Frango da coroação de Elizabete II

12 Comments
coronation chicken

Olha eu aqui outra vez, iniciando um encontro que será todo domingo no fim do dia. Às vezes vou trazer receitas, outras vezes vou contar das leituras que andam influenciando a minha cozinha,  ou lugares aonde vou comer.. Vou dividir todas as coisas culinárias que fazem parte da minha vida. Você pode assinar a minha newsletter mensal, e/ou assinar para  receber posts por email e ficar sempre atualizada(o).

E hoje eu queria contar sobre uma receita que envolve realeza, comemoração e a criadora do Cordon Bleu. Chamou a sua atenção?  No anos 50, para celebrar a coroação da Rainha Elizabeth, a senhorinha Rosemary Hume que fundou o Cordon Bleu criou uma receita para celebrar esta data, e para ser consumida em um banquete de celebração: the coronation chicken. Caso você leia sobre uma outra senhorinha chamada Constance Spry, não se surpreenda pois à vezes a autoria da receita é dada a ela, e em algumas poucas vezes vi a autoria sendo dada a Constance and Rosemary. Fico com a minha fonte que se chama Felicity Cloake, uma food writer inglesa.  E deixe a controversia rolar. A receita original se encontra no livro da Constance.  O fato que não se disputa é que a receita foi criada para a coroação de Elizabete II. Para que a população se sentisse incluída a receita foi distribuída para que os súditos podessem reproduzíla para consumo durante as festas de rua. Entretanto, com a austeridade pos guerra muitos ingredientes não estavam ao alcance de todos

E com o passar dos anos esta receita teve muitas roupagens, chegando inclusive a recheio de sanduíche. Foi nessa forma que nos encontramos pela primeira vez por sinal.  É muito comum as pessoas  assarem um frango para prepará-la. Outras usam restos do frango usado no assado de domingo. Entretanto a receita original foi muito mais delicada, e o frango foi preparado pochê. Outros ingredientes indiscutíveis foram o curry em pó e os damascos. De resto há uma enorme variação. Tem umas adaptações bem medíocres, em que e usa muita maionese no molho e se destroe o sabor dos outros ingredientes. Mas a apropriação de receitas não é nada de novo, e rola em todo lugar.

 

Lembro de um período em que este prato era visto como cafona, e os sanduíches que tinham tal recheio eram muitas vezes tão carregados de chutney de manga e curry que a cor era amarelada. Eu fui uma que desenvolvi uma certa predileção pelo sanduíche que a Pret-a-manger fazia. E por muitos anos esta foi a única forma que conheci. Mas um creme com forte sabor de curry não foi definitivamente o que a criadora do prato quiz fazer, ou o que seria esperado e aceito na época.

“One would not venture to serve, to a large number of guests of varying and unknown tastes, a curry dish in the generally accepted sense of this term,” escreveu Spry. “I doubt whether many of the 300-odd guests a
t the coronation luncheon detected this ingredient [curry powder] in a chicken dish which was distinguished mainly by a delicate and nutlike flavour in the sauce.”

Para escrever este post resolvi fazer a versão refeição (não recheio de sanduíche), e preparei arroz, fiz o meu frango pochê, e adotei uma receita que muito me agradou incluíndo o fato do molho ter ficado sutíl .  Só não servi com uma saladinha verde pois só tinha folhas muito suave em casa, e acho que este frango precisava de umas folhas de mais presença. Gostei muito do frango pois ficou com um  sabor suave, e muito saboroso e suculento. O molho me preocupou a princípio pois a quantidade de curry de manga me pareceu excessiva. Porêm, recomendo acrescentar o iogurte e uma boa maionese aos poucos para balancear o sabor.  Tem que se ter cuidado para que a maionese não se sobressaia muito.  Peço também que não deixe de usar as amêndoas em lascas tostadas caso queira reproduzir a receita pois ela acrescenta o crocante ao prato.  E por fim o coentro, picadinho. Sem exagero ele dá um ótimo sabor no fechamento do prato.  Será que você vai fazer? Me conta.


4.8 from 4 reviews
Frango da coroação
 
Ingredientes
  • 1) 1 frango inteiro (1.5 kg)
  • 2) 1 pau de canela
  • 3) 5 pimentas do reino inteiras
  • 4) pitada de açafrão
  • 5) 1 colher de chá de sal
  • 6) gengibre picado - um pedaço de 4 cm
  • 7) 1 folha de louro
  • 8) 5 colheres de sopa de chutney de mango
  • 9) 50g de damascos secos prontos para comer (picados)
  • 10)2 colheres de sopa de curry de Madras em pó
  • 2 coheres de chá de molho inglês
  • 200ml de maionese caseira
  • 200ml de iogurte grego
  • 50g de amêndoas em lascas tostadas
  • um punhado de coentro picado
Instruções
  1. Coloque o frango em uma panela, juntamente com 2,3,4,5,6 (metade) e 7. Cubra com água até que só o peito fique fora da água, e leve ao fogo. Quando começar a ferver baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1h 30 min em fogo bem baixo. Quando ficar pronto retire do fogo,transfira para uma travessa e deixe esfriar.
  2. Enquanto isso ponha o curry em pó em uma frigideira e toste até ficar fragante. Acrescente o gengibre, e de uma leve tostada. Coloque o curry e os damascos em um tigela e mexa bem. Depois acrescente o curry e gengibre e mexa para misturar. Transfira para a tigela com o curry e damascos, seguido do moho inglês, iogurte e maionese. Misture bem para ficar com uma mistura bem homegênea. Confesso que costumo colocar o iogurte e maionese aos poucos, ajustando ao meu gosto.
  3. Quando o frango estiver frio desfie e transfira para a tigela em que for serví-lo. Vá acrescentando o molho de curry aos poucos. .O objetivo é revestir o frango, mas não encharcá-lo. Pode ser que sobre molho, e neste caso transfira o restante para uma tuppperware ou semelhante e guarde na geladeira para usar outras vezes.
  4. Sirva salpicado com as amêndoas em lascas, e o coentro picado. De acompanhamento use arroz e uma salada verde se gostar.

Eu passei o caldo de cozimento do frango por um paninho tipo fralda, e depois coloquei em um vidro para usá-lo como caldo de frango no cozimento de outros pratos.

12 Comments
  • Gregório

    Responder

    Oi Mana, parabéns pelo retorno e como está lindo o blog. Vou reproduzir a receita aqui. Super beijo!

    • valentinajacome

      Obrigada manao. Depois me conta.

  • Rita

    Responder

    Adorei a contextualização​ histórica. Devo confessar que minha experiência de coronation chicken é através de recheios de sanduíche.
    As fotos mostram a delicadeza e atenção ao preparo prato. Como sempre, sou apaixonada por seu talento fotográfico.
    Estou tão feliz de poder seguir seu blog. Gosto do fato que vc começou com um prato salgado, pois já me coloquei a espera da espera da sobremesa.

    • valentinajacome

      Rita, a nossa apresentação ao coronation chicken foi da mesma forma, né?! Fiquei bem surpresa com a variedade de formas de preparo que esiste por ai. Agora se o fizer novamente vou definitivamente fazer pochê pois o frango fica muito delicado. Quanto à escolha do salgado, pois é, quiz fazer algo diferente. Volte sempre querida – vou estar sempre te esperando.

  • Lylia

    Responder

    Que alegria vê-la aqui novamente , Valentina! Como ficou lindo seu blog! Adoro ler suas histórias , ver suas fotos e conhecer suas excelentes receitas.
    Parabéns! Ficou ótimo o Trem Bom com a nova roupagem.
    Sucesso!
    Bj,
    Lylia

    • valentinajacome

      Obrigada Lylia querida. Esta nova viagem vai ser fun E espero vc aqui.

  • Dani Rollemberg

    Responder

    Está super bonito e, com certeza, com sabor DIVINO!
    Adorei o seu retorno ao blog!
    Estou vendo um seriado chamado “THE CROWN”, sobre a rainha, e amei saber um pouco mais!!!!

    • valentinajacome

      Obrigada Dani. Ê um ato de amor a manutenção de um blogue. Como um trabalho,só que dos que a gente curte.

  • Renata Lampião

    Responder

    Querida, este frango desfiado parece suculento. Arrasaste na apresentação, como sempre! E gosto muito da tua didática. Tudo tão explicadinho! Beijo

    • valentinajacome

      Oi Re, que bom receber tua visita. Vou ficar devendo um prato de vegetais.Mas logo vem.

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Tão bom vê-la de volta com receitas, histórias e imagens bonitas, tudo que me agrada bastante e também me inspira no cotidiano.
    Ao ler a receita, esse frango da coroação só pode ter feito sucesso!
    Beijos!

    • valentinajacome

      Gina, obrigada querida. Me emociono com a tua visita. Desta vez decidi voltar mesmo. Entao vai ser pra valer. Se vc tiver a oportunidade um dia, faca pois resulta uma refeicao diferente. Bjs

Leave a Comment

Rate this recipe: