Friands de chocolate com kumquat

3 Comments

friands de chocolate e kumquat-7O tema do meu baking no fim de semana foi chocolate. Mas a primeira coisa que  fiz não foi a que me fez ir para a cozinha a princípio. Explico. Na quinta me encontrei com um colega para comer pizza e pegar o livro da Simone Izumi ‘Loucuras de Chocolate’. Meu colega havia estado na casa dos meus pais e me trouxe o livro quando voltou do natal. Pois é, com a vida corrida só deu para nos encontrarmos agora. Voltei já no metrô folheando o livro. Estava tão ansiosa para recebê-lo que não sabia por onde começar a lê-lo.  Fiquei mais olhando as fotos e títulos de receitas, sem conseguir me deter em nada específico pois queria ver o máximo possível do conteúdo. É claro que o primeiro contato foi tanto quanto superficial. Já na viagem de trem fui mais criteriosa, e me concentrei em capítulos, um por vez.  O livro foi uma ótima descoberta. Está muito bonito, os textos introdutórios são gostosos, em uma linguagem deveras agradável e convidativa. Coloquei várias etiquetas nas páginas com receitas que me agradaram.

Ao chegar em casa a minha cesta semanal estava na mesa da cozinha. Tive que colocar o livro de lado para organizar tudo. Guardei todas frutas e os legumes, incluíndo as 200g de kumquats que estavam em um saquinho de papel. Acho que ficaram no meu subconsciente quando fui dormir, pois no trem pro trabalho na manhã seguinte dei uma olhada na edição de natal da Martha Stewart  atrás de uma receita de chocolate com kumquat – a combinação de cores lindíssima. Fatias de chocolate escuro e o laranja das kumquat.  O elemento chocolate com certeza foi influência do ‘Loucuras’ e de todas as receitas que li. Já as kumquats lembrei de haver visto esta receita na revista da Martha quando estava em Granada no ano novo. Minha amiga M. a quem visitei tem uma arvorezinha de kumquat na sua varanda. E queria ter feito aquela receita na casa dela, para que eles usufruíssem enquanto eu estava lá. Mas nem fiz pois descobri que M não gosta de cítricos com chocolate.E nem  resto da família dela..friands de chocolate e kumquat-11Com as receitas do livro da Si na cabeça e a barra da Martha Stewart também bem presente, fiz uma listinha de compras na cabeça. Comprei mais barras de chocolates de acordo com a lista original e rumei para casa depois do trabalho na sexta munida de tudo que precisava para executar as receitas escolhidas. Ia fazer tudo no sábado pois não tinha compromissos. Acordei no sábado de manhã e acabei agarrando o livro do Pierre Hermé entitulado ‘Chocolate Desserts’ e tomei café folheando o danado do livro. Há muitas receitas com chocolate neste livro,  e marquei a receita de friands de chocolate. Uma receita que não é do próprio Pierre Hermé mas de um amigo dele.  Como friands são number 1 na minha lista, resolvi que ela seria mais uma das 15 receitas marcadas. E logo depois do café resolvi que os friands levariam kumquats -estava com pensamento fixo nos kumquats e nos friands. As outras 14 receitas fazendo fila.  Cortei as kumquats em rodelas, retirei as sementes, fiz uma calda e quando todo o açúcar se dissolveu na água acrescentei os kumquats em rodelas. Os cozinhei na calda por un 15 minutos, até que ficassem meio translúcidas. O plano era utilizar parte dos kumquats para decorar os friands e outra parte para fazer as barras de chocolate. Mas nunca cheguei nas barras. Não tinha kumquat suficiente.

friands de chocolate e kumquat-9A massa destes financierss/friands é muito delicada.O modo de execução é um pouco diferente dos friands tradicionais e se usa ovos inteiros ao invés das claras batidas. Usei formas pequenas para ficarem delicados. Nada de formas de muffin. Caso você resolva usar formas de muffim terá que ajustar o tempo no forno. Uns dos friands/financiers mais delicados que já saboreei.  As rodelinhas de kumquats no centro acrescentaram um sabor cítrico delicado. A receita original dizia que renderia uns 20, mas deu  30. É claro que o rendimento é relacionado ao tamanho das suas formas.

Depois destes parti para outras receitas. Claro que não fiz as 15 no fim de semana, mas fiz umas 4. Assuntos para outros posts. Você vai ter que voltar para ler. E me contar se conhece kumquats. Conhece?

friands de chocolate e kumquat-8

friands de chocolate e kumquat-10

A receita dos friands é de um amigo do Pierre Hermé, mas a idéia de usar as kumquats é minha

Ingredients:

Para os friands

Para os kumquat

Instructions:

Comece derretendo um pouco de manteiga e pincelando as formas que for usar com esta manteiga derretida. Leve as formas à geladeira.

Ligue o forno – 180oC.  Com exceção da água tépida separe todos os ingredientes e reserve.

Ponha o chocolate em uma tigela sobre uma panela com água – o fundo da tigela não deve tocar a água. Ponha a água para esquentar e o calor vai fazer o chocolate derreter. Quando o chocolate estiver praticamente derretido desligue o fogo e retire a panela do fogo.  O calor ainda emanando da água vai ajudar a derreter o chocolate. Reserve para que esfrie um pouco. Tire suas formas da geladeira, de mais uma pincelada de manteiga derretida e leve à geladeira. Enquanto isso ponha as amêndoas moídas, o açúcar e os ovos em uma batedeira e bata até tudo em velocidade média até a mistura ficar clara. Acrescente os pedaços de manteiga à mistura e bata para incorporar. A mistura vai separar e você notará que  a manteiga não se incorporará bem – não se preocupe neste estágio. Jogue o chocolate morno na vasilha e bata em velocidade média/baixa. O calor do chocolate derretido vai ajudar a manteiga a derreter. Depois acrescente a água tépida, e bata até a mistura ficar uniforme. Raspe bem as laterais para que tudo se misture. A farinha de arroz deve ser incorporada manualmente e de forma delicada. Retire as formas da geladeira e preencha cada uma até ¾ com a mistura. Disponha rodelas de Kumquat por cima. Leve tudo ao forno para assar por uns 12/13 minutos. Quando prontas transfira para uma grelha e deixe esfriar por 5 minutos antes de tirar da forma. Pincele cada friand com a calda morna das kumquats.

 

Para fazer a calda:

Pique os kumquat em rodelas médias – não muito finas. Retire as sementes. Faça uma calda de açúcar na proporção ¾ xícara medidora de açúcar para ⅓ xícara medidora de água. Leve ao fogo médio/baixo até que o açúcar se dissolva. Então acrescente as rodelas de kumquats. Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar por un 15 minutos. Depois retire os kumquats, escorrendo-os e transfira um por um para uma folha de papel manteiga, Deixe esfriar.

3 Comments
  • Cristiane

    Responder

    Deu água na boca!
    Não conheço Kumquats, então fui mais simplista e pensei em substituí-los por laranjas (as tradicionais), que tenho aqui em casa. Acho que vão ficar saborosos apesar de perder um pouco a beleza…
    Vou aproveitar o feriado e experimentar esta receita!
    Beijos e bom carnaval! (Apesar de ter uma forte impressão que para você esta data é apenas simbólica e não um feriado como aqui no Brasil..rs)
    Cris Piva

  • Hayley Harland on Facebook

    Responder

    so pretty!

  • Marcia

    Responder

    Olá Valentina !!!
    Espero que estejas bem, tenho tentado enviar comentários das suas receitas anteriores , mas parece que o tempo anda correndo tanto que não se tem tempo para nada, mau sento em frente ao computador já aparece outra tarefa e tenho que sair correndo atrás de fazer o que é necessário, mas de qualquer maneiro adoro ler suas receitas , comentários, pensamentos e fotos, elas sempre me dão uma alegria de viver e eu sonho um pouquinho e sigo em frente.
    Quanto as mini laranjas , aqui no Brasil ela também são chamadas de Laranjinhas Kumquats ou Kinkam e eu as conheço, normalmente faço uma calda com açúcar, cravo e canela , deixo elas ferverem, desligo o fogo e deixo por um dia nessa calda, retiro e deixo escorrer até criar uma casquinha de açúcar , cubro com chocolate meio amargo e sirvo , ou ainda depois das cascas açucaradas corto no meio e recheio cada casca com massas de docinhos( doce de ovos, de coco, etc, coloco em forminhas e sirvo, ficam muito saborosas.
    Valentina, um abração, uma excelente semana e obrigada por alegrar meu dia .
    Ah! esqueci, bom carnaval, beijos.

    Marcia( ateliebomgostome@gmail.com)

Leave a Comment