântico mesmo 🙂 Nunca fiz bolo com a farinha de espelta, mas uso farro (que é igual ou semelhante ao spelt) e adoro criar ‘risotos’ (na verdade farrotos rsrs) com ele. Bjs

    • Trembom

      Lu querida, vc sabe que fiz estes friands para levar para o trabalho. Um colega me fez prometer fazer algo para ele. Nem me toquei sobre o formato da forma. Deu um pouco de historia na hora em que entreguei. Tive que rir. tudo de coraçãozinho. Amei farrotos. Farro é uma delicia. gosto de usa-lo para saladas

  • Renata Boechat

    Responder

    Minha amiga, sempre que venho aqui fico perdida entre fotos das receitas e as fotos das paisagens que você sabe captar tão bem!

    Aqueles campos de lavanda me deixaram enlouquecida, e agora essa pequena “cottage”…posso dizer assim? me fascinou…viajo…rsss

    Os friands deliciosos, claro!

    • Trembom

      Querida Re, esta cottage fica numa rua com uma vista linda de uma area imensa aonde se vai fazer caminhadas. Voce enlouqueceria com a paisagem. Um dia desses ainda tiro foto.x

  • Luisa Alexandra

    Responder

    Venho dar-te os parabéns pelo teu blog, tens aqui receitas maravilhosas!

    • Trembom

      Luisa, muito obrigada.

  • Beatriz

    Responder

    Que delícia. Adoro tudo que é feito com frutinhas vermelhas. Mas, ontem, fazendo compras em um supermercado aqui em SP, me deparei com caixinhas de framboesas e mirtilos. Nem reparei quantos gramas, acho que 100g. Caí de costas com os preços…. a caixinha com mirtilos está custando R$ 12,90 e a da framboesa R$ 14,20. Absurdo! Aliás, tudo está caríssimo por aqui. Conclusão….. adoro ler seu blog, ver suas receitas e babar com tudo que leva estas frutinhas. Os morangos, apesar de tudo, ainda dá para comprar.

    Linda semana para você!
    Beatriz

    • Trembom

      Beatriz, frutinhas vermelhas sao otimas mesmo. tambem adoro. E este ano tivemos muita abundância. Nao sao baratas , mas não é absurdamente caro.

  • Gina

    Responder

    Desconheço se existe essa farinha à venda no Brasil. Ultimamente, ando experimentando muitas opções de cereais sem glúten, embora não seja celíaca.
    Os friands ficaram lindos e adoraria prová-los.
    Bjs.

    • Trembom

      Gina querida, tambem tenho tentado usar farinhas sem gluten ou como a espelta. Adoro a oportunidade de utilizar novas farinhas.

  • Jô Bibas

    Responder

    Não faço i-deia do que seja espelta, mas estava com saudades de ler tuas receitas. Acompanhou minha viagem para a Grécia? (Cheguei hoje)
    BJô

    • Trembom

      Jô, teus posts da viagem estao lindos. De embalar a alma da gente. Fiuei tao feliz de le-los. Nao tive oportunidade de ir a Grecia este ano. Ano que vem estarei la. so para relaxar. Depois quero ver os posts da Marina para ver comida.

  • saltapocinhas

    Responder

    Olá Valentina

    Costumo vir algumas vezes ao teu blog, mas creio que nunca comentei.
    Agora vim cá espreitar porque vou passar uns dias a Londres e, como não faço ideia de onde ir almoçar ou jantar e sei que às vezes falas aqui de restaurantes…
    Vou dar uma volta pelos teus posts anteriores para ver se descubro bons restaurantes 🙂

    Estes teus bolinhos deixaram-me com água na boca, vou fazê-los, mas com farinha normal já que não conheço essa farinha de que falas.

    beijinhos

    • Trembom

      Olha, te recomendo Wagamamas. Há uma variedade de preços. Tem uma cadeia de pizza chamada Pizza Hut que vive tendo promoções. vc tem iphone? Hoje em dia há muitas promocoes por toda parte. vou te mandar mais dicas por email.

Leave a Comment