Friands com geléia de damascos

14 Comments

Quem já me conhece sabe como sou apaixonada por friands. Para mim são pequenas gemas. Esta receita leva um pouquinho de geléia por cima antes de assar. Usei damascos, mas você pode colocar a geléia que quiser. Na verdade usei ‘compote’ que é um pouco como geléia, mas com pedaços da fruta. Como resultado os meus friands ficaram com uns buracos no meio aonde a compote afundou na massa. Com a geléia, sendo mais leve acho que o efeito não será o mesmo.

Depois de fazer muito friand aprendi que o melhor é deixar a massa descansar na geladeira um pouco antes de assar. De preferência de um dia para o outro. Tipo faça a massa a noite e prepare para o café da manhã. Caso contrário deixe descansa por pelo menos 2 horas.

A receita original pedia 180g de manteiga, e embora a fonte seja de confiança acho 180g para a quantidade dos outros ingredientes excessiva. E só usei 150g. Sempre diminuo a gordura quando posso por achar ser excessiva. Quanto às amêndoas, acho que você pode tentar fazê-los com castanha do pará. Uma vez recebi um email de uma colega que os fez assim pois não tinha as amêndoas. Segundo ela o resultado foi positivo.

½ xícara de farinha de trigo peneirada (75g)

1 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro peneiradas (225g)

1 xícara de amêndoas moídas (110g)

4 claras

150g de manteiga sem sal, derretida e esfriada

1 colher de chá de extrato de baunilha

¼ xícara de geléia de damascos.

Pré-aqueça o forno – 180oC. Unte as forminhas que for usar e reserve. Caso você vá usar formas de muffin acho que dará uns 10.

Coloque os ingredientes secos numa tigela e peneire tudo. Numa outra tigela coloque as claras, e bata um pouco com um garfo até que ela comece a espumar. Acrescente a baunilha e bata só levemente com o garfo para misturar tudo. Faça um buraco na tigela com os ingredientes secos e acrescente a mistura com as claras e a manteiga. Misture tudo delicadamente com uma espátula até que a mistura fique homogênea. Pode parecer que não ficará, mas bote fé. Deixe a mistura descansar na geladeira por pelo menos duas horas antes de assar.

Encha as forminhas até ¾ da medida total. Pegue uma colherzinha de café e coloque um pouquinho de geléia em cima da mistura do friand. Repita em cada uma das forminhas. A minha rendeu 14 friands. Leve ao forno por uns 15-20 minutos. Deixe esfriar nas forminhas e desenforme só para servir.

*Fonte: Donna Hay

14 Comments
  • Estou te Esperando

    Responder

    Nossa amei essa receita, e as suas ficaram lindas em formato de flores, que forminha vc usou???Parabens pelo blog.

  • Cris

    Responder

    Valentina, sabe que cada vez que você faz ficam mais lindos.

  • bia

    Responder

    lindos, lindos, lindos ! Sabe que fiz um muffin com framboesa, queria que ela ficasse no topo do muffin, quando assou ela se encondeu no meio, nao se via nem sombra da frutinha !!! bjs

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Aí amiga que coisa mas linda!! Eu vou fazer essa massa e vou usar minha geléia de jaboticaba.

  • Valentina

    Responder

    Laurinha, marca da gula.risosSheila, se morassemos perto te mandava uns.Dinha, são tão bons.Dani, olha, nunca vi ninguém não gostar. Clarice minha amiga, vc sabe o meu fraco,né?!

  • Akemi

    Responder

    Adoro seus friands, Valentina! São deliciosos, ótimos para um chá da tarde!

  • Dani Toré

    Responder

    Que lindo!!!O sabor deve ser magnífico, Valentina.Super fino pra servir às visitas.Bjs

  • Dinha

    Responder

    Que delicadeza Valentina! Adorei estes friands.

  • Sheila

    Responder

    Maravilhoso. Simplesmente =)to aguada Valentina… que cara boa, minina!

  • Laurinha

    Responder

    Que delícia! ficou um charme os furinhos…Adorei!Beijinhos,

  • Valentina

    Responder

    Marizé querida, obrigada. A gula criou um buraco neles..risosNina, realmente quanto mais se descansa a massa melhor. Claudia, agora voce me pegou. Aqui já compramos as amêndoas moídas. E quando môo acho que é para o fino. Não conheço farinha comum com a mesma textura. Olha, nunca uso liquidificador para moer então fico com medo de dar recomendação.

  • Cláudia

    Responder

    Valentina, gostei muito, deve ser deliciosa. Uma dúvida, as amendôas moídas são torradas ou cruas, e a textura, fina ou média,parecida com que tipo de farinha? Dá prá moer no liquidificador?bjs

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Gostei da idéia de colocar geléia. Eu deixo até 8h na geladeira antes de assar. Façao a massa um dia antes, fica na geladeira e depois asso na hora de servir.bjinho,Nina.

  • Marizé

    Responder

    Valentina que lindos que ficaram, eu gostei do buraquinho no meio.Devem ter ficado uma delicia.Bjs

Leave a Comment