friands de coco e amoras

24 Comments

Minha querida amiga W. está visitando. W. e eu somos amigas há 27 anos – andamos fazendo as contas recentementes. Trabalhamos juntas em uma escola de inglês fantástica em Brasília – que infelizmente não existe mais. Viemos juntas para a Inglaterra em 1990 numa bolsa. E eu ainda estou aqui. Um dos meus grandes prazeres é poder cozinhar para a W. E podermos comer juntas, nos sentamos à mesa e compartilhamos histórias. No final de semana que passou fomos fazer uma Road trip pela Inglaterra. Don’t get me started sobre sobre o interior da Inglaterra, pois é muito bonito. Sou uma grande fã das cidadezinha minúsculas. E nos dirigimos à uma região chamada Costwolds. Antes de entrarmos em Cotswolds nós paramos na pequena cidadezinha de Lackock. No próximo post colocarei fotos de Lackock.

 

Lacock é uma cidadezinha em que o tempo parou. Se não fosse pelos carros modernos nas ruas você poderia facilmente pensar que havia feito uma viagem no tempo. Faça uma notinha na sua agenda para uma viagem futura. Muitos filmes foram filmados em Lackock – Chocolat, Pride and Prejudice, Robin of Sherwood e mesmo Harry Potter. Talvez por isso você possa até ter um senso de dejá vu ao chegar lá, e andar pelas ruas. A Abadia de Lacock é do século 13 – mais ou menos 1232. E ela foi usada para algumas cenas de Harry Potter, foi mostrada como parte da Hogwarts School. Você talvez vá reconhecer a terceira foto – um dos corredores pelos quais Harry andou – Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Camara de Segredos.

Mas antes de sair para o fim de semana havia preparado estes deliciosos friands de coco e amoras. A receita original é com cerejas e é de autoria do querido Mowie do lindíssimo blog Mowielicious que você deve conhecer. Caso não o conheça, não perca mais tempo e vá lá rapidamente. O Mowie não somente cozinha maravilhas como é uma pessoa extremamente especial e de imensa generosidade. Já fiz muitas receitas do Mowie e elas são ótimas. A minha vontade era de fazer a receita com as cerejas tal qual o Mowie as fez, mas no dia em que as fiz não tinha cerejas em casa. E usei o que tinha. Como disse ao Mowie o resultado foi excelente. Só falta fazer com as cerejas. Sempre procuro uma desculpa. Os friands ficam com uma textura interessante por causa do coco ralado. E quem diria que friands poderiam ficar mais gostosos? Agora é que o meu amor por friands ficará para a eternidade.

Ingredientes:

  • 50g amêndoas moídas
  • 50g coco desidratado
  • 250g açúcar de confeiteiro
  • 75g farinha de trigo
  • 7 claras
  • 125g manteiga derretida e esfriada
  • Muitas amoras – não pesei

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte 12 formas de muffins/friands e reserve.

Numa tigela misture as amêndoas, coco, açúcar de confeiteiro e farinha de trigo. Use um fouet se possível para dar leveza.

Numa outra tigela coloque as claras e bata levemente com um garfo somente para espumar. Derrame sobre a mistura seca, e mexa para incorporar levemente. Repita o mesmo com a manteiga derretida. Transfira a mistura para as forminhas – somente ¾ da forma deve ser preenchido. Agora pegue as amoras e distribua igualmente pelas formas. Rendimento: 12 das minhas formas. Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e coma ainda morno por ser de sabor bem superior aos friands frios. Vai um cafezinho?

24 Comments
  • Valéria Nagib

    Responder

    Valentina só hoje conheci seu blog e gostei demais. Morar na Inglaterra deve ser um sonho, o interior com ruas pequenas e casas antigas é tudo que eu sempre quis. Vivo dizendo às minhas filhas que logo me mudo pra Inglaterra. Quem sabe! Parabéns!
    Valéria N.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Quando vieres aqui na Itália, terei o maior prazer em cozinhar pra você uma bela pasta italiana com berinjela!
    Abraços fraternos
    Léia

  • Verena

    Responder

    Tina, ainda não experimentei, mas vi os friands mais de uma vez por aqui e por outras cozinhas inspiradoras…não sei porque não fiz…já está anotado!
    Que fotos fantásticas! Imagino que delícia deve ter sido o passeio!!!
    Um beijo e obrigada por dividir essas preciosidades: receita e locais lindos!

    • valentinajacome

      Pois experimente. Eu adoro Friand. desde a primeira vez em que o provei acho que em 2006, fiquei assim,apaixonada por eles, pela delicadeza.E se pode variar bem.

  • Raquel

    Responder

    Oi Valentina,

    Adoro seus posts. Suas fotos são um colírio pra mim. Admiro o seu capricho na apresentação das receitas. É muito bom tê-la neste espaço, compartilhando, além das comidinhas, os passeios que fazes.
    Um abraço carinhoso.

    PS: como se pronuncia “friand”?

    • valentinajacome

      Raquel querida, obrigada pelas palavras gentis. para ouvir a pronúncia de friand clique neste linque e depois clique no simbolo de pronuncia: A pronuncia das vogais é como no português. o ‘r’ é aquele ‘r’ do francês. E o ‘d’ é mudo.

  • Stefânia

    Responder

    Oi Valentina!

    Mais uma vez você me surpreendeu! Que lugar lindo e que receita maravilhosa, viu?! Adorei!

    Eu marquei minha viagem para a Inglaterra para o dia 27/12, vou passar o reveillon e alguns dias de janeiro…não vai ser muito longa, mas estou louca para conhecer um pedacinho do país que te acolheu.

    Beijo grande Querida!

    • valentinajacome

      Stefânia, vc virá no Inverno. Os dias são mais curtos nesta época do ano. Já tens roteiro preparado?

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Visitas é bom demais, ainda mais uma amiga de tanto tempo, né?! Também recebi amigos brasileiros ha’ algumas semaninhas.
    Também adoro cidadezinhas, principalmente antigas.
    As fotos são maravilhosas.
    Nunca comi friands, adorei a receita e a delicadeza da apresentação.
    Bjim com muito karim
    Léia

    • valentinajacome

      Léia querida, não há nada melhor que visita de amigos. Gosteria de tê-las mais vezes. Vc tem que tomar nota e fazer um friand o mais rápido possível.

  • Fernanda

    Responder

    Tina, adorei a receita!! Uma delicadeza, e muito fácil também!
    Amei Bjs Fe;)

    • valentinajacome

      Fernanda, para friands ale’m da qualidade dos ingredientes, muita delicadeza ao incorporá-los. o resto é sonho.

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Lugares pequenos, de arquitetura rica, fazem a gente voltar no tempo, transportar-se à história, adoro isso!
    Os friands são muito bons, são pequenas delícias que me encantam sempre.
    Bjs.

    • valentinajacome

      Gina querida, Estou com você nesta. Esta viagem foi de uma certa forma uma viagem através do tempo pois muitos dos lugarejos que visitamos estão bem conservados.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que fotos lindas! Adorei conhecer um pouquinho do lugar por aqui. Fiquei curiosa. Quem sabe numa próxima visita. 🙂
    E os friands estão um sonho, tão lindos!

    • valentinajacome

      Amiga, estará no próximo roteiro.Você amará Cotswolds.Os Friandds por sua vez ficaram muuuito saborosos, com uma ótima textura devido ao coco ralado.

  • photoarte

    Responder

    Valentina vc não imagina como viajo com seus relatos, que na verdade são lindas histórias.
    Vc tem uma delicadeza ao se expressar, que nos encanta e hipnotiza, sabia?
    Vc é escritora?
    E suas receitas refletem tudo isso que vc é.
    Olha só a delicadeza desse friand…. as fitinhas que coisinha mais fofa!
    Nossa é a primeira vez que falo esta palavra: FRIAND….rs
    chic do urtimúuuuuuuuu,,,,rs rs
    Vc é toda chic dimais da conta mesmo!
    E eu aceito sim o cafézim e com este friand então?!!!!!
    Beijinhos minha Flor!
    Trem bão é este blog!
    Sandra
    Beijinhos pra sua amiga tb.

    • valentinajacome

      Sandra, obrigada. Meu portugues eh muito tosco hoje em dia mas fico feliz por ver que ainda da para me comunicar bem. nao sou escritora nao querida. Ja que agora falastes a palavra ‘friand’ tens que fazer os danados para ver como sao uma delicia.

  • Déia

    Responder

    Valentina, que delícia de visita, ein?! É tão bom essas amigas de tempos, né?! Que compartilham uma história de vida!
    E para celebrar esse muffins deliciosos!
    Adorei as fotos 🙂
    bjs

    • valentinajacome

      Deia, delicia mesmo. Amigos de verdade sao pequenas preciosidades.

  • Téia

    Responder

    Nossa Tina, me encanta totalmente estes lugares lindos da Inglaterra que aqui aparecem, são tão bucólicos e românticos.Ai, ai… Os friands combinam perfeitamente com a delicadeza de seu gosto e das suas fotos. Estas lindas amoras estão me chamando, huuum. AH, uma receita sua apareceu lá hoje no banquetes. Uma pequena homenagem desta amiga do Brasil. Bjka.

    • valentinajacome

      Teia querida, o interior da Inglaterra e lindissimo. E cada regiao tem uma caracteristica especial.Cotswolds tem que fazer parte do trajeto de viagem de alguem que queira ver um pouquinho deste interior. Estes friands viajaram conosco pois os fiz na vespera. Ja fui la ver a receita. ah, aquela mousse me traz boas memorias

  • Ana Powell

    Responder

    Um trabalho sublime e cheio de detalhes.
    Aqui nada é posto ao acaso, tudo tem um propósito e segue uma ordem.
    Mais uma vez os meus sinceros parabéns, adoro entrar no teu mundo e olho com prazer ♥

    • valentinajacome

      Ana, you are most kind with your lovely words. Ainda temos que combinar um cha pois nao moramos tao longe assim uma da outra. vamos esperar passar o verao pois acho que andas ocupada e talvez estejas em Portugual agora, certo?!

Leave a Comment