frango grelhado com cardamomo e tomilho

10 Comments

Vocês devem estar olhando para este frango e pensando: e aí? Este é um franguinho grelhado. Também faço. Com certeza. A única razão pela qual resolvi postar esta receita aqui é pela marinada do frango: leva cardamomo. Dá um toque diferente. No mais é tudo tranqüilo: uma vez que o frango esteja pronto você serve com pão sírio meio tostado, e uma saladinha de tomates frescos e saborosos, pepino japonês (aqui compro do libanês), salsinha, cebolinha roxa (não tinha e por isso você não vê). Super saudável.

Você prepara a marinada, passa no frango e deixa de molho por pelo menos 4 horas. Se puder deixar por umas 8 ( tipo de um dia pro outro ) ainda melhor.

Aqui vão os ingredientes:

Para 1 ½ kg de frango você precisará de

  • 18 bagos (vagens) de cardamomo
  • 3 dentes de alho picados grosseiramente
  • ½ colher de sopa de sal
  • 2 colheres de sopa de tomilho fresco ou 2 colheres de chá de tomilho seco (desidratado)
  • ½ colher de chá de sumac em pó
  • 80ml de azeite de oliva

Ponha todos os ingredientes acima – MAS só 3 colheres de sopa de óleo, num pilão e amasse tudo super bem até ficar com uma pasta grossa. Esfregue a pasta no frango, ponha numa tigela, cubra com plástico PVC e deixe marinar.

Quando você for grelhar o frango jogue pimenta-do-reino em pó por cima dele e leve à grelha.

Tenho também uma receita de um ótimo molho que se pincela por cima do frango pouco antes de retirá-lo da grelha. É um molho à base de alho. Se você quiser deixe um recado aqui e me peça por ‘Toum’. Deixe o seu e-mail e te enviarei os detalhes.

10 Comments
  • Juliana

    Responder

    ok! fiz sem sumac mesmo. nao achei, menina!gostei, viu? eu teria colocado menos cardamomo. uns 2/3, talvez. 😉

  • valentina

    Responder

    Ju, acho que da pra deixar o sumac de fora nesta.não achei que ficasse tão marcante. Clarice, o summac é um tempero muito usado no oriente médio amiga. é bem ácido – adoro usar com peixe.E agora com o livro Saha os vi usar summac em outras receitas, então estou experimentando.Pat, obrigada amiga. Mas o frango é realmente simples, sabe?!?Bia, obrigada querida. Maria Helena, bem vi que tinhas sumido.Que bom que estas de volta.Ana,vou te mandar a receita por email hoje mesmo.Márcia, os indianos usam muito cardamomo,nao?!?Cris, que legal que o cardamomo ficou além da quinzena. Estes dias tambem fiz mingau de aveia com cardamomo. Receita da Tatu do mixirica (sou louca por mingau de aveia). A unica coisa que farei na proxima vez que repetir a receita sera bruise os cardamomos pois o sabor ficou muito fraquinho. E nem deu muito cheiro. mas mesmo assim gostoso. depois vou atras dos biscoitinhos.

  • Cris

    Responder

    Valentina, também tenho usado o cardamomo, hoje minha helper colocou no café, achei engraçado, ela fez um café e disse que pôs minhas sementinhas. Ontem usei nas bolachinhas que fiz, nossa, ficaram divinas, vou postar logo. Estou ocupada com uns admission forms… E o franguinho com pita e salada, hum assim que gosto. Bjs!

  • Marcia

    Responder

    Hummm, o cardamomo me faz lembrar da India, embora lá eu não tenha onseguido comer, só sentir os cheiros o tempo todo. Tenho que lembrar de comprar em Sampa, aqui n a roça, nem pensar. Vou tentar.Quero Toum, por favor. Mande no site, assim todo mundo aproveita.AbçMarciahttp://ideiasalacarte.blogspot.com

  • Maria Helena

    Responder

    oi Valentina… fiquei uns dias sem aparecer por aqui e hoje quase dei curto circuito no computador de tanto babar!!! rsrs…AFFF menina, cada coisa deliciosa!!! Parabéns por essa produção inspirada e inspiradora – sempre.Beijocas.MH

  • Anonymous

    Responder

    Valentina que franguinho maravilhoso.Esse tempero deve ficar fantastico.Vc poderia me mandar esse molho?Toum.E o sumac, o que é?Bjs e obrigadaAnna Maria Tavaresanna.tavares@terra.com.br

  • Akemi

    Responder

    Valentina, fiquei imaginando o sabor deste frango grelhado! Nunca vi esse sumac por aqui, tem outro nome?

  • bia

    Responder

    delicia pura, adorei !

  • Juliana

    Responder

    da pra ignorar o sumac?

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, vindo de você este “franguinho grelhado” jamais seria um simples “franguinho grelhado”, né? 😉Adorei a idéia – e também a sugestão de servir com o pão sírio (algo que amo).Adoraria saber mais sobre o “Toum”.xoxo

Leave a Comment